TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DA AULA PRATICA DE TOPOGRAFIA

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 4

Prof. Orientador:                                              Data da Prática: 26/02/2019 Componente (s)                                        Matrícula                Turma

________________________________        _______________        ______________

________________________________        _______________        ______________

________________________________        _______________        ______________

________________________________        _______________        ______________

________________________________        _______________        ______________

Topografia - Prática 2

Titulo: Triangulação com uso de trena.

Definição: Levantamento de pontos localizados no plano horizontal, apoiados em triângulos, utilizando trena para distâncias entre os pontos e balizas para garantir o alinhamento das  medições.

Objetivo: Este processo tem por objetivo obter medidas, de forma estruturada, para realizar desenho com precisão dentro de parâmetros aceitáveis.

Equipamentos e materiais utilizados por grupo: Trena de fibra com 20 m, 3 balizas, caderneta de campo (ou caderno), 3 piquetes (2,5 x 2,5 x 15 cm) e 1 marreta.

Procedimento:

  1. Marcar o centro dos piquetes.
  2. Implantar três piquetes no solo (local ao ar livre, pode ser um gramado) com distância aproximada de 80 passos uns dos outros, próximos aos detalhes a serem levantados (quinas de paredes, guias, cercas, etc.). Caso o piso seja concretado, utilizar pintura dos pontos do triângulo.
  3. Realiza-se as medições entre os piquetes ou pontos do triângulo, da mesma forma utilizada na Prática 1.
  4. Medir as distâncias entre cada detalhe até dois pontos baseados no triângulo principal, de tal forma que configurem novos triângulos secundários. Levantar 8 pontos de detalhes.
  5. Montar, na caderneta de campo, um croquis com as dimensões obtidas em campo. Conforme o exemplo abaixo:

[pic 2]

Resultados: Realizar o desenho, à lápis, em escala 1:100, utilizando compasso para definir cada triângulo. Posteriormente, poderá ser utilizado o programa AutoCAD.

Este trabalho não permite descobrir quais erros foram cometidos, por esta razão, as medições deverão ser realizadas em duplicatas para uma confirmação.

Descrever suas análises a cerca dos resultados alcançados e considerações finais

  Levantamento topográfico por triangulação é desenvolver todas as operações de medidas de campo, indispensáveis para a determinação da posição relativa dos pontos que compõem a área de estudo. Através de distâncias horizontais, verticais e inclinadas com instrumental adequado a precisão à exatidão pretendida, no caso a trena, implanta e materializa pontos de apoio no terreno determinando suas coordenadas topográficas. A decomposição em triângulos ou triangulação é utilizada em levantamento de pequenas áreas, com medidas exclusivamente lineares e amarrações de detalhes naturais e artificiais. Consiste em decompor com o auxílio de um ou mais pontos instalados no interior da poligonal(piquetes), em triângulos a área a ser levantada, medindo-se os lados de cada triângulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (272.5 Kb)   docx (306.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com