TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ANALÍTICO DA DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Por:   •  26/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  29.629 Palavras (119 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 119

[pic 1]

 Universidade Federal do Oeste Do Pará

Instituto de Ciências da Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestrado Acadêmico em Educação

RELATÓRIO ANALÍTICO DA DISCIPLINA

PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Núbia dos Santos Oliveira

Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de conceito e aprovação na Disciplina Pesquisa em Educação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), sob a responsabilidade do Prof. Dr. Luiz Percival Leme Brito.

Santarém – PA

2018

INTRODUÇÃO

Trata o presente relatório analítico de uma narrativa aprofundada acerca das aulas realizadas no âmbito da disciplina Pesquisa em Educação, ministrada pelo Prof. Dr.  Luiz Percival Leme Britto, como disciplina obrigatória para o 1º semestre do Mestrado Acadêmico em Educação/PPGE/UFOPA, para a turma ingressante em 2018. O mesmo objetiva a exposição detalhada das considerações, debates, análises dos textos de estudos, com observações pertinentes aos pontos de convergência entre eles, que foram abordados e discutidos ao longo da realização da disciplina, no período de 21 de março a 27 de junho de 2018.

O mesmo está estruturado a partir de cada unidade de ensino, por entendermos que tal formato melhor se adequa aos objetivos propostos, tanto para as análises dos textos de estudo, quanto do próprio trabalho desenvolvido em sala de aula pelo docente.

Considerando a riqueza das discussões ocorridas em sala, as indagações respondidas durante o estudo e discussão dos textos, julgamos ser de extrema importância o aprofundamento e detalhamento do presente relatório, haja vista que todas as reflexões oriundas do curso foram e são de grande relevância para a formação acadêmica e profissional dos mestrandos e, futuramente dos novos profissionais que estarão sendo formados e lapidados durante os 2 anos de vivência no mestrado em educação da Ufopa. Por esta razão, a opção por um relatório com nível de detalhamento mais robusto, e, portanto, um pouco mais extenso, justifica-se pela importância dada aos conceitos, conteúdos, análises, ponderações e argumentações feitas pelo Prof. Dr. Percival Britto, as quais contribuíram de maneira singular para a compreensão da nossa missão enquanto estudantes de pós-graduação.

Importante observar que, com relação aos objetivos propostos para a disciplina em questão, as contribuições compartilhadas pelo professor foram de grande impacto em nosso aprendizado, uma vez que trouxe novas perspectivas para olhar o campo da pesquisa em educação sob um novo prisma, de cunho bastante agregador e, por que não dizer, inovador também, considerando o nível de aprendizado em conhecimento que trouxemos da graduação.

Outro aspecto digno de nota, o qual foi tratado durante o curso, diz respeito aos princípios de ética e conduta científica, os quais foram trabalhados na unidade 2 da disciplina. Os textos e conteúdos trazidos para a discussão serviram de alicerce e guia para a construção de nossos projetos de pesquisa, que após a realização da disciplina certamente terão novas proposições e formatações, no sentido de que o mesmo esteja em consonância com os princípios das boas condutas científicas, bem como a realização do próprio trabalho de campo a ser conduzido em breve.

Para a unidade 3, ao se trabalhar as questões de teoria e método na pesquisa em educação, uma ressalva feita pela autora Alves-Mazzotti e que deve ser um constante exercício de reflexão em nossa missão enquanto pesquisadores, diz respeito à nossa responsabilidade diante de todos os aspectos apontados por ela no que tange aos processos de produção das pesquisas, a qual não pode ser minimizada, sendo que não podemos abrir mão de estarmos compromissados com a produção de conhecimento confiável, pois somente dessa maneira estaremos contribuindo, tanto com o desenvolvimento de instrumental teórico no campo da educação, quanto na busca pelo rigor e relevância das pesquisas, que também se configura como uma meta política, e não somente científica.

Ao tratar sobre a caracterização, possibilidades e exigências da pesquisa qualitativa em educação, a partir das abordagens presentes nos textos de Menga Ludke e Marli André, Alves-Mazzotti e Lígia Martins, pode-se perceber a preocupação das pesquisadoras com a falta de rigor nas pesquisas em educação, centrando-se na questão da transferibilidade dos conhecimentos produzidos e aplicabilidade na área da educação, e alertam para nossa responsabilidade enquanto pesquisadores com a produção do conhecimento, primando sempre pela busca do rigor nas pesquisas que a nós compete.

Na unidade 5, a partir dos textos de estudo de Marli André e Alves-Mazzotti, foi possível adentrar mais profundamente nas abordagens sobre o estudo de caso na educação, definição, suas características fundamentais, além de ver o assunto sob outra ótica, como nos casos onde seu uso se dá de forma indiscriminada, discutindo-se critérios de sua aplicabilidade ou não no campo da educação.

Para a unidade 6, foram discutidos a caracterização e problematização da pesquisa-ação, pesquisa-intervenção e pesquisa-participante, seu quadro conceitual, diferenciações e aproximações, a partir dos textos de Carlos Rodrigues Brandão, Maria Amélia Franco e Michel Thiollent, por meio dos quais foi possível traçar as possibilidades de aplicação dessas metodologias, bem como a compreensão das possibilidades que a pesquisa-ação nos fornece na produção de conhecimentos no/com/para o professor protagonista, como assim denomina Franco (2016), de modo que todas os textos desta unidade apresentam-nos uma postura epistemológica, ou seja, uma forma de compreender o mundo e a realidade, de modo que se atue para produzir conhecimento sobre essa realidade.

Muito interessante a temática trazida para unidade 7, cujo teor abordava as contraposições e complementaridades da perspectiva qualitativa x perspectiva quantitativa, tomando como ponto de partida as discussões trazidas por Alceu Ferraro e Bernadete Gatti, a partir dos quais foi possível compreender o nome epistemológico correto para esse tipo de abordagem, qual seja, a pesquisa focal ou pontual.

Para a última unidade de estudo, discutiu-se sobre a produção dos dados em pesquisas educacionais, na qual pode-se ter clareza quanto a atenção necessária na qualidade dos dados da pesquisa, sendo primordial ter certeza sobre os tipos de dados que se deseja produzir para que se possa ter clareza do caminho que se pretende trilhar para que se consiga produzir uma pesquisa com qualidade e confiabilidade no que se refere à transferibilidade dos conhecimentos produzidos por esta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (197.7 Kb)   pdf (807.5 Kb)   docx (920.2 Kb)  
Continuar por mais 118 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com