TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO PROJETO DE UMA MESA ADAPTÁVEL PARA USO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL KINDER

Por:   •  6/9/2014  •  2.619 Palavras (11 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 11

1. Introdução

O desenvolvimento de um produto que permita o aumento de autonomia e independência de pessoas portadoras de deficiências múltiplas em atividades de ensino, lazer ou alimentação é um dos caminhos para a inclusão social. A tecnologia assistiva é uma área do conhecimento, de características interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que dão mais autonomia, independência e qualidade de vida a pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida. O projeto a seguir tem como objetivo desenho de uma mesa adaptável para utilidades diversas a instituição Kinder.

Projeto: Mesa Adaptável

2. Problematização

As pessoas com deficiência por um longo tempo foram colocadas a margem da sociedade. No cenário, por vezes, foram consideradas como um problema e de várias maneiras foram isoladas e em tempos mais antigos até mesmo eliminadas. No entanto, vale ressaltar, que conforme colocado por CAMBIAGHI (2007, p. 23) o modo como a deficiência é encarada está intimamente relacionado ao processo histórico de cada período e reflete o contexto no qual está inserida. Nesse contexto, o design constitui uma ferramenta importante, em função da consistência de metodologias que em geral são caracterizadas por abordagens na base de identificação das necessidades inseparáveis a cada demanda (ou problema) de projeto e buscam um profundo entendimento das particularidades de cada caso.

Apresentaremos nesse estudo o desenho de uma mesa adaptável para utilidades diversas a instituição Kinder.

3. Fase Analítica

3.1 Análises Denotativa / Conotativa

Segundo Meurer e Szabluk (2012), a análise denotativa constitui-se na busca dos significados do termo, já análise conotativa envolve a busca por simbologia ou significados ampliados que representem o termo, influenciados pela cultura.

Sendo assim, a análise denotativa de mesa segundo o dicionário online de português 2013, Móvel, em geral de madeira, forrado por uma tábua horizontalmente assentada em um ou mais pés. Já a denotação de adaptável segundo o dicionário online de português 2013, Que se adapta com facilidade; particularidade daquilo que se pode adaptar ou consegue ser adaptado.

A análise conotativa de mesa é apoio, tampo e já a conotação de adaptável é ajustável, acomodável,e amoldável.

3.2 Análises Diacrônica

Segundo BONSIEPE (1986) a análise diacrônica é a coleção de material histórico para demostrar a evolução e as mutações sofridas por um determinado produto no transcurso do tempo. A partir da figura X foram analisados os aspectos relacionados ao uso da mesa ao longo do tempo.

Figura 3: Análise diacrônica.

A partir da análise das mudanças funcionais e estéticas ao longo do tempo das mesas, nota-se pouca diferença estética, que podem ser destacadas pelas suas formas e materiais, mesmo na pré história, na ausência de movéis e objetos eram necessários algum meio de apoio para a ajuda de tarefas, com o passar do tempo e a evolução do ser humano, onde passam a viver em civilização, ocorreu um salto histórico quanto a evolução desses objetos.

Usualmente continua com a mesma estrutura, formada pelos pés, estrutura do tampo, tampo e em algumas gavetas, característica na qual não é tão presente nos dias de hoje.

Aponta-se grande diferença no fator estético, no seculo XIV a um exagero com em formas esculpidas em madeira por artesões, característica que segue por alguns séculos, o excesso de cores vibrantes e a superfície desenhada que ao decorrer do tempo acaba se perdendo. No século XV, XVI e XVII ainda se mostra com aspecto forte nas formas dos pés, ainda esculpidas em madeira maciça com o peso elevado, além de detalhes em relevo.

A partir do séc XVIII e no século XIX percebe formas mais simples, menos detalhes tendo aspectos mais leves. No século XX começam a aparecer mesas de os mais diversos materiais, e o tampo de vidro se torna cada vez mais comum com forma simples e geometrizada, seguindo no século XXI caracterizada pelo design cada vez mais presente no mercado. Levando em consideração os tampos de mesa utilizados na kinder, analisa-se itens que sejam correspondentes a função e valores dispostos pela escola.

3.3 Análises Sincrônica

Para BONSIEPE (1986) a análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com