TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a diferença entre um administrador e um empregador?

Seminário: Qual a diferença entre um administrador e um empregador?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Seminário  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ADMINISTRADOR E EMPREENDEDOR?

Mesmo sendo profissionais diferentes, o administrador é constantemente confundido com o empreendedor e vice-versa, por isso o motivo deste artigo, para tentar solucionar de vez essa "confusão". Após realizada uma pesquisa, conclui que:

Segundo Stewart (apud DORNELAS, 2001), o administrador é semelhante ao empreendedor, pois ambos compartilham de três características principais: demandas, restrições e alternativas. Mas Dornelas (2001) tem uma visão diferente, ao afirmar que "todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter sucesso, no entanto, nem todo bom administrador é um empreendedor."

Henry Fayol (1841-1925) foi o criador/divulgador dos quatros princípios da arte de administrar, sendo eles: planejar, organizar, comandar e controlar.

Sendo assim, podemos dizer que o administrador é orientado para o planejamento e controle, é mais centrado em como melhorar os processos, as análises e a qualidade da empresa. Já o empreendedor é visionário, diferenciado, apaixonado pelo que faz, possuindo uma motivação singular, não quer ser mais um na multidão, ao contrário, quer ser reconhecido e admirado. É por meio de uma idéia que o empreendedor inova.

Administrador: aquele que gerencia uma empresa, ou que cria uma nova empresa para explorar uma atividade econômica pré-existente.

Empreendedor: aquele que reconhece uma nova oportunidade econômica (ou seja, oferece produtos e serviços que não existem; ou que existem e são precários ou inapropriados) e cria uma nova empresa para tirar vantagem dessa oportunidade.

Um empreendedor normalmente arrisca mais do que um administrador ao desenvolver uma atividade econômica. Um exemplo são os fundadores do YouTube: eles tiveram a idéia para um serviço que ainda não existia (um site que permite que qualquer pessoa publicasse facilmente seus próprios vídeos) e junto com alguns investidores criaram a empresa. Recentemente o YouTube foi adquirido pelo Google por 1 bilhão e 600 mil dólares em ações do Google.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com