TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais os riscos que os gestores ambientais assumem numa empresa sem um SGA

Por:   •  13/12/2016  •  Artigo  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

Quais os riscos que o gestor ambiental assume quando a empresa negligencia a importância da Gestão Ambiental.

Olá gestor, tudo bem!

Hoje vamos falar sobre um tema muito relevante para a nossa carreira de gestor ambiental.

Cada ponto desse texto foi vivido por mim durante minha trajetória dentro das empresas onde trabalhei e também por alguns amigos que tiveram de enfrentar na pele a mesma situação.

Quero falar com você sobre os riscos que nós assumimos quando a empresa onde trabalhamos negligencia a importância da Gestão Ambiental.

Nós sabemos que a Gestão Ambiental é fator estratégico para criação de valor e que podemos usá-la, inclusive como diferencial competitivo no mercado.

Mas infelizmente nem todas as empresas tem esta visão estratégica e nós acabamos assumindo muitos riscos se não fizemos uma intervenção rápida.

Nos tópicos abaixo vou elencar alguns dos riscos mais comuns que assumimos, mas, vou lhe apresentar quais as saídas possíveis para reverter ou amenizar a situação, então vamos lá:

• Desperdícios e retrabalhos

Muitas vezes para economizar dinheiro, a empresa nos disponibiliza recursos insuficientes para atendermos as nossas obrigações legais, veja que estou falando aqui de condicionantes de licenças ambientais ou de compromissos assumidos em termos de ajustamento de conduta.

Com certeza, quando isso acontece, já podemos prever o que vai acontecer: desperdícios de recursos e retrabalhos. Já ouviu aquela frase: “o barato que sai caro”?

Nós somos o elo entre o que os órgãos públicos estabelecem e o que a nossa empresa entende que é necessário para atender tais exigências, então devemos deixar muito bem claro se os recursos que estão sendo disponibilizados são suficientes ou não para atender estas demandas.

Sugiro que você apresente um plano de trabalho com todos os riscos que a empresa está assumindo em cada uma das decisões que toma. Estou colocando dessa forma, pois em alguns casos não temos voz ativa para tomar decisões mais estratégicas.

• Acidentes e passivos ambientais

Qual o custo para reparar um acidente ou um passivo ambiental?

Veja que o que menos importa aqui é o valor financeiro desembolsado para mitigar os impactos.

O problema é que estes eventos trazem consequências incalculáveis e muitas vezes devastadoras para a continuidade do projeto (veja o caso da mineradora SAMARCO).

Defendo que acidentes e passivos devem ser evitados a qualquer custo, mas, caso já tenham acontecido devem ser tratados imediatamente, pois não vale a pena assumir o risco de gerenciá-los, ou como acontece normalmente “viram paisagem”.

Devo dizer que a sua imagem está em jogo neste momento, pois tanto você, que é o responsável ambiental, quando a sua empresa ficam expostos a todo o tipo de sansão legal e demais consequências vinculadas.

Caso a sua empresa seja intimada pela polícia ou mesmo pelo ministério público, quem ela vai indicar para prestar esclarecimentos?

É bem provável que seja você. Pode parecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com