TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  29/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.520 Palavras (15 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
DE BARÃO DE COCAIS
[pic 1]

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

RENATO PERPÉTUO RODRIGUES        

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Barão de Cocais

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

1.1 Justificativa        8

1.2 Objetivos        7

1.2.1 Objetivo Geral        7

1.2.2 Objetivos Específicos        7

2 PERFIL DA EMPRESA        8

2.1 Missão        9

2.2 Visão        9

2.3 Valores        9

2.4 Principais atividades        10

3 DESENVOLVIMENTO        11

3.1 Serviços de rotina e serviços periódicos        11

3.2 Tipos de manutenção        12

3.3 Planejamento programação e controle        12

3.4 Manutenção corretiva        14

3.5 Manutenção preventiva        15

3.6 Manutenção Preditiva        17

4 CONCLUSÃO        18


1 INTRODUÇÃO

A manutenção acompanha o desenvolvimento desde o início da mecanização.

Com a implantação da produção em série, as fábricas passaram a estabelecer programas mínimos de produção. Devido a necessidade dos primeiros reparos foram criadas equipes que pudessem efetuar reparo em máquinas operatrizes no menor tempo possível, o objetivo básico era a correção das falhas, hoje conhecida como Manutenção Corretiva.

 Com a necessidade de aumento de rapidez de produção, a indústria passou a se preocupar, não só em corrigir falhas, mas evitar que elas ocorressem, passou-se a desenvolver o processo de Manutenção Preventiva de avarias.

Este relatorio apresenta a história da empresa Vale S.A e seus diversos setores de investimentos, em sequencia  descreve as atividades realizadas na área de manutenção de equipamentos, e finalmente os trabalhos desenvolvidos pelo estagiário durante o período.

1.1 Justificativa

O Estágio se justifica por ser uma atividade de formação complementar que propicia o aluno a consolidar a teoria adquirida, com o desempenho prático nas organizações, possibilitando o reconhecimento e atualização dos conteúdos disciplinares.  

A manutenção se tornou hoje umas das áreas mais importantes dentro das organizações e sabendo dessa importância o estágio na área permitirá um acompanhamento mais próximo e conhecimento avançado de como ocorre todo o planejamento e processo da gestão na manutenção.

 O referido tema foi escolhido baseado na vivencia profissional do aluno na empresa VALE S.A, o mesmo consegui identificar a aplicabilidade de algumas disciplinas que compõem a grade curricular do curso de Engenharia de Produção, são elas: Teoria  Geral da Administração, Desenho Técnico e Geometria Descritiva, Planejamento e Controle da Produção I e II, Ergonomia aplicada a Engenharia de Produção, Processos de Produção, Pesquisa Operacional I e II, Eletrotécnica, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Metrologia e Ensaios e Manutenção e Confiabilidade.

 1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo Geral

Acompanhar o processo de gestão da manutenção corretiva e preventiva em elementos/componentes mecânicos, hidráulicos e pneumáticos de maquinas, equipamentos e instalações visando contribuir para a continuidade e a disponibilidade de produção.

1.2.2 Objetivos Específicos

  • Elaborar relatórios de acompanhamento e controle de lubrificação, combustível, materiais, etc.;
  • Executar serviços de manutenção corretiva emergencial através de diagnósticos e reparos imediatos, mantendo a qualidade e a confiabilidade do resultado;
  • Atualizar sistema de informatizado de controle de manutenção;
  • Executar manutenção corretiva e preventiva em equipamentos, visando contribuir para a continuidade e a disponibilidade de produção dos mesmos;
  • Executar, manter e orientar a limpeza e conservação das instalações e equipamentos.

2 PERFIL DA EMPRESA

Com mais de 70 anos de história, a Vale é uma das maiores empresas privadas do Brasil. Além de ser umas da líder no segmento de mineração, no país, mantém importantes operações nas áreas de Logística, Energia e Siderurgia.

A Vale nasceu no Brasil, em 1942, em Minas Gerais, na cidade de Itabira. A sede global dos negócios fica no Rio de Janeiro. Os metais ferrosos (minério de ferro e pelotas), que respondem pela maior parte da receita operacional, são os carros-chefes da produção no país.

A eficiência das operações tem atraído cada vez mais a admiração dos brasileiros. Pelo quinto ano consecutivo, a Vale foi apontada, em tradicional pesquisa na área de carreira, como uma das 10 primeiras empresas dos sonhos dos jovens entre 17 e 26 anos.

No Brasil, a Vale conta com quatro grandes sistemas produtivos: Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Juntos, eles reúnem um conjunto de minas, usinas de beneficiamento e pelotizadoras que produzem uma grande diversidade de minérios, como minério de ferro, pelotas, manganês e cobre.

Ela tem presença em 14 estados brasileiros que são:  Pará, Maranhão, Ceará, Sergipe, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No Pará, está localizada a maior das operações no Brasil e no mundo: o Complexo Minerador de Carajás. A unidade é responsável pela produção do minério de ferro de maior qualidade do planeta.

Atualmente, a Vale é líder no fornecimento e serviços de logística no Brasil e a maior exportadora de produtos para o exterior. Tem uma ampla rede, formada por ferrovias, portos e terminais marítimos. Essa infraestrutura, é responsável por fazer o escoamento de toda a produção das unidades operacionais para os cinco continentes, sendo um diferencial competitivo da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com