TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade Do Software

Pesquisas Acadêmicas: Qualidade Do Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 3

2. De acordo com a norma ISO/IEC 9126 existe um conjunto de seis (6) características que devem ser verificadas em um software para que ele seja considerado um “software de qualidade”. Dentre elas destacamos a característica Usabilidade, responsável pela “facilidade de uso” do cliente. Apresente as três (3) subcaracterísticas de Usabilidade e descreva-as. Para cada uma delas escolha um exemplo em uma aplicação Web. (3,0 pontos)

R: Inteligibilidade: facilidade com que o usuário reconhece a lógica de funcionamento de um produto e sua aplicação. Ex: Página Google

Apreensibilidade: medida da facilidade encontrada pelo usuário para aprender a utilizar o produto. Ex: A ferramenta CLAWS (Ferramenta Colaborativa de Leitura e Ajuda na Web para surdos)

Operacionalidade: facilidade oferecida para operar e controlar operações pertinentes ao software. Ex: Página Google, Pagina Baixaki

4. A frase “Uma empresa de baixo desempenho gasta 90% de seu tempo corrigindo sintomas, enquanto uma empresa de alto desempenho se preocupa em resolver a causa dos problemas” é um ótimo exemplo para demonstrar o quão importante é a maturidade de uma empresa no desenvolvimento de software. Agora, com as suas palavras, discuta as características de uma empresa “madura” no desenvolvimento de software e aponte exemplos bons e ruins no seu texto. (2,5 pontos)

R: Atualmente os problemas mais comuns em organizações de software encontrados são: cronograma e orçamentos excedidos; acúmulo de trabalho; horas extras infindáveis; abandono de planos e procedimentos; perda de controle do andamento; gerentes estressados; equipe desmotivada; inúmeros erros no produto; resultado diferente do esperado; retrabalho; altos custos de manutenção e clientes insatisfeitos. Como se pode notar, os maiores problemas das organizações de software são gerenciais e não técnicos. Com isso, os benefícios de melhores equipamentos e ferramentas não podem ser devidamente alcançados em ambientes caóticos.

Entretanto, mesmo em organizações indisciplinadas, alguns projetos isolados podem ter excelentes resultados, geralmente devido ao esforço heróico de uma equipe dedicada, e não através da repetição de métodos provados de uma organização com um processo de software maduro. Na ausência de um processo de software abrangente na organização, a repetição dos resultados bem sucedidos depende das mesmas pessoas disponíveis para o próximo projeto. Esse sucesso dependente das pessoas não possibilita a melhoria da produtividade e da qualidade na organização por um longo período.

Em uma organização imatura, os processos de software geralmente são improvisados por pessoas experientes, em conjunto com seus gerentes, durante o decorrer do projeto. Mesmo que tenha sido especificado, o processo de software não é rigorosamente seguido, e os gerentes geralmente estão voltados para a solução de problemas imediatos. Os cronogramas e os orçamentos são constantemente estourados porque não estão baseados em estimativas reais. Quando os prazos não podem ser estourados, a funcionalidade e a qualidade do produto geralmente são comprometidas para que o cronograma seja cumprido.

Já uma organização de software madura possui habilidade para gerenciar o desenvolvimento de software e os processos de manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com