TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VISA

Exames: QUALIDADE DE VISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  2.125 Palavras (9 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 9

Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura - ICEC

Cursos Superiores de tecnologia

Gestão Hospitalar

Qualidade de Vida

Cuiabá

2012

Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura - ICEC

Cursos Superiores de tecnologia

Gestão Hospitalar

Qualidade de Vida

Aliciandra França de Camargo

Jack Stepherson Barbosa Pinheiro

Kelly Patricia Prado

Kelvia de Souza Silva

Leida Coelho Castelo Branco

Orientador: Prof. Odiley Kleber da Luz.

Gerenciamento de Pessoas.

Cuiabá

2012

INTRODUÇÃO

Qualidade de vida é uma expressão que vem se tornando corriqueira no dia-a-dia das pessoas, mas que se reveste de grande complexidade, dada à subjetividade que representa para cada pessoa ou grupo social, podendo representar felicidade, harmonia, saúde, prosperidade, morar bem, ganhar salário digno, ter amor e família, poder conciliar lazer e trabalho, ter liberdade de expressão, ter segurança. E pode significar todo esse conjunto de atributos e/ou benefícios.

Muitos são os fatores que influenciam na qualidade de vida e os mais importantes dependem de cada um de nós, da nossa visão do ideal, da nossa herança familiar e cultural, da fase da vida em que estamos da nossa expectativa em relação ao futuro, das nossas possibilidades, do ambiente, da visão que temos do mundo e da vida, dos nossos relacionamentos, etc.

JUSTIFICATIVA

A Qualidade de Vida é uma ferramenta de destaque quando passar a discutir um sentido mais amplo, incluindo a qualidade das relações de trabalho, qualidade de clima organizacional, layout, lazer, dentre outros, que ajudam mais ainda e aumentam a satisfação do público interno da organização, ressaltando que esta influencia é maior na saúde e bem estar do colaborador e da empresa.

O tema justifica-se porque grande parte das empresas publica ou privada, ainda estão em um processo de percepção de que é preciso discutir com seus colaboradores quais são suas reais necessidades e mapear todos os conflitos vivenciados diariamente pelo funcionário, seja ele de fator ambiental, trabalho excessivo ou humano.

No entanto, sabe-se que para atingir todas as metas propostas, é necessário manter todos os colaboradores da empresa motivados, e para isso deve investir em estratégias que viabilizem a melhoria da qualidade de vida no trabalho, bem como a maximização dos aspectos motivacionais dos membros da empresa. Pequenas atitudes, porém não menos importantes adequações do homem ao ambiente organizacional, dentre outras ferramentas para o bem-estar e satisfação do colaborador.

Com o fenômeno da globalização, a sociedade de uma forma geral e os trabalhadores, forma específica, tem vivido um intenso processo de mudanças e adaptações no sentido de atender aos objetivos das organizações, e assim, garantir uma vida pessoal e profissional que atenda às suas necessidades e expectativas, com isso, o grande desafio das organizações, tanto públicas quanto privadas, está em encontro meios de proporcionar aos seus funcionários a sua realização pessoal e profissional por meio do trabalho que executam.

O QUE É QUALIDADE DE VIDA

Lyndon Johnson, presidente dos Estados Unidos, foi o primeiro a empregar a expressão qualidade de vida, ao declarar, em 1964, que “os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas”.

Vivemos no mesmo espaço e nossas vidas constituem-se de trocas cotidianas. Como seres sociais, queremos e precisamos do auxílio de outras pessoas no processo de construção da vida particular e grupal, etc.

E sendo a liberdade uma das características no processo felicidade/qualidade de vida, como posso ter qualidade de vida se necessito conciliar e integrar a minha vida com a vida de outras pessoas?

Leonardo Boff, afirma que a característica principal dessa integração é a cultura da solidariedade, que envolve:

• Valores: gratuidade, reciprocidade, cooperação, compaixão, respeito à diversidade, complementaridade, comunidade, amor.

•Princípios: autogestão, respeito à diversidade / complexidade, convivência solidária com a natureza e cuidado com o meio-ambiente, democracia, descentralização / desconcentração do poder, das riquezas, dos bens...

• No novo projeto de desenvolvimento deve haver, portanto: primazia do trabalho sobre o capital, economia a serviço do social, tecnologia que não agrave o desemprego e a poluição da natureza, etc. Nesta perspectiva, toda a qualidade individual é de certa forma, uma qualidade coletiva.

A qualidade de vida não está à venda como se fosse um item da moda ou de um supermercado, também não a conseguimos adquirir de um dia para o outro.

A verdade é que, considerando a máxima que “... a única coisa permanente é o constante processo de mudanças...”, precisamos estar sempre nos reposicionando e perguntando:

• Estou sendo feliz no que faço (trabalho, lazer, vida familiar, etc...)?

• Meus objetivos/planos/metas ainda são válidos para as atuais condições?

• Do que tenho aberto mão em função das atuais opções?

• O que estou fazendo para que outras pessoas também tenham mais qualidade de vida?

• O que posso fazer para ser mais feliz nas diversas dimensões da vida?

Fatores como stress e depressão passaram a fazer parte da rotina de muitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com