TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REALIZADO NO LABORATORIO DE METROLOGIA INDUSTRIAL DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA.

Por:   •  26/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

METROLOGIA INDUSTRIAL

PROF. GISELLE COUTO

RELATÓRIO SOBRE A ATIVIDADE PRATICA

REALIZADO NO LABORATORIO DE METROLOGIA INDUSTRIAL DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA.

GUILHERME VIANA

  2017/1 – 4° PERÍODO – AUT142

Volta Redonda

Novembro de 2017


[pic 3][pic 4]

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

METROLOGIA INDUSTRIAL

PROF. GISELLE COUTO

RELATÓRIO SOBRE A ATIVIDADE PRATICA REALIZADO NO LABORATORIO DE METROLOGIA INDUSTRIAL DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA.

Relatório apresentado à professora Giselle Couto como requisito parcial para obtenção de conceito referente à matéria estudada em aula da disciplina metrologia industrial do 4° período.

   Volta Redonda

Novembro de 2017


SUMÁRIO

1.        IDENTIFICAÇÃO        4

2.        INTRODUÇAO        4

3.        OBJETIVO        5

4.        CALIBRAÇÃO BALANÇA DIGITAL.        5

4.1.        DESCRIÇÃO DO OBJETO A CALIBRAR        5

4.2        DESCRIÇÃO DO PADRAO DE CALIBRAÇÃO        5

4.3        PROCESSO DE CALIBRAÇÃO        5

4.4        RESULTADOS        6

5.        CALIBRAÇÃO PAQUIMETRO ANALOGICO        6

5.1.        DESCRIÇÃO DO OBJETO A CALIBRAR        6

5.2.        DESCRIÇÃO DO PADRÃO DE CALIBRAÇÃO        7

5.3        PROCESSO DE CALIBRAÇÃO        7

5.4        CONDIÇOES AMBIENTAIS        8

5.5        RESULTADOS        8

6.        CONCLUÇÃO        8

7.        VALIDAÇÃO DAS CALIBRAÇÕES        8


  1. IDENTIFICAÇÃO

Relatório: Atividade pratica realizada no laboratório de metrologia industrial do Ifrj campus Volta Redonda, Data de Realização da Aula: 09 de Novembro de 2017.

Nome do autor: Guilherme Viana da silva.

  1. INTRODUÇAO

As medições são feitas por comparação, isto é, pega-se uma medida padrão qualquer – um peso, por exemplo – e se compara com aquilo que se quer medir. Um instrumento de medição é um dispositivo que facilita essa comparação. Acontece que nenhum instrumento de medição, por mais sofisticado que seja, consegue apresentar um resultado exato. Quer dizer, por definição não existe instrumento de medição que apresente um resultado exatamente igual ao valor real do objeto que se está medindo.

Esses instrumentos sempre trabalham dentro de uma faixa de incerteza conhecida. Quanto menor a incerteza, maior a qualidade metrológica do instrumento ou padrão, e vice-versa. Porém, eles necessitam ser calibrados. O que é, então, a calibração?

Calibração é um conjunto de operações que estabelece sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões. (conforme Portaria Inmetro 029 de 1995 - VIM).

Com o passar do tempo e com a utilização, os instrumentos de medição perdem qualidade metrológica, ou seja, a incerteza passa a ser maior. A calibração permite conhecer as discrepâncias apresentadas pelo instrumento e, eventualmente, ajustá-lo para reduzi-las. Conhecendo essas discrepâncias pode-se então estabelecer seu resultado de calibração.

O resultado de uma calibração permite afirmar se o instrumento satisfaz ou não as condições previamente fixadas, o que autoriza ou não sua utilização em serviço. Ele se traduz por um documento chamado Certificado de Calibração. Além disso, apresenta alguns aspectos importantes, como a aprovação ou rejeição do instrumento a caminho ou não para uma manutenção ou substituição de um novo instrumento.

Sempre que desejamos saber a distancia de alguma localidade ou medir os tamanhos das paredes, comprimento de um objeto, precisamos realizar alguns cálculos, mas para isso é preciso entender a teoria que se tem por traz desses cálculos, para isso precisamos entender a definição de comprimento linear

A definição mais simples e exata e que é uma medida de comprimentro, que e representado pelo símbolo (m), é a unidade fundamental para calcular a extensão de objeto e distancia. Como as medidas estão presentes em nosso cotidiano é importante saber onde podemos utilizar os cálculos de comprimento linear.

Saber o comprimento linear nos ajuda a determinar por exemplo o quanto de material iremos utilizar em uma construção de um muro, prédio, e com a precisão correta em metros lineares, podemos descobrir também os metros quadrados e cúbicos deixando muito eficiente o uso de medidas e materiais corretos para realizar determinado projeto.

A medição de massa e outro assunto importante de ser estudado, pois ajuda determinar a quantidade exata de matéria contida em um corpo.

A definição de massa: A massa é uma magnitude física quer permite exprimir a quantidade de matéria contida num corpo. No sistema internacional, a sua unidade é o quilograma que é representada pelo símbolo (kg). A balança por exemplo é um instrumento utilizado na medição de massa.

A medição de massa é um processo metrológico utilizado em larga escala no mundo. Seus benefícios são diversos, facilitando a vida do ser humano em ambiente distintos como: industrias, laboratórios e no próprio transito.

 

 

  1. OBJETIVO

O objetivo do trabalho é a calibração de uma balança digital e um paquímetro analógico, utilizando como referencia determinados blocos padrão e peso-padrão, a fim de obter algumas características metrológicas do instrumento tais como: erros e incerteza de medição.

  1. CALIBRAÇÃO BALANÇA DIGITAL.

  1. DESCRIÇÃO DO OBJETO A CALIBRAR

A balança digital tem um procedimento que mede e indica continuamente o valor do conjunto de massas colocando em sua base. Entretanto, ela apresenta uma coleção de massas padrão, cujos valores de referencia de cada massa estão expressos em gramas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com