TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual foi a sua conclusão do projeto?

Por:   •  25/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 2

- Qual foi a sua conclusão do projeto?

Após a leitura do artigo é possível analisar dois diferentes modelos de interação entre empresas, a estrutura dos modelos de Cournot e de Carteis. Conclui-se que no equilíbrio de Cournot mostra a forma como duas empresas atingem resultados de forma separada, utilizando estratégias para serem superiores uma a outra, tendo a liberdade de escolha e análise de mercado para decidirem o quanto produzir e que cada empresa possui uma pequena parcela do mercado e o preço é próximo do custo marginal.

Já no de Cartéis o resultado de lucratividade é maior do que a competição do modelo de Cournot, porém é necessário que se fixe uma quantidade de produção para que não seja possível o aumento mediante própria produção, por isso as empresas se juntam no mercado e coordenam preços e níveis para maximizar os lucros. Entretanto, a formação de um Cartel pode não favorecer os consumidores já que estes passam a ter uma menor liberdade de escolha.

- Os objetivos foram alcançados? Por que?

Sim, porque o objetivo do artigo era justamente usar a teoria dos jogos para analisar situações hipotéticas de interação entre duas empresas como uma ferramenta de estudo e conclusão desse mercado. O artigo criou algumas situações, como a quantidade de produção, para saber quais os efeitos da aplicação dos modelos entre as empresas no mercado proposto. Sendo assim, a primeira análise foi pautada utilizando o Equilíbrio de Nash, onde duas empresas, decidem simultaneamente que quantidade produzem para distribuir no mercado, ou seja oligopólios. Na segunda análise pôde-se observar a pressão econômica de dois ou mais vendedores, destinados a manter elevados os preços de seus produtos através de acordos, logo decidiram juntas a quantidade a ser produzida e a faixa de preço.

- As empresas decidiram simultaneamente que quantidade produzir? Funcionou?

 Sim, o artigo procurou um equilíbrio em previsões, ou seja, as empresas agem de comum acordo sobre a produção e é uma estratégia que funciona, mas contém seus riscos. Analisando os fatos é possível ver que ambas funcionam, tanto no modelo de cournot onde se busca o equilíbrio de nash se promove maior quantidade e menos lucro do que no modelo de cartel, mas no cartel a instabilidade e incertezas são maiores e é necessário adotar certas estratégias em um jogo infinitamente repetido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (25.8 Kb)   docx (149.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com