TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de economia

Por:   •  25/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Conceitue crescimento e desenvolvimento econômico.

Desenvolvimento econômico é qualidade de vida, crescimento econômico é produção, é o PIB.

  1. Quem é considerado o pai da Economia?

Adam Smith

  1. Qual foi o pensamento de Thomas Malthus?

Primeiro economista a sistematizar uma teoria geral sobre a população. Ele afirmava que a população iria crescer tanto que seria impossível produzir alimentos suficientes para alimentar o grande número de pessoas no planeta. Para Malthus, a produção de alimentos crescia de forma aritmética, enquanto o crescimento populacional crescia de forma geométrica (alarmante). Ele também propôs uma política de controle de natalidade para que houvesse um equilíbrio entre produção de alimentos e população.

  1. O que diz a lei de say?

“Lei de Say” ”A oferta cria sua própria procura”, ou seja, o aumento da produção transforma-se em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços.

  1. O que são argumentos positivos. Cite 4 exemplos

Argumento positivo: não envolvem juízo de valor. Estando estritamente limitada a argumentos descritivos, ou mediações científicas. É uma análise do que é. Exemplos: “O governo incentivara as empresas para aumentar a produção e gerar empregos”, “O COPOM aumentara a taxa de juros para combater a inflação” “O governo aumentara os tributos para pagar dívida política” “Se o preço da gasolina aumentar, a demanda pelo produto será reduzida”

  1. O que são argumentos normativos? Cite 4 exemplos.

Argumentos normativos, que é uma análise que contém, explícita ou implicitamente, um juízo de valor sobre alguma medida econômica. Por exemplo, na afirmação “O preço da gasolina não deve subir” expressamos uma opinião ou juízo de valor. É uma análise do que deveria ser. Exemplos: “A taxa de desemprego deve ser contida”, “O aumento da taxa de cambio deve ser contido”  

  1. Conceitue economia

É uma ciência social que estuda a atividade produtiva, utilizando-se dos recursos materiais escassos na produção de bens, na oferta, na procura e nos preços das mercadorias. Para tanto utilizar-se de métodos matemáticos, estatísticos e econômicos.

  1. Quais são os problemas fundamentais da economia?

DA ESCASSEZ DE RECURSOS OU FATORES DE PRODUÇÃO, ASSOCIADA ÀS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO, O QUE E QUANTO PRODUZIR, COMO PRODUZIR E PARA QUEM PRODUZIR

  1. Como você define o sistema econômico?

FORMA POLÍTICA, SOCIAL E ECONÔMICA PELA QUAL ESTÁ ORGANIZADA UMA SOCIEDADE

10- Como funciona os fluxos reais e monetários da economia?

Fluxos Reais acontecem quando não há moeda envolvida na troca. Ex.: Famílias oferecem sua MÃO DE OBRA para a empresa, e em troca ela fornece BENS e/ou SERVIÇOS úteis para as famílias.

Fluxos Monetários, por sua vez, acontecem quando há moeda envolvida na troca. Ex.: Empresa paga SALÁRIO para trabalhador, e este trabalhador gasta dinheiro comprando BENS e/ou SERVIÇOS das empresas.

     11- Explique o que é um sistema capitalista?

Liberdade econômica (livre concorrência) com pouca intervenção do governo na economia. Salários dos trabalhadores definidos pelo mercado. Preços dos produtos são definidos pela lei da oferta e procura. Investimentos nos setores da economia feitos pelo Estado e também pela iniciativa privada. Existência de desigualdades sociais, principalmente nos países em desenvolvimento. Existência de classes sociais, definidas, principalmente, pela condição econômica das pessoas. Valorização e existência do lucro nos negócios, que ficam para o(s) proprietário(s).

12- Explique o que é sistema socialista?

Falta de liberdade econômica com grande intervenção do governo na economia. Salários controlados e definidos pelo governo. Preços controlados pelo governo. Investimentos feitos apenas pelo Estado. Baixa desigualdade social. Fábricas, fazendas, bancos controlados pelo governo. A renda derivada da produção é socializada entre os trabalhadores. O governo garante o necessário (educação, saúde, alimentação) para a sobrevivência das famílias. Baixíssimo índice de pobreza.

13- O que diz a teoria keynesiana?

Teoria Keynesiana, havendo um aumento ↑na Demanda Agregada (DA) levará a um aumento ↑ na Oferta Agregada (OA) e uma queda ↓ no desemprego até que o pleno emprego seja atingido.

14- Conceitue microeconomia e macroeconomia

Macroeconomia é a parte da economia que se encarrega de estudar o funcionamento econômico em geral, bem como as políticas econômicas que são adotadas em larga escala, por exemplo, em um país. Isto é, engloba a sociedade em seu conjunto funcionando ao mesmo tempo, não de forma independente. Algumas das variáveis mais usadas são o Produto Interno Bruto, a taxa de desemprego, os níveis de impostos ou a taxa de juros, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com