TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.758 Palavras (16 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 16

FÁBIO DE ARGÔLO DE BRITO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

 

Camaçari - Bahia

                2016

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

 

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Metropolitana de Camaçari.

Orientador: Prof. Linaldo Santos Bezerra

Camaçari - Bahia

2016.1


SUMÁRIO

CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO        1

1        INTRODUÇÃO        2

2        APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        3

2.1        SERVIÇOS PRESTADOS        3

2.1.1        MANUTENÇÃO: PREVENTIVA E CORRETIVA        3

2.1.2        TESTE ONLINE:        4

2.1.3        OUTROS SERVIÇOS:        5

2.2        IDENTIDADE ORGANIZACIONAL        6

2.2.1        MISSÃO        6

2.2.2        VISÃO        6

2.2.3        VALORES        6

2.2.4        LOCALIZAÇÃO        6

3        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO        6

3.1        ELABORAR ORÇAMENTOS/PROPOSTAS TÉCNICAS/COMERCIAIS DE MANUTENÇÃO EM VÁLVULAS INDUSTRIAIS PARA GRANDES EMPRESAS        6

3.2        ANALISAR O DETALHAMENTO DOS SERVIÇOS DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS (VÁLVULAS) JUNTO AO ORÇAMENTO / PROPOSTA CONFRONTANDO PREÇO COM SERVIÇOS, PROCEDIMENTOS ESPECIAIS, FORNECIMENTO DE SOBRESSALENTES        8

3.3        ADMINISTRAR FISCAL/FINANCEIRO DE CONTRATOS PETROBRAS, ENVOLVENDO ÁREA TÉCNICA/ENGENHARIA, FINANCEIRA, NOTAS FISCAIS, FATURAMENTO, REAJUSTE DE PREÇOS, NEGOCIAÇÕES DE INADIMPLÊNCIAS, ADICIONAIS DE VALORES, EMISSÃO DE RELATÓRIOS GERENCIAIS E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE ACOMPANHAMENTO, BEM COMO NEGOCIAÇÕES VISANDO ATENDER AS NECESSIDADES DOS CONTRATOS        9

3.4        ELABORAR E ACOMPANHAR AS ROTINAS DE MEDIÇÕES BEM COMO O CONTROLE ORÇAMENTÁRIO DOS CONTRATOS, ATENDENDO AS EXIGÊNCIAS REQUERIDAS E OS PRAZOS ESTABELECIDOS EM CONTATO COM O SETOR DE FISCALIZAÇÃO PARA EMISSÃO DE RELATÓRIOS DE MEDIÇÃO E DOCUMENTOS DE FATURAMENTO        11

4        CONCLUSÃO        14

5        REFERÊNCIAS        15

6        ANEXOS        16


CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

Estagiário: Fábio de Argôlo de Brito

        

Matrícula: 031110145

Curso: Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação        

Turma: 2016.1

Empresa Concedente do Estágio: Serventec Comércio, Indústria e Serviços de Manutenção Industrial Ltda.

Ramo da Atividade: Empresa de prestação de serviços especializada no ramo de manutenção em válvulas industriais de bloqueio e processo, válvulas de segurança e alívio, pressão e vácuo, piloto operada, controle, on-off, válvulas de alta pressão (HP), válvulas de super alta pressão (SHP) além de atuadores elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Localização: Rua Joaquim Nabuco, nº 36, Garcia d’Ávila, Dias d’Ávila, Bahia – CEP 42.850-000.

Período de Estágio: 01/12/2015 a 30/05/2016.

Carga Horária Realizada: 760 horas.

Professor Orientador: Linaldo Santos Bezerra.

Supervisor do Estágio: José Tadeu Feijó.


  1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado constitui uma exigência da Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 [1]. O estágio é indispensável à formação profissional com a finalidade de adequar o discente às perspectivas do mercado de trabalho, proporcionando ao estagiário a oportunidade de aliar a teoria adquirira no meio acadêmico ao trabalho produtivo.

A inserção de um discente no ambiente laboral está entre uma das formas mais eficazes de consolidação de conhecimentos teóricos adquiridos no ambiente acadêmico. O cotidiano de trabalho assistido em uma empresa agrega valor ao aluno no que refere-se a conhecimentos práticos que, em conjunto com a teoria estudada anteriormente, proporciona uma curva de aprendizagem exponencial, tornando o futuro profissional apto aos desafios do mercado de trabalho.

Durante este período, o estagiário tem a chance de apreciar a política da empresa, desenvolver contatos e transitar entre departamentos, assim como estabelecer relacionamento interpessoal e permitir a empresa conhecer-lhe.

O estágio supervisionado tem como finalidade proporcionar ao estagiário a complementação do conhecimento teórico adquirido através de aplicações práticas, aperfeiçoamento técnico-científico e de relacionamento interpessoal. Em consequência ao convívio e a recíproca confiança contraída expandem-se as probabilidades de contratação após a conclusão do curso.

O aludido estágio teve como objetivos, complementação da formação do discente, proporcionando uma experiência acadêmico-laboral por meio de vivências nos campos práticos do engenheiro de controle e automação, além de constituir vínculos entre teoria e prática profissional, refletindo sua aprendizagem com ponderações sobre o trabalho cotidiano do engenheiro de controle e automação na área industrial, aprimorando assim habilidades técnico-científicas necessárias ao exercício da função, consolidar a integração do estagiário com a sociopolítica e profissional e avigorar os aspectos inerentes ao exercício da engenharia, principalmente no ambiente industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (276.9 Kb)   docx (339.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com