TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA RENDIMENTO DE UM VENTILADOR

Por:   •  30/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE TECNOLOGIA – ITEC

FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA – FEM

GLEIDSON SILVA FIGUEIREDO (201502140038)

JULLYANE MILENA SILVA DE FIGUEIREDO (201502140048)

KAMILA DA SILVA POMPEU (201502140071)

MYLENA SAMANTHA FERREIRA MENDES (201502140060)

RENAN FELIPE DOS SANTOS CARMO (201502140079)

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA – RENDIMENTO DE UM VENTILADOR

Instrumentação em Termociências

Belém - PA

2018


GLEIDSON SILVA FIGUEIREDO (201502140038)

JULLYANE MILENA SILVA DE FIGUEIREDO (201502140048)

KAMILA DA SILVA POMPEU (201502140071)

MYLENA SAMANTHA FERREIRA MENDES (201502140060)

RENAN FELIPE DOS SANTOS CARMO (201502140079)

RELATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO EM TERMOCIÊNCIAS

Rendimento de um ventilador

[pic 2]

[pic 3]

Belém -  PA

2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVOS        

3.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

4.        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        

5.        RESULTADOS E DISCUSSÕES

6.        CONCLUSÕES

7.            REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


  1. INTRODUÇÃO

Ventiladores são estruturas mecânicas utilizadas para converter energia mecânica de rotação, aplicada em seus eixos, em aumento de pressão do ar. A ventilação geral é um dos métodos disponíveis para controle de um ambiente ocupacional. Consiste em movimentar o ar num ambiente através de exaustores ou ventiladores; também chamada ventilação mecânica. Atualmente, nas grandes indústrias, se faz necessário a seleção de ventiladores e bombas eficientes para serem utilizadas nas mais diversas áreas. O rendimento de um ventilador é a capacidade deste de transformar uma dada quantidade de energia proveniente da reação que o alimenta em energia mecânica, isto é, a quantidade de energia que o ventilador absorve comparada a energia que é aproveitada. O rendimento mostra que uma parte da energia entregue ao motor está sendo convertida em outra forma de energia, geralmente não desejada, como, por exemplo, energia térmica e energia sonora. A característica do rendimento do motor pode variar de acordo com o fabricante, com o tempo de uso do motor e com o nível de manutenção a ele dispensado.

As curvas características de um ventilador expressam o seu desempenho para uma dada massa específica do ar. Para uma dada rotação, são efetuadas determinações de Peixo, e Q, para diversas posições da válvula. Essas curvas são obtidas através de análises experimentais que permitem relacionar a eficiência da máquina com a sua potência. No presente trabalho, encontra-se definida de maneira experimental, a obtenção da curva de potência de um ventilador radial acoplado a um duto de ar, com intuito de comparar os resultados obtidos com as informações contidas na literatura.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo geral

  • Consolidar o conceito de rendimento de motor
  1. Objetivos específicos

  • Aplicar a equação de Bernoulli para encontrar a medida de velocidade e vazão médias
  • Determinar a curva de potência de um ventilador

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 Determinação do perfil de velocidades e cálculo da velocidade média de escoamento

3.2 Condição de não deslizamento

Em mecânica dos fluidos se dá o nome de condição de não-deslizamento a capacidade do fluido “grudar-se” a sua vizinhança sólida, por exemplo, um fluido ao escoar-se por uma tubulação qualquer, a velocidade absoluta do fluido em um ponto interior a tubulação e em         contato com a superfície é nula e a medida que caminha-se para o centro da tubulação cilíndrica, tem-se um aumento da velocidade absoluta. Sendo assim, o perfil de velocidades no interior de uma tubulação é semelhante à ilustração a seguir.

[pic 4]

Figura 1

3.3 Determinação da velocidade média de escoamento

        Permite obter a velocidade de uma dada corrente de um escoamento a partir da medição de duas pressões: estática e de estagnação, relativo à medição de pressões [SMITH SCHNEIDER, 2003]. A diferença entre essas duas pressões é chamada de pressão dinâmica, e o processo de medição é apresentado na figura que segue.

[pic 5]

Figura 2

A velocidade do fluido é obtida pela equação pela da lei de conservação da massa e da energia. A lei da conservação da massa aplicada a dois pontos 1 e 2 de uma linha de corrente resulta em:

m = ρ1V1 A1 = ρ 2V2 A2

As grandezas V e A referem-se à velocidade média do escoamento e à área da seção normal ao mesmo escoamento, nas posições de uma linha de corrente. A equação anterior pode ser reescrita para a velocidade V1 como segue:

[pic 6]

A lei da conservação da energia para escoamentos permanentes, incompressíveis adiabáticos e sem atrito é dada pela equação de Bernoulli. Introduzindo o resultado a última equação, a expressão para a velocidade em um escoamento é dada por:

[pic 7]

onde p0 é a pressão de estagnação no ponto 2, p é a pressão estática ou termodinâmica medida na superfície do tubo. A medição com o mesmo princípio do Tudo de Pitot é efetuada com a Sonda de Prandtl, que tem várias tomadas de pressão estática ao longo da superfície lateral da sonda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (327.5 Kb)   docx (98.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com