TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade Vs Velocidade De Banda Larga

Artigo: Qualidade Vs Velocidade De Banda Larga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 10

Qualidade e Velocidade de Internet

Nós administramos servidores de jogos privados por vários anos [já largamos dessa vida] e nossos jogadores sempre tinham problemas com a latência, popularmente conhecida como lag [para quem não sabe, lag é quando o jogo fica travando devido a problemas entre a conexão de internet do jogador e o servidor ao qual ele está conectado]. Os jogadores sempre vinham reclamar e na época fizemos um levantamento de informações para descobrir qual era o problema.

Nosso levantamento era baseado basicamente no teste do ping, executado pelo prompt de comando. Esse comando serve para testar a latência de sua conexão com um determinado servidor. Para que você entenda melhor o procedimento, abra o menu iniciar, clique em executar, digite “cmd” [sem as aspas] e aperte enter. Uma tela preta deve ter sido aberta. Essa tela é o prompt de comando do Windows. Para utilizar o comando ping, basta digitar no prompt de comando “ping servidor” [sem aspas] e apertar Enter, onde servidor deve ser substituido por algum endereço ou IP de internet. Veja abaixo alguns exemplos:

ping google.com [verifica a latência de sua conexão com o servidor onde está hospedado o site da Google]

ping 74.125.234.69 [também verifica a latência de sua conexão com o servidor onde está hospedado o site da Google, porém utilizando o endereço IP em vez do nome]

ping softlayer.com [verifica latência de sua conexão com o site de um datacenter renomado dos Estados Unidos]

ping www.ssistemas.com.ar [verifica latência de sua conexão com um site hospedado na Argentina]

Se vocês testarem os comandos acima no prompt de comando, poderão perceber que serão geradas 4 linhas quase identicas mostrando bytes, tempo e TTL. Vamos nos ater apenas ao tempo, que é a latência em si. Esse tempo significa o tempo que sua internet levou para enviar e receber um determinado dado até o site ou IP onde o ping foi testado. São gerados 4 valores para que seja feita uma média. Vou colar abaixo o exemplo do meu ping para a Google:

Disparando google.com [74.125.234.70] com 32 bytes de dados:

Resposta de 74.125.234.70: bytes=32 tempo=26ms TTL=56

Resposta de 74.125.234.70: bytes=32 tempo=27ms TTL=56

Resposta de 74.125.234.70: bytes=32 tempo=30ms TTL=56

Resposta de 74.125.234.70: bytes=32 tempo=29ms TTL=56

Estatísticas do Ping para 74.125.234.70:

Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de

perda),

Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:

Mínimo = 26ms, Máximo = 30ms, Média = 28ms

Fiquem atentos a última linha. Ali fica explícito o tempo mínimo, máximo e a média de tempo que sua internet levou para enviar e receber um dado qualquer para um servidor.

Quando falamos na qualidade de conexão com a internet, o tempo de resposta médio é o quesito mais importante a ser analisado. Não interessa se sua internet for de 10Mb, 20Mb, 50Mb, 200Mb.. se esse tempo for muito alto [acima de 250~300], sua conexão é uma bosta. Você poderá baixar arquivos em velocidades altas, mas seria incapaz de jogar um jogo hospedado nos Estados Unidos, por exemplo.

Talvez não tenha ficado claro, mas vamos exemplificar de uma maneira simples que todos serão capazes de entender. Suponhamos que eu estou jogando um jogo de tiro online com todos vocês. Tudo bem, entramos no jogo e estamos lá no mata mata, até que em um determinado momento eu fico frente a frente com um de vocês e resolvemos dar um tiro exatamente ao mesmo tempo. O que acontece? Vamos supor que a velocidade da minha internet seja de 3Mb e a do meu rival seja de 200Mb. Até agora não podemos concluir nada, pois a velocidade [tamanho da banda] da conexão não diz nada a respeito da qualidade. Vamos um pouco mais a fundo, a minha internet de 3Mb possui latência de 150ms com o servidor que estamos jogando, enquanto meu rival possui latência de 1150ms com seus 200Mb. Agora podemos concluir que meu rival e sua internet de 200Mb não foram páreos contra minha internet de 3mb e latência de 150ms.

Mesmo tendo disparado o tiro ao mesmo tempo, o servidor do jogo levou 1150ms para receber a informação de que meu oponente havia disparado o tiro, enquanto o meu tiro foi enviado ao servidor em apenas 150ms. No curto e grosso, o servidor do jogo somente recebeu a informação de que meu oponente havia disparado um tiro 1000ms [1 segundo!] após ele já estar morto. Jogar com 1 segundo de atraso é o que chamamos de LAG e é algo impraticável, não interessa a velocidade de sua internet [na realidade, jogar com latência superior a 250ms já é muito ruim, quando essa latência ultrapassa os 400ms o jogo fica "injogável"].

Agora vem a pergunta que não quer calar: Por que a latência da minha internet é menor que a do meu oponente? A resposta pode não ser tão simples, pois a latência pode depender de diversos fatores externos. Por exemplo, vamos supor que você está no Brasil e acesse uma página de internet que está hospedada nos Estados Unidos e outra que está hospedada dentro do Brasil. Caso você faça o teste do ping para cada uma delas, será fácil perceber que a latência para a página hospedada no Brasil é bem menor do que a latência para a página dos Estados Unidos. E não é difícil de entender e aceitar isso. Acessar uma página que está nos Estados Unidos deve gerar uma latência muito maior do que acessar uma página no Brasil, considerando que você está no Brasil. Então a distância física é um fator importante na latência.

Vamos supor que todos entendemos a distância física como fator relevante para a latência, mas vamos supor que naquele jogo de tiro o meu inimigo era meu vizinho. Sim, nós estávamos muito próximos um do outro e o servidor do jogo era o mesmo para nós dois. Por que diabos a internet dele teve uma latência tão alta? Por que, afinal, ele morreu e eu não?

A resposta é simples: meu serviço de internet é melhor do que o serviço de internet de meu inimigo. Só, e somente só, por isso ele morreu no jogo. As operadoras, infelizmente, não são obrigadas a informar a latência média de suas conexões com outros países. Geralmente, jogos online são hospedados nos Estados Unidos. Isso significa que se a sua conexão tiver uma latência ruim com os Estados Unidos, você estará em desvantagem constante em jogos online.

Como resolver o problema?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com