TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade Na Dessecação

Ensaios: Qualidade Na Dessecação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Qualidade na Dessecação

INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA NA EFICIENCIA DOS GLIFOSATOS E A MELHORIA DA DESSECAÇÃO CAUSADA PELA ADIÇÃO DE VITAPLUS+

De acordo com trabalho desenvolvido pela Universidade da Califórnia, publicado na Revista Acomex, o pH da água de pulverização influi na eficiência do glifosato. Neste estudo demonstrou que a absorção do glifosato vê-se maximizada a pH 3,2 decrescendo a pH 5, voltando a incrementar-se a pH 8 e voltando a decrescer.

Pesquisadores têm demonstrado que a atividade do glifosato, sobre o sorgo de Alepo (Sorghun halepense), atingiu máximo de sua eficiência a pH 3,2. Porém , a atividade do glifosato vai depender mais da qualidade da água do que pH, devido a presença de íons dissolvidos, principalmente Fe, Al, Ca, Zn e Mg.

Com o pH baixo, os metais Fe, Zn, Al e Cu são mais solúveis e mais disponíveis para reagir e quelatizar-se com a molécula do glifosato. A presença de sais na água é o que determina o nome água dura. A dureza da água é medida pela a presença de CaCO3 na solução, de acordo com Gazzieiro et al. (2003) 120 ppm de CaCO3 reduziu o controle de capim-marmelada, Kawaguchi (1997) 200 ppm de CaCO3 em plântulas de trigo reduziu a eficiência do glifosato no controle de trigo (tabela 1).

TABELA 1 – Classificação da água de acordo com a concentração de CaCO3

Classificação Ppm de CaCO3

Muito Branda 0 - 15

Branda 15 - 60

Ligeiramente Branda 60 - 120

Ligeiramente Dura 120 - 200

Dura 200 - 400

Muito Dura > 400

O Glifosato logo após sua colocação no tanque de pulverização se dissocia nos seus componentes iônicos em equilíbrio com os outros íons presente na água. O glifosato possui tanto cargas negativas quanto positivas. O pH da água vai determinar as cargas corretada da molécula de glifosato. Ao pH 2,3 – 4, a carga líquida vai ser de -1, a pH 4 – 8 será -2 e entre 8 – 12 será -3 (figura 1).

FIGURA 1 – Ilustração do comportamento da molécula do glifosato em diferentes pH.

Se o produtor conhecer a dureza da água, poderá calcular a porcentagem de glifosato que vai ficar inativo por ação do cálcio, utilizando a seguinte fomula:

Onde:

V – Volume de calda (L/ha)

Dureza Ca – Dureza da água com base ao cálcio (ppm)

Dose do Glifosato – Ingrediente ativo (Kg/ha)

Desta formula desprende-se claramente que, quanto maior for o volume da água, maior será a desativação do glifosato em água dura.

Exemplo:

Estas perdas podem ser reduzidas com a adição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com