TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECICLAGEM DE AGREGADOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

Por:   •  14/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.031 Palavras (21 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 21

REVISTA ENGENHARIAS E ARQUITETURA

vol. X N. X

(2012) ISSN 1647-7308

http://revistas.unasp.edu.br/

[pic 1]

Reciclagem de Agregados de Construção

e Demolição
RECYCLING OF CONSTRUCTION AND DEMOLITION AGGREGATES

Djonathan Alex Walbring[1]

Resumo: Em tempos que se fala tanto sobre preservação ambiental, pouco tem sido feito no setor da construção civil. O que vem se apresentando como uma solução, é a reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição (RCD). O presente artigo apresenta resultados de estudos relacionados a resistência a compressão e a durabilidade do concreto ao ataque de reagentes químicos. Foram realizadas comparações entre concretos com agregados reciclados e concretos com agregados convencionais, obtendo resultados que indicam uma melhora em algumas propriedades do concreto, como resistência a compressão e durabilidade, quando feita a substituição nas medidas certas. Também foi analisada a parte financeira, mesmo que superficialmente, através da comparação de valores dos agregados reciclados e dos agregados naturais.  

Palavras-chave: Agregado natural, agregado reciclado, residuos de construção, obras de demolição, reciclagem.

Abstract: In times when there is so much talk about environmental preservation, little has been done in the civil construction sector. What has been presenting itself as a solution is the recycling of Construction and Demolition Waste (RCD). This article presents results of studies related to the compressive strength and durability of concrete to attack by chemical reagents. Comparisons were made between concretes with recycled aggregates and concretes with conventional aggregates, obtaining results that indicate an improvement in some concrete properties, such as compressive strength and durability, when substitution is made in the right measures. The financial part was also analyzed, even if superficially, by comparing the values ​​of recycled aggregates and natural aggregates.

Keywords: Natural aggregate, recycled aggregate, construction waste, demolition works, recycling.

.

——————————    Ж    ——————————

  1. INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da humanidade, o progresso era comparado ao domínio da natureza e durante muito tempo a preservação da mesma era vista com um impasse para o crescimento e desenvolvimento do estado. A construção civil por sua vez, consume uma elevada quantia de recursos naturais, utilizados principalmente na produção de argamassas e concretos. Porém essa exploração desenfreada provoca uma diminuição significativa de matéria prima natural e degrada o meio ambiente, ao mesmo tempo causa outro impacto ambiental, a origem de resíduos de construção e demolição (RCD).

Nos últimos anos, a necessidade e a busca por alternativas para a redução do acúmulo de resíduos vêm crescendo, uma das alternativas, é o aperfeiçoamento das técnicas de construção afim de diminuir a perda de recursos naturais. Outra alternativa, é a utilização de agregados reciclados. A reciclagem, potencialmente, pode resultar na redução de custos e do volume de extração da matéria-prima, preservando os recursos naturais limitados, e na minimização dos problemas com gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (LEITE, 2001).

Por volta de 1860, a Alemanha já produzia artefatos de concreto com agregados reciclados, porém, passou a utilizar de forma necessária e relevante no fim da segunda Guerra Mundial, quando várias de suas cidades ficaram destruídas por ataques inimigos. Diante da necessidade de reconstruir as cidades, que tiveram seus edifícios demolidos, e a carência de materiais de construção, a saída foi o desenvolvimento da tecnologia de reciclagem dos resíduos de construção e demolição (LEITE, 2001; LEVY, 2002).

No Brasil as discussões sobre o que fazer com o alto volume de entulhos descartados inadequadamente em locais não voltados a esse fim, vem ganhando força no cenário político influenciado pela importância do tema e a conscientização ambiental por parte da sociedade. A reciclagem vem se apresentando como uma solução sustentável para a destinação do RCD, pois promove a economia e resulta na diminuição da poluição ambiental.  

Este trabalho visa discutir a utilização de agregados reciclados na produção do concreto, focando na durabilidade quando submetido a ataques de agentes agressivos. Foi realizado em laboratório uma simulação de ataque de íons de cloreto, que penetram na estrutura porosa do concreto atingindo a armadura, podendo levar a estrutura ao colapso.

  1. DEFINIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, GERAÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO.

  1. Definição e classificação dos RCDs

O resíduo de construção é todo e qualquer material provindo de demolições ou reformas em obras civis.

De acordo com o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) na resolução 307 (BRASIL, 2002), os resíduos de construção e demolição são classificados em 4 classes:

  • Classe A - resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados de construções, reforma e demolição de pavimentos, de obras de infraestrutura (incluso solo), de edificações (tijolos, argamassa, concreto etc.) e de fabricação e/demolição de pré-moldados de concreto produzidos em obras.
  • Classe B - resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, metais e madeiras.
  •  Classe C – resíduos para cuja reciclagem/recuperação não foram desenvolvidas tecnologias economicamente viáveis, como o gesso.
  • Resíduos perigosos, como tintas, solventes e óleos, e oriundos de obras em clínicas radiológicas, instalações industriais e outros.

Para o presente trabalho, será focado apenas nos resíduos de Classe A, que são capazes de serem utilizados como agregados.

  1. Geração de Resíduos  

Em todas as fases de uma obra são gerados resíduos de construção, desde o início até a demolição, podendo haver reformas e/ou manutenção. Na primeira fase, que é a construção, a geração do resíduo de construção ocorre na perda de materiais, mas muitas vezes essa perda ocorre na própria construção, na formação de obras superdimensionadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (784.2 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com