TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões respondidas do capítulo 2 do livro de Bowersox/Closs

Por:   •  11/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Descreva o conceito de fluxo de estoque de agregação de valor. Qual a relação entre os custos logísticos e o fluxo de agregação de valor?

O fluxo de estoque de agregação de valor é a preocupação das empresas em garantir satisfazer as necessidades e os desejos dos seus clientes, de forma a conseguir mantê-los fiéis. Alguns clientes são vistos como altamente lucrativos e com potencial de crescimento, enquanto outros, não. A rentabilidade das operações com um cliente depende dos produtos adquiridos, dos volumes das vendas, dos preços, dos serviços de valor agregado requeridos e das atividades complementares que são essenciais para o desenvolvimento e a manutenção de uma relação de fidelidade. A relação dos custos logísticos e o fluxo de agregação de valor se dá em fornecer o serviço desejado para o cliente mantendo o mínimo em estoque, consistente com o menor custo possível.

  1. Ilustre um trade-off tradicional entre áreas básicas de trabalho da logística.

Trade-off é uma expressão que define uma situação em que há conflitos de escolha. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto. Na logística, um exemplo clássico seria, basicamente o aumento do nível de serviços em logística que acarretará em aumentos nos custos logísticos de forma acelerada. Com o aumento desses custos, reduz-se o valor receitas, decrescendo o lucro.

  1. Ilustre, com base em sua experiência, um exemplo em que a falta de esforço integrado tenha resultado em falha de serviço.

Um exemplo prático baseado em minha experiência aconteceu em uma empresa em que se notava claramente que havia disputas, rivalidades entre os diversos setores que formavam a organização, com cada segmento setorial querendo mostrar mais serviços e resultados em relação ao outro, sem existir preocupação com o trabalho em equipe, com a defesa da organização e a ação em prol do bem estar administrativo e financeiro da entidade.  

  1. Disserte sobre a seguinte afirmação: “A melhor localização da rede de instalações pode criar uma substancial vantagem competitiva.”

Em um mercado globalizado e altamente competitivo, as organizações devem procurar analisar perspectivas que a levam a se sobressair perante seus concorrentes, de forma a obter o máximo de vantagem competitiva. E um desses fatores que estão atrelados a essa vantagem competitiva é a busca por estudar e aplicar qual será a melhor localização da rede de instalações possíveis a fim de lograr êxito nessa tarefa árdua.  Assim, uma localização ideal é aquela que busque gerar maiores benefícios à empresa, como a redução dos custos envolvidos na operação e negócio e a maximização do nível de serviços oferecidos a seus clientes.

  1. De que maneira a “busca de qualidade” afeta as operações logísticas? Conceitos como “qualidade total” têm relevância quando aplicados à logística?

Se um produto apresenta defeitos ou se as promessas de serviços não se concretizam, pouco ou nenhum valor será agregado pela logística. Com isso, é de suma importância se ater, de que, quanto mais um padrão de qualidade satisfatório for alcançado e aprimorado resultará em um processo logístico de excelência. Sim, pois o gerenciamento da qualidade total tornou-se um compromisso importante em todos os ramos industriais, além de ter contribuído significativamente para o processo de renascimento do campo da logística.

  1. Descreva as semelhanças e as diferenças fundamentais entre ciclos de atividades de suprimento, de apoio à manufatura e de distribuição física, com relação ao controle logístico.

O ciclo de atividades da distribuição física tem como função a de estabelecer vínculo entre a empresa e os seus clientes, além de combinar iniciativas de produção com o marketing. Com isso podem surgir diferenças, pois o marketing se preocupa em conquistar o máximo possível de clientes, oferecendo a estes um estoque grande com uma ampla linha de produtos, sem se importar tanto com os gastos que esses serviços requerem. A filosofia tradicional da produção vai na contramão desse pensamento, pois é baseado em controle de custo, sendo esse princípio alcançado com produções estáveis e longas corridas.  Na medida em que se obtém uma produção estável se conquista o menor custo por unidade. Outra diferença a ser lembrada é que o ciclo de atividade da distribuição física opera em direção ao mercado final, enquanto que a da produção em direção ao cliente. Outra diferença apontada é a de que a distribuição física estão mais sujeitas a erros do que a do apoio à produção e a de suprimento.

O ciclo de atividades do apoio à manufatura tem como principal objetivo estabelecer e manter um fluxo econômico e ordenado de materiais e estoque em processo para cumprir as programações de produção. O apoio à manufatura é bem diferente quando comparado com a distribuição física ou com o suprimento. A logística de apoio a produção normalmente limita-se a exclusivamente a empresa, enquanto as outras duas se assemelham por terem que lidar com a incerteza comportamental de clientes e de fornecedores externos. As operações de apoio à manufatura, ao contrário das operações de distribuição física ou de suprimento, têm seu movimento limitado ao controle de gerenciamento interno da empresa.

O ciclo de atividades do suprimento se assemelha ao ciclo de atividades de distribuição física, mas há diferenças importantes que valem ser ressaltadas. O tempo de entrega, o tamanho das cargas, o método de transporte e o valor dos produtos são substancialmente diferentes no suprimento. O suprimento requer frequentemente cargas muito grandes, que podem utilizar barcaças, navios, trens e vários caminhões. Outra diferença importante está no tempo gasto pelas atividades de suprimento, que são considerados geralmente mais longos e do que o processamento de pedidos de clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com