TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECICLAGEM DO CONCRETO: SUA UTILIZAÇÃO COMO AGREGADO

Por:   •  4/12/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.561 Palavras (11 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

RECICLAGEM DO concreto:

SUA UTILIZAÇÃO COMO AGREGADO

LINHARES-ES

2018


 RAFAEL BRZESKY ZANOL[pic 4]

[pic 5]

RECICLAGEM DO concreto:

SUA UTILIZAÇÃO COMO AGREGADO

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Instituição Pitágoras de Linhares-ES.

Orientador:


LINHARES-ES

2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO         

        1.1 PROBLEMA         

2.        OBJETIVOS         

        2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO         

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS         

3.        JUSTIFICATIVA         

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.        METODOLOGIA        

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

7.        REFERÊNCIAS        

 

        

  1. INTRODUÇÃO

O processo de desenvolvimento sustentável deve ser capaz de suprir as necessidades de desenvolvimento atuais, sem comprometer as demandas por recursos naturais das gerações futuras. O desenvolvimento sustentável nada mais é do que um recurso que não se esgota. Logo, para que isso seja uma realidade, devem-se reduzir a exploração de matérias primas que a natureza oferece diminuir o lançamento de poluentes e reutilizar os recursos disponíveis que tem dentro das construções, promovendo assim um menor impacto no meio ambiente.

Na reciclagem do concreto, os entulhos que são retirados das construções como blocos, tijolos, argamassa, fragmentos de concreto dentre outros, são separados e passam por um processo de quebra, resultando em um material que será utilizado na confecção de um novo concreto, argamassa, blocos de alvenaria etc. Assim, fazendo com que diminuem a utilização de matérias-primas que seria retirado da natureza e dando um destino correto para os entulhos, que na maioria das vezes seriam lançados no meio ambiente.

 O grande volume de resíduos sólidos gerados pelas obras diariamente ao redor do mundo tem sido preocupante, sabe-se que a construção civil é uma das grandes geradoras desses resíduos.

É importante buscar alternativas para a reutilização do mesmo, e a diminuição dos impactos ambientais e econômicos é decorrente desse processo. É o que as empresas do ramo vêm buscando para diminuir esses problemas causados pela acumulação de entulhos e a destinação incorreta desses resíduos.

Dentre esses resíduos causados pela construção, o resíduo de concreto se destaca pelo seu alto potencial de utilização, tem menor grau de contaminação por outros resíduos, se comparado com outro material descartado dos canteiros de obras. Cada vez mais os recursos naturais estão escassos, o aprofundamento dos estudos obteve uma melhor finalidade para os resíduos e uma redução na exploração do meio ambiente.

 A reciclagem de RCD (Resíduos de Construções e Demolições) é uma das alternativas que vem sendo promovido dentro dos canteiros de obras. Esse estudo visa conhecer a viabilidade do uso dos resíduos produzido, na fabricação do concreto reciclado. O trabalho tem como objetivo geral apresentar um melhor destino para os RCD. Também como objetivos específicos: Apresentar as informações da produção do concreto reciclado; os tipos de processos que são feitos para a execução da reciclagem.

O reuso de materiais e elementos da construção civil é um passo importante da sociedade junto com o meio ambiente, tal como a redução do uso da matéria-prima, a preservação da natureza, economia e mão-de-obra.

Sendo assim o tema proposto como uma viabilidade de mostrar a humanidade conhecimento e conscientização.  

.

  1.  PROBLEMA

Os resíduos de concreto, devido ao conhecimento das propriedades do material de origem, na maioria dos casos, possuem um grande potencial para serem reutilizados como matéria prima.Uma possível solução para o problema dos resíduos da indústria da construção civil, é a sua valorização, como matéria prima. Assim, sendo, é viável a utilização do concreto como agregado?

  1. OBJETIVOS

 OBJETIVO GERAL

O trabalho tem como objetivo geral apresentar sobre a utilização de concreto reciclado em elementos estruturais RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD).

 

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar as informações da produção do concreto reciclado;
  •  Evidenciar os tipos de processos que são feitos para a execução da reciclagem;
  • Verificar as características mecânicas do concreto reciclado, como resistência e trabalhabilidade, através dos mais variados traços e fatores água/cimento, em comparação com o concreto convencional, visando o uso como concreto não estrutural.

  1. JUSTIFICATIVA

Os estudos relacionados à reutilização dos RCDs no Brasil ainda estão numa fase embrionária se comparados com trabalhos desenvolvidos em alguns países europeus e os Estados Unidos. A falta de leis (federais, estaduais e municipais) e de órgãos, que tivessem a responsabilidade sobre o assunto também contribuiu para esse atraso.

Os resíduos de concreto possuem um grande potencial para serem reutilizados como matéria-prima; tais resíduos apresentam vantagens significativas em relação aos demais resíduos devido ao conhecimento das propriedades do material de origem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (571.4 Kb)   docx (440.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com