TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polo Industrial Estratégias Ambientais Pelas Empresas da Região

Por:   •  7/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 5

ATHON ENSINO SUPERIOR

ENGENHARIA

GESTÃO AMBIENTAL

ELIÉZER ..............

INGRID MARCELA MARTINS DOS SANTOS

LARISSA MARIA PROENÇA ANTUNES

Estratégias Ambientais pelas empresas da região

Sorocaba, São Paulo

2021

ELIÉZER ..............

INGRID MARCELA MARTINS DOS SANTOS

LARISSA MARIA PROENÇA ANTUNES

Estratégias Ambientais pelas empresas da região

Trabalho de conclusão parcial do Cursos de Engenharia da Athon Ensino Superior para a conclusão parcial da matéria Gestão Ambiental.

Prof.º Helio Rubens Jacintho Pereira Junior

Sorocaba, São Paulo

2021

RESUMO


ABSTRACT


LISTA DE ILUSTRAÇÕES


SUMÁRIO

1.        DEFINIÇÃO: ESTRATÉGIA AMBIENTAL        7

2.        A ESTRATÉGIA AMBIENTAL DENTRO DAS EMPRESAS        9

2.1.        Maiores desafios da gestão ambiental empresarial        9

2.2.        Implementação da Gestão Ambiental        10

3.        INDÚSTRIAS DA REGIÃO DE SOROCABA        11


  1. DEFINIÇÃO: ESTRATÉGIA AMBIENTAL

Nos últimos anos, tem se intensificado dentro das empresas a preocupação em relação a gestão ambiental dentro do seu processo. Ou seja, as organizações começaram a olhar o meio ambiente como prioridade e perceberam que com a implementação de estratégias ambientais conseguiam inúmeros benefícios como redução de custo, melhor imagem dentro do mercado, lucratividade, entre outros.

A Sustentabilidade Empresarial dentro dos processos da empresa se baseia em ações que permitem lucratividade sem agredir o meio ambiente. Vale ressaltar que as ações podem iniciar com uma simples redução de consumo, inovação e compartilhamento de ideias. Essas práticas são benéficas para a própria empresa como a natureza.

Há um tempo, a prática de adotar uma caneca ou copo no escritório ao invés de utilizar copos plásticos era vista como uma grande inovação ecológica. Hoje, para que uma empresa seja sustentável, é preciso fazer muito mais do que isso. É preciso que os funcionários estejam incentivados para buscar melhoria e abraçar a causa.

Figura 1 – Tripé da Sustentabilidade

[pic 1]

Fonte: XXXXX

Um dos fundamentos da gestão ambiental empresarial é suprir as necessidades de consumo da população mundial atual sem comprometer a sobrevivência das gerações furtas. Com isso, foi desenvolvido o Tripé da Sustentabilidade (ELKINGTON, 1994) definindo que uma empresa para ser sustentável precisa ser socialmente justa, ambientalmente responsável e financeiramente viável.

As definições e propósitos de cada pilar são:

  • Pilar Social: Para que a empresa pregue este pilar, é necessário que ela ofereça salários competitivos e dignos aos seus colaboradores. Além disso, a empresa deve participar ativamente de projetos de educação ambiental, capacitação de seus funcionários e incentivo a prática do esporte, lazer e cultura de seus colaboradores.
  • Pilar Econômico: Este pilar garante que a empresa permaneça rentável ao longo de suas operações. Prevê a incorporação de ações sustentáveis a curto, médio e longo prazo que irão trazer lucratividade e promover a qualidade de vida de todos. É de extrema importância relembrar que uma vez que a empresa é atingida na sua parte financeira, todos os dois pilares também são afetados.
  • Pilar Ambiental: Todos e qualquer atividade produtiva impacta diretamente ao meio ambiente de modo negativo. Portanto, as empresas devem saber quais são seus principais pontos que cometem agressão ao meio ambiente e levantar e implementar formas para repor os recursos naturais utilizados ou afetados na produção.


  1. A ESTRATÉGIA AMBIENTAL DENTRO DAS EMPRESAS

A criatividade e a inovação são fundamentais para que a empresa siga com uma vantagem competitiva perante as concorrentes. Uma vez que a empresa consiga assimilar o benefício ambiantal com sua demanda de mercado, e oferecendo seu diferencial que é perceptível aos consumidores como valor agregado, possui grandes possibilidades de ter um retorno econômico, que poderá ser estável caso os concorrentes não consigam acompanhar.

Quando executivos apostam em investimentos que envolvam estratégias ambientais para mudanças de processos produtivos ou para novos métodos de gestão, estão apostando na inovação e no investimento a longo prazo. Isso, trará aumento de competitividade e grandes retornos. No entanto, para que isso corra, exigirá uma mudança de cultura e postura de excetivos e cargos gerenciais, uma vez que são esperáveis resultados econômicos positivos para seus investimentos.

  1. Maiores desafios da gestão ambiental empresarial

Um dos problemas atuais das empresas são a geração de resíduos, que nada mais é que restos que resultam de atividades industriais, domésticas, hospitalares, comerciais etc. Os resíduos de acordo com a legislação nacional, deveriam ser ou que requer sejam descartados de maneira correta. Os demais resíduos, como os resíduos perigosos são divididos como: oxidação; envenenamento; corrosão e flamabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (252.9 Kb)   docx (189.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com