TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  3/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.215 Palavras (17 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

UNIDADE NOVA FRIBURGO

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DO LAYOUT             NA GESTÃO DE MATERIAIS

Fábio Aparecido Silva Canhavate

Orientador: Elberth J. M. Heringer

Coordenador: Elberth J. M. Heringer

NOVA FRIBURGO

2019

Fábio Aparecido Silva Canhavate

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DO LAYOUT NA GESTÃO DE MATERIAIS

Relatório final, apresentado a Universidade Estácio de Sá, como parte das exigências para a obtenção do título de Engenheiro de Produção.

Orientador: Prof. Elberth J. M. Heringer

NOVA FRIBURGO

2019

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DO LAYOUT NA GESTÃO DE MATERIAIS

Relatório final, apresentado a Universidade Estácio de Sá, como parte das exigências para a obtenção do título de Engenheiro de Produção.

Nova Friburgo, 10 de junho de 2019.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________

Prof. Elberth J. M. Heringer

Coordenador de Engenharia de Produção

e Prof. Orientador

Resumo

O layout é a disposição de homens, máquinas e materiais, que permite integrar o fluxo de materiais e o manuseio dos equipamentos necessários de movimentação, para que a armazenagem ocorra dentro do padrão de economia e rendimento.  

O objetivo do armazenamento é utilizar, de maneira eficaz, o espaço nas três dimensões (comprimento, largura e altura).  Este trabalho  tem como finalidade realizar   um estudo de caso em um almoxarifado de insumos  de uma empresa, onde será possível planejar um novo layout do setor, que proporcionará um aumento na capacidade de armazenamento, melhoria dos processos internos, identificação dos produtos do setor, realização do FIFO (do inglês, first in, first out) e padronização das rotinas de controle dos estoques.

Para demonstrar mais precisamente como o conceito de Layout atua na prática, analisaremos o fluxo de materiais de um armazém de insumos da empresa STAM Metalúrgica, que atua no setor metal mecânico fabricando fechaduras e cadeados.

Palavras-chave: Layout, armazenamento, fluxo de materiais.

Abstract

The layout is the disposition of men, machines and materials, which allows integrating the flow of materials and handling the necessary equipment of movement, so that the storage occurs within the standard of economy and yield.  

The purpose of storage is to effectively use the space in the three dimensions (length, width and height).  This work aims to carry out a case study in a warehouse of inputs of a company, where it will be possible to plan a new layout of the sector, which would provide an increase in storage capacity, improvement of internal processes, Identification of the products of the sector, realization of the FIFO (of English, first in, first out) and standardization of the routines of inventory control.

To demonstrate more precisely how the concept of Layout works in practice, we will analyze the flow of materials from a warehouse of inputs of the company STAM Metalúrgica, which operates in the mechanical metal sector manufacturing locks and lockbolts.

Keywords: Layout, storage, material flow.

Sumário

1.        Introdução        7

2.        Objetivos        8

2.1 Objetivo Geral        8

2.2 Objetivo Específico        8

3.        Justificativas        8

4.        Metodologia        9

5.        Referencial Teórico        9

5.1 Armazenagem        10

5.2 Curva ABC        11

5.3        Curva ABC na Gestão dos Estoques        12

5.4        Fluxograma        13

5.5        Endereçamento        13

5.6        Layout        14

6.        Referências Bibliográficas        16

  1. Introdução

Na era da competitividade global, Motta (1995) afirma que o grande desafio das empresas está centrado na capacidade de busca de novas tecnologias, novos mercados e novos métodos de gerenciamento; ou do redesenho dos processos de negócio, e de integração total das cadeias de valor da empresa, clientes e fornecedores. Nesse sentido, as empresas devem ser capazes de se reconfigurar constantemente através de projetos de melhoria, que tenham como objetivo a redução de custos, a otimização dos recursos e a adequação da produção à demanda do mercado.

O papel do layout nas indústrias aumentou tanto em escopo, quanto em importância estratégica. A correção ou implantação de um layout adequado proporciona maior economia em diversos aspectos, e beneficia a produção devido à disposição dos instrumentos de trabalho, departamentos, pontos de armazenamento e do fator humanos envolvido no processo. O objetivo principal nesse contexto é proporcionar a empresa um ganho na movimentação, estocagem e processamento dos produtos que serão entregues ao próximo setor, permitindo assim a redução de custos e otimização dos processos fabris.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com