TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS DE ÁGUA E GESTÃO BÁSICA: Água de chuva para fornecimento

Por:   •  13/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Engenharia Civil

Lucas Graciano

Naioma Ramalho

Rodolfo Pinheiro

Samya Sada
Thaina Assis
Thaysa Pereira

RECURSOS HÍDRICOS E GESTÃO DE BACIAS:

Águas de Chuva para Abastecimento

Itatiba

2015


Lucas Graciano

R.A 002201300115

Naioma Ramalho

R.A 002201300777

Rodolfo Pinheiro

R.A 002201300576

Samya Sada

R.A 002201300120

Thaina Assis

R.A 002201300137

Thaysa Pereira        

R.A 002201301929

        

RECURSOS HÍDRICOS E GESTÃO DE BACIAS:

Águas de Chuva para Abastecimento

Trabalho bimestral apresentado à Universidade São Francisco, na disciplina de “Recursos Hídricos e Gestão de Bacias” realizado sob orientação da
Profª Ms. Cristina das Graças Fassina.

Itatiba

2015

RESUMO

A utilização da água de maneira mal planejada vem causando sérios problemas de abastecimento. A antiga crença de que a água é um recurso infinito unida à problemática natural da diminuição das precipitações, podem incorrer na seca total dos reservatórios que abastecem a população. Apesar da maior parte do planeta ser constituída por água, apenas uma pequena porcentagem é utilizável, e essa pequena parte ainda é mal distribuída.

Em vista desses fatos, a melhor solução é a reutilização de águas provenientes da chuva, pois, em um exemplo doméstico, cada cidadão poderá obter o abastecimento individual para sua casa, gerando economia de água e de dinheiro. Além disso, a urbanização e a falta de área permeável nas cidades causam enchentes, e a captação e armazenamento das águas da chuva também será uma solução para esse problema.

Após pesquisar os diferentes modos de reutilização das águas de chuva no setor doméstico, verificou-se que a melhor solução, tecnicamente correta, é a cisterna. A cisterna consiste em um esquema de reservatório subterrâneo, que filtra e deixa a água utilizável novamente para fins que não o consumo humano, mas para atividades domésticas em geral.

Conclui-se que o investimento aplicado é válido, pois além de ajudar o meio ambiente (redução no volume de água potável consumido), a reutilização da água retorna o valor investido em pouco tempo, já que a economia financeira também é significativa.

PALAVRAS-CHAVES: Crise hídrica – água da chuva – reutilização – abastecimento.

SUMÁRIO

1.        ÁGUA NO MUNDO        8

1.1.        ÁGUA NO BRASIL        9

1.1.1 DISTRIBUIÇÃO        9

2.        CRISE HÍDRICA NO BRASIL        10

3.        SOLUÇÃO: REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA        12

3.1.        TIPOS DE REUTILIZAÇÃO NO SETOR DOMÉSTICO        12

3.1.1 CISTERNAS: A melhor solução para o aproveitamento de água de chuva        13

I.        Aplicações da água da cisterna oriundas de águas pluviais:        14

II.        Qual o valor de um Sistema de Aproveitamento de Água da Chuva?        14

III.        Quanto tempo leva o retorno sobre o investimento?        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17


INTRODUÇÃO

A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. De acordo com os números apresentados pela ONU - Organização das Nações Unidas - fica claro que controlar o uso da água significa deter poder. As diferenças registradas entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento chocam e evidenciam que a crise mundial dos recursos hídricos está diretamente ligada às desigualdades sociais. Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. A irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vai para a indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico. Um bilhão e 200 milhões de pessoas (35% da população mundial) não têm acesso a água tratada. Um bilhão e 800 milhões de pessoas (43% da população mundial) não contam com serviços adequados de saneamento básico. Diante desses dados, temos a triste constatação de que dez milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças intestinais transmitidas pela água. Vivemos num mundo em que a água se torna um desafio cada vez maior. A cada ano, mais 80 milhões de pessoas clamam por seu direito aos recursos hídricos da Terra. Infelizmente, quase todos os 3 bilhões (ou mais) de habitantes que devem ser adicionados à população mundial no próximo meio século nascerão em países que já sofrem de escassez de água.

Além do crescimento populacional, a urbanização e a industrialização também ampliam a demanda pelo produto. Conforme a população rural, tradicionalmente dependente do poço da aldeia, muda-se para prédios residenciais urbanos com água encanada, o consumo de água residencial pode facilmente triplicar. A industrialização consome ainda mais água que a urbanização. A afluência (concentração populacional), também, gera demanda adicional, à medida que as pessoas ascendem na cadeia alimentícia e passam a consumir mais carne bovina, suína, aves, ovos e laticínios, consomem mais grãos. Se os governos dos países carentes de água não adotarem medidas urgentes para estabilizar a população e elevar a produtividade hídrica, a escassez de água em pouco tempo se transformará em falta de alimentos. Estes governos não podem mais separar a política populacional do abastecimento de água. Da mesma forma que o mundo voltou-se à elevação da produtividade da terra há meio século, quando as fronteiras agrícolas desapareceram, agora também deve voltar-se à elevação da produtividade hídrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (421 Kb)   docx (733.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com