TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUE É FATO SOCIAL?

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

QUE É FATO SOCIAL?

Quase todos os fenômenos que passam dentro da sociedade, podem ser chamados de fatos sociais. Mas em toda, existe grupos de diferentes características. Cada individuo nasce e recebe pela educação conceitos que já existem, assim cada um pode escolher seus caminhos e seus atos ao longa da vida. O tipo de conduta e de pensamento entre o certo e o errado são impostas para todos. O cidadão escolhe a maneira de viver, mas se violar os conceitos existentes na sociedade (leis), estas reagem a ele de maneira a impedir ou ensinar, para seguir a como deve ser. Assim, podemos ter como fato que nascemos em um meio em que é imposto a forma de pensar, agir e sentir. Isso não quer dizer que qualquer tipo de coerção seja normal. Regras jurídicas e morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, formas de trabalho. Todos consistem em crenças e em práticas constituídas. Assim, pode-se dizer que só existe fato social onde tem uma organização definida. Entretanto, há outros fatos que apresentam a mesma objetividade sobre o individuo, sem essa força estruturada e definida. Conhecidas como correntes sociais. Ao sentimos entusiasmos, indignação, piedade, etc. Achamos que são características de consciência particular, mas vem do exterior. Acreditamos ser produto da nossa própria elaboração aquilo que nós é imposto do exterior.

Toda a educação consiste num esforço continuo para impor às crianças maneiras de ver, de sentir e de agir, para seguir o caminho da sociedade. Essa coerção é para formar o ser social. Vinda dos pais ou professores. Crenças, tendências, praticas em grupo que constituem o fato social. Quanto as formas de viver no reino biológico. Casamentos, suicídios, nascimentos, mortes voluntarias, assassinatos. São correntes de fatos sociais com atitudes individuais. As manifestações privadas tem algo de social também pois reproduzem de fato algo coletivo. Crenças e práticas que nos são transmitidos e educados, são obras coletivas e de séculos de existência. Uma explosão de conhecimentos, não expressa apenas o que há de comum entre as pessoas. E sim a diferença entre a vivencia de cada um.

O fato social é visto pelo poder da coerção externa sobre os indivíduos. Traços que serviu para nos educar e educarmos os próximos. Assim para podermos estudarmos uma sociedade, usamos o direito publico, pois é ele que determina as nossas ações domesticas e públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com