TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadros Elétricos

Pesquisas Acadêmicas: Quadros Elétricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGÍA DE TATUÍ

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇAO INDUSTRIAL

CRISTIANO CARESIA RODRIGUES

ISRAEL GONÇALVES

QUADRO ELÉTRICO

TATUÍ, SP

1° semestre/2014 

1 APRESENTAÇÃO

De acordo com a NBR IEC 60050 (826), quadro de distribuição é o “equipamento elétrico destinado a receber energia elétrica através de uma ou mais alimentações, e distribuí-la a um ou mais circuitos, podendo também desempenhar funções de proteção, seccionamento, controle e/ou medição”.

2 QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO

Um quadro de distribuição pode ser entendido como o “coração” de uma instalação elétrica, já que distribui energia elétrica por toda a edificação e acomoda os dispositivos de proteção dos diversos circuitos elétricos.

Estes conjuntos são destinados à conexão com a geração, a transmissão, a distribuição e a conversão de energia elétrica, para o acionamento, proteção e controle de equipamentos que consomem energia elétrica. Também se aplica a conjuntos que incorporam equipamentos de controles e/ou de potência, cujas frequências são elevadas (como por exemplo, inversores de frequência).

3 QUANTIDADE DE CIRCUITOS

Antes da especificação técnica, propriamente dita, de um quadro de distribuição, é preciso dimensioná-lo, começando pela quantidade de circuitos que ele deverá acomodar — e obtendo-se, com essa informação, uma primeira ideia das dimensões e do tipo de quadro.

A quantidade de circuitos de uma instalação elétrica depende, entre outros fatores, de sua potência instalada, da potência unitária das cargas a serem alimentadas, dos critérios adotados na distribuição dos pontos, do maior ou menor “conforto elétrico” previsto, do grau de flexibilidade que se pretende e da reserva assumida visando futuras necessidades.

A NBR 5410 oferece um bom ponto de partida para essa definição. É verdade que o posicionamento da norma, sobre quantidade de circuitos, se afigura bem mais explícito no campo das instalações elétricas residenciais. Aliás, ela oferece aí várias regras que podem ser encaradas como o receituário mínimo da instalação. Mas a utilidade desses critérios, sobretudo pela lição conceitual que encerram, se estende muito além do domínio residencial.

4 APLICAÇÕES DOS CONJUNTOS

A norma NBR IEC 60439-1 define que o conjunto de manobra e comando de baixa tensão é a combinação de equipamentos de manobra, controle, medição, sinalização, proteção, regulação, etc., em baixa tensão, completamente montados, com todas as interconexões internas elétricas e estrutura mecânica.

Desta forma, com base na definição acima, podemos encontrar os painéis de baixa tensão (conjuntos) em uma série de aplicações:

• Distribuição para Circuitos de Iluminação e Potência;

• Distribuição em Residências;

• Sistemas de Controle;

• Bancos de Capacitores;

• Centros de Controle de Motores;

• Distribuição;

• Sub-Distribuição;

• Derivação;

• Acionamentos com Inversores de Frequência para processos de variação de velocidade em motores.

Cada aplicação apresenta requisitos técnicos específicos, que variam em função de:

• vista externa;

• local de instalação;

• condições de instalação com respeito à mobilidade;

• grau de proteção;

• tipo de invólucro;

• método de montagem, por exemplo, partes fixas ou removíveis;

• medidas para a proteção de pessoas;

• forma de separação interna;

• tipos de conexões elétricas de unidades funcionais.

5 PAINÉIS DE DISTRIBUIÇÃO E SUB-DISTRIBUIÇÃO

Painéis completos (montados) que acomodam equipamentos para Proteção, Seccionamento e Manobra de energia elétrica. As aplicações vão desde painéis de pequeno porte, como aqueles utilizados nas entradas das residências, até painéis de grande porte, como painéis autoportantes formados por diversas colunas, sendo parte integrante dos sistemas de distribuição de energia em unidades residenciais (prédios, shopping-center, hospitais, etc.) e industriais.

Em uma instalação elétrica de grande porte é comum encontrarmos vários níveis de painéis de distribuição, desde o transformador até as cargas. Muitas vezes existe um painel de distribuição principal conectado diretamente ao transformador, com o objetivo de alimentar vários outros painéis de distribuição (Sub-Distribuição), e estes alimentar painéis sucessivos até o nível das cargas. A complexidade e o projeto do sistema de distribuição estão diretamente relacionados com as necessidades inerentes a cada aplicação ou instalação, industrial ou comercial.

Nos painéis de distribuição é comum encontrar diversas funções montadas na mesma estrutura, mas também podemos encontrar colunas com funções específicas como: Entrada, Interligação e Saída.

Estas funções em colunas poderão ser montadas em um único painel ou em painéis separados fisicamente, porem interligados eletricamente.

O painel ou a coluna que recebe os cabos ou duto de barras para alimentação de todo o conjunto é normalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com