TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os Fatores que Controlam o Metamorfismo

Por:   •  19/1/2023  •  Exam  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 5

1. Quais são os fatores que controlam o metamorfismo

Os principais fatores condicionantes do metamorfismo sao T(1) e P(2).

(1) Temperaturasuprimento de calor e devido ao aumento gradativo da temperatura com a profundidade, ou seja, o grau geotérmico. Isso é resultado de intrusões magmaticas, fricções de movimento oronetico, etc. Essa variação do grau geotérmico é em média de

30°Ckm, variando nas zonas de subducção, rifts, arcos magmáticos e crátons. A variacao de temperatura pode ocorrer pela energia de mantos, presenca de plutons e decaimento radioativo.

É o principal agente da transformação metamorfica, bem evidenciado pelo surgimento sequenciado das isógradas, que correspondem a superficies internas da crosta, mostrando zonas dividads por linhas criadas á partir de minerais indices, indicando o resultado de metamorfismo de mesmo grau.

(2)Pressãodiferencia-se em termos de da direção de atuação, e também condiciona metamorfismo nas rochas. A Pressao litostática, atua com mesma intensidade em todas as direções. O aumento da pressão litostática se dá pela carga das rochas superpostas, causada pelo acúmulo de rochas sedimentares e vulcânicas em bacias. A diminuição da mesma é causada pelo soerguimento orogenético ou eporogenéticos ou por cavalgamentos, acompanhado por intemperismo e erosão. A pressão litostática é função da expessura e densidade das rochas superpostas.

A pressão dirigida, é vetorial e de menor intensidade, não sendo significativas para a transformacao das fases minerais, e agindo da mesma forma em todos os lugares. E importante por produzirs texturas e extruturas metamorficas.

Existe tambem a pressão de fluidos, assossiada aos fluidos presentes nos interstícios entre os minerais que são submetidos a uma pressão igual a litostática. Uma vez que fluidos podem migrar pelos poros, fissuras, fraturas e o foliaçoes, eles podem ser acrescentados ou removidos da rocha. As estruturas são fundamentais para a retirada de parte dos fluidos, notadamente as foliacoes metamorficas. Uma importante consequencia da variação da pressão parcial de fluidos, notadamente de agua, é a mudança na temperatura de equilíbrio das reações metamórficas de desidratação, pois, de modo geral, quanto menor for a pressão parcial da água, menos será a temperatura de formação dos produtos de reação.

Além desses dois condicionantes fundamentais, podem ser citados ainda o Tempoem que as rochas são submetidas ás novas condições fisico-químicas; a composição química, uma vez que a variacao composicional de alguns telementos quimicos dentro de certos limites podem ser fortemente condicionantes do surgimento ou não de determinados mnerais metamórficos. Protólitos de composições diferentes, quando submetidos á identicas condições de P e T, resultam em diferentes rochas metamórficas; a taxa de reaçãoeu aumenta exponencialmente com o aumento de T -> equil[ibrio meta-estável ->minerias meta-estáveis; a taxa de nucleação, velocidade com que são formados novos núcleos de cristalização em um determinado sistema;a Interação fluido-rocha tambem pode ser um condicionante uma vez que, quando o sistema for fechado, desempenham papel na dissolucao e transporte iônico, podendo condicionar determinadas reações metamórfica. De modo geral, condicionante uma vez que, quando o sistema for fechado, desempenham papel na dissolucao e transporte iônico, podendo condicionar determinadas reações metamórfica. De modo geral, as reações envolvem desidratação ou descarbonação de minerais.

2. A pressão litostática é análoga á hidrostática, i.e., atual com a mesma intensidade em todas as direcoes. Suas características são dicorridas na questão anterior. Com o aumento da pressão litostática há um aumento gradativo da densidade das rochas pela redução de espaços intersticiais, ou pela formação de minerais menos densos em outros mais densos.

3.Classificar Textura e extrutura.

Texturas metamórficas: feicoes observáveis em lupa ou microscópio, definidas pelo arranjo dos minerais metamórficos e pelas suas relações de contato e granulação. Elas são geradas pela cristalização e recristalização metamórfica, em estao sólido. O estudo detalhado das texturas minerais fornecem indicações fundamentais para o establecimento da evolucao metamorfica -> cronologia relativa. Diferentes minerais possuem energias livres de Gibson diferentes e distintas tensoes superficiais, resultando em variadas formas de contatoentre graos em um grande numero de texturas metamorficas.

Em termos de ESTRUTURAS, as rochas metamórficas podem ser classificadas em:

Maciça:Elementos planares ou lineares na rocha são ausentes. Exibe aspecto compacto, maciço. Exemplos típicos são mármore, quartzitos e hornfels.

Foliação: Estruturas planares resultantes do achatamento dos constituintes minerais (inclui os termos xistosidades e crenulação). Ocorre em xistos, gnaisses, migmatitos e quartzitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com