TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões respondidas do capítulo do livro de Bowersox/Closs

Por:   •  9/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 4

1. Elabore uma explicação do motivo pelo qual nenhum conceito formal ou integrado de logística prevaleceu antes de 1950

Nenhum conceito formal ou integrado da logística conseguiu se desenvolver antes dos aos 50 pois três principais fatores situacionais impediam o desenvolvimento do conceito. Sem computadores, não havia o pensamento de que haveria benefíco na integração das funções logísticas. Era tudo feito de forma funcional, e apenas com o potencial de melhoria usando a tecnologia isso ficou evidente. O clima econômico também contribuía para que apenas em meados de 1950 a pressão por maior lucratividade fosse maior. Além disso, sempre houve dificuldade em quantificar como uma melhora no nível logístico da empresa trazia ganhos financeiros.

2. Qual a lógica fundamental que sustenta a analise de custo total?

A análise de custo total se baseia na lógica de que a melhor opção era aquela que tivesse o menor custo que inclui todos os gastos necessários para atender todas as exigências logísticas.

3. Desenvolva um exemplo para ilustrar trade-off entre custo e serviço.

Um exemplo de trade-off entre custo e serviço é elevar o nível do serviço trazendo produtos de forma mais rápida porém esse nível superior de serviço só sendo possível com um gasto maior em transporte, o que pode ser repassado para o cliente.

4. O que é posicionamento estratégico? De que forma a logística está relacionada com os processos universais que todas as organizações devem alcançar?

O posicionamento estratégico é como a empresa decide se portar em relação as suas operações. É uma filosofia que a empresa decide seguir para obter os resultados que deseja, de acordo com seus processos e clientes.

5. Defina o significado de competência central. O que é necessário para considerar uma atividade especifica como competência central?

O significado de competência central é o que a empresa tem como fonte de excelência, ou seja, a função que mais agrega valor para o cliente.

6. Disserte sobre a maneira como a integração funcional beneficia a logística e toda a empresa.

A integração funcional pode beneficiar toda a empresa, pois ao invés de buscar melhorar cada atividade como um fim próprio, integra as funções e busca um melhor desempenho no todo. Dessa forma, todas as funções trabalham em conjunto para trazer o melhor nível de serviço no geral

7. Explique as três medidas de serviço logístico e a importância de cada uma.

As três medidas de serviço logístico são disponibilidade, desempenho operacional, e confiabilidade de serviço. Disponibilidade é relacionada aos estoques, e o produto em si estar disponível sempre que preciso, destacando a sua importância. O desempenho operacional é fundamental pois é em quanto tempo o produto é recebido após o seu pedido. Além de velocidade, também engloba consistência. Por fim, a confiabilidade de serviço é o quão bem o serviço logístico é feito, sua qualidade. Um nível de serviço como o desejado é muito importante, e envolve estar ciente de sua confiabilidade e disponibilidade, pois assim pode mensurar metas para a logística, e como cumpri-las.

8. Por que a avaliação correta de disponibilidade de estoque e de desempenho operacional é importante? Argumente.

A importância da avaliação da disponibilidade de estoque e de desempenho operacional é de que a empresa pode saber do seu potencial em determinado momento (quanto de estoque está disponível para a entrega e qual o nível do serviço de entrega será feito), e ter isso como base para traçar sua estratégia.

9. Descreva de que maneira a consistência e a velocidade afetam o serviço e o custo de transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com