TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE POR MEIO NO SISTEMA DE PLANTAÇÃO DIRECTA

Tese: QUALIDADE POR MEIO NO SISTEMA DE PLANTAÇÃO DIRECTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

QUALIDADE DE SEMEADURA EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO

Palavras-chave:

Introdução:

O Sistema de Plantio Direto (SPD), visa como principal função a proteção do solo contra o impacto da gota da chuva, diminuindo o efeito erosivo hídrico proporcionado pela energia cinética presente na mesma. Em conjunto o SPD, oferece através da palhada deixada sobre o solo das safras anteriores, um material rico em matéria orgânica, diminuindo assim posteriores gastos com adubos químicos.

Com a diminuição das operações de trabalho, temos a redução dos custos e dos efeitos mecânicos proporcionados pelo maquinário agrícola, sendo assim, não existe compactação pela ação de maquinas e mantemos a porosidade total do solo.

Visto que essa porosidade é representada por macroporos e microporos, os primeiros responsáveis pela infiltração de água, aeração do solo e controle da temperatura, já o segundo possui como função a retenção de água.

Portanto utilizando da técnica de plantio direto, combinado a outras praticas de manejo do solo, tais como rotação de culturas e plantio em nível, temos uma maximização do poder de produção agrícola.

Adentro do processo de plantio direto temos uma das principais etapas representada pela semeadura, etapa fundamental e de suma importância pois todo o posterior desenvolvimento da cultivar será reflexo do que for realizado neste momento de implantação das sementes e fertilizantes no solo.

O presente trabalho visa trabalhar com levantamento de dados, quantificando a qualidade da semeadura, buscando ao final da atividade, realizar uma avaliação de desempenho da produção da cultivar utilizada.

Justificativa:

Muitas são as situações cotidianas que têm merecido a atenção no trato da matemática aplicada, podendo citar, por exemplo, no matadouro de vacas, se o processo de abate do animal não for realizado da maneira correta, pode gerar grandes transtornos para o animal, elevando seu stress e diminuindo a qualidade de sua carne, fato este que está intimamente ligado ao preço final do produto.

Se se pensar no sistema de condicionamento de pintainhos, na qual se sabe que a sensação térmica do condicionamento de pintainhos é fundamental para sua sobrevivência, pois a sensação térmica de cada pintainho além de ser diferente, pode ser de difícil medição. Fator este que está diretamente ligado ao preço final do produto.

No caso de transporte de suínos, nota-se que um dos maiores problemas no Brasil, se resume a forma que ocorre o transporte de qualquer produto, em especial de animais vivos. Pesquisas sugerem que quando isto ocorre de uma maneira errônea os animais sofrem um grande desconforto, elevando seu stress e prejudicando a qualidade final do produto, ou seja, sua carne.

Outro fator que justifica a presente pesquisa diz respeito a consciência do Pequeno Agricultor, em virtude de que não se oferecem aos agricultores oportunidades de desenvolver o seu potencial humano e elevar sua autoconfiança e desejo de superação, os produtores geralmente nem sequer estão conscientes de que eles mesmos poderiam solucionar muitos dos seus problemas produtivos e econômicos; e que em suas propriedades estão disponíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com