TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE JAR TEST

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  1.255 Visualizações

Página 1 de 5

OBJETIVO

  A prática desenvolvida no laboratório, pela matéria de Química aplicada, ministrada pela Prof. Flaviana , teve como objetivo realizarmos um experimento de Jar Test, na qual estava relacionada ao assunto de tratamento de água. No experimento apresentado neste relatório determinaremos o Ph ótimo para floculação, a quantidade de sulfato de alumínio e de hidróxido de cálcio a ser adicionando em cada frasco, assim depois de algumas etapas determinaremos qual frasco apresentou o melhor resultado. Utilizando-se de métodos manuais e aparelhos para a realização do procedimento de Jar Test, que têm por finalidade a simulação das condições de uma estação de tratamento de água, ou seja, a mistura rápida, mistura lenta e a decantação em seus respectivos tempos

INTRODUÇÃO

   O aparelho Jar-Test é um equipamento de laboratório utilizado no ensaio de floculação, processo utilizado nas estações de tratamento de água e que faz as partículas finas de areia e argila presentes na água se juntarem, formando partículas maiores, facilitando sua purificação. A finalidade do ensaio de floculação, feito pelo Jar-Test é determinar as dosagens ótimas dos reagentes (sulfato de alumí nio, soda e polieletrólito) e determinar o pH ótimo de floculação. A determinação das dosagens ótimas é feita por tentativa e comparação, análises feitas através do Jar-test que permite a execução de até 6 ensaios simultâneos. 

   A amostra de água utilizada, chamada de água bruta deve ser recolhida na caixa de chegada após a pré-cloração e antes do ponto de aplicação dos reagentes floculantes. O a parelho Jar-Test possui número de até 6 provas, cada prova tendo até 2 litros, dependendo do modelo do equipamento, além de possibilitar ao usuário o controle digital de velocidade. Para atingir os efeitos esperados, recomenda -se que a agitação inicial seja intensa, o que propicia uma mistura rápida entre os reagentes para que se abrevie o início de formação dos flocos . Logo a seguir, a velocidade deve ser moderada para boa constituição dos flocos e agregação das impureza.

MATERIAIS UTILIZADOS

- Aparelho de jar test;

- pHmetro;

- Turbidimetro;

- Agitador Magnético;

- Vidraria;

- E matérias diversos de laboratório

RESULTADOS E DISCUSÕES

   Neste procedimento, cujo o objetivo primordial foi determinar qual frasco teve o melhor resultado, de acordo com alguns parâmetros como; Boa coagulação, tamanho dos flocos, boa sedimentação e aspecto final.

Procedimento prévio da etapa 1 -  O procedimento se inicia adicionando 2000 ml de água bruta em cada um dos 6 frascos, depois desse processo acrescentamos 40ml de solução de sulfato de alumínio calculado (ci*vi=cf*vf) para que a concentração seja 20ppm (1000*vi=20*2000) em todos os frascos. Após foi instalado o pHmetro para que o mesmo forneca a medida de forma continua. A seguir goteja-se lentamente com uma bureta, a solução de hidróxido de cálcio. Mantendo o conjunto sobre um agitador magnético na menor rotação, observando a variação do Ph. Primeiro anota-se o valor consumido “v” de hidróxido de cálcio quando o pH for 5,4. Continua-se o gotejamento ate que o pH atinja o valor de 6,4, onde anotamos o valor de “V” consumido de hidróxido de cálcio.

Utilizamos a seguinte formula para determinar o incremento Δ em cada frasco:

Δ = ( V-v) /5

Δ = (5,2-0,80)/5= 0,88

Preparação do ensaio :

 

   O ensaio inicia adicionando 2000 ml de água bruta em cada um dos 6 frascos, depois desse processo acrescentamos 40ml de solução de sulfato de alumínio calculado para que a concentração seja 20ppm em todos os frascos.

 Depois desse processo adicionamos o hidróxido de cálcio, conforme a tabela a seguir:

Número do frasco

       1

     2

      3

      4

       5

       6

Volume em mL

       V

      0,8

     v+ Δ

    1,68

    v+2 Δ

      2,56

    v+3 Δ

     3,44

   v+4 Δ

   4,32

       V

       5,2

Com a adição da solução, percebemos o processo de coagulação, que é a desestabilização das partículas coloidais dispersas na solução e a respectiva agregação pela adição de algum agente, no caso sulfato de alumínio. Têm início no instante em que são adicionados os agentes coagulantes à água e dura apenas alguns segundos. Consiste numa série de reações físicas e químicas entre coagulantes, superfícies de partículas, substâncias presentes na água, principalmente as que geram alcalinidade (OH ⁻, CO₃²⁻, HCO₃⁻) e com as moléculas de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (216.6 Kb)   docx (553.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com