TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE UNIDADE DE ALVENARIA ESTRUTURAL

Por:   •  18/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

9A NOTURNO

RELATÓRIO DE PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE UNIDADE DE ALVENARIA ESTRUTURAL

NATAL – RN

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO .......................................................................................... 4
  2. SELEÇÃO E PREPARO DA MATÉRIA PRIMA ....................................... 4

2.1 ALVENARIA ESTRUTURAL CONCRETO ................................................ 4

2.2 ALVENARIA ESTRUTURAL CERÂMICA ................................................. 5

  1. PROCESSO DE FABRICAÇÃO ............................................................... 5

3.1 ALVENARIA ESTRUTURAL CONCRETO .............................................. 5

3.2 ALVENARIA ESTRUTURAL CERÂMICA ................................................. 6

  1. TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO: TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS ..... 7
  2. PROCESSO DE CURA DAS UNIDADES ............................................... 8

5.1 ALVENARIA ESTRUTURAL CONCRETO .............................................. 8

5.2 ALVENARIA ESTRUTURAL CERÂMICA ................................................ 9

  1. ESTOCAGEM E TRANSPORTE ............................................................ 10
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................... 12
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRFICAS ......................................................... 12


  1. INTRODUÇÃO

É um método de construção em que a estrutura e vedação são executado ao mesmo tempo sem a necessidade de pilares e vigas de concreto armado, sendo empregado por bloco estruturais. Pode ser usado em construção de muros, casas, supermercados, industrias e edifícios.

  1. SELEÇÃO E PREPARO DA MATÉRIA PRIMA

2.1 ALVENARIA ESTRUTURAL CONCRETO:

A fabricação dos blocos estrutural se inicia com o recebimento da matéria – prima, neste caso cimento, areia, pedrisco ou pó de pedra. O cimento, se recebido em sacos deve ser estocado em local livre de intempéries, no caso do cimento recebido em carretas, deve ser guardado em silos metálicos e liberado imediatamente para o uso.

- ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO

A argamassa de assentamento é o elemento de ligação entre as unidades de alvenaria, normalmente constituída de cimento, areia, cal e água. cabe salientar que não é correto utilizar os procedimentos de produção de concreto para produzir argamassas de boa qualidade, pois no concreto o objetivo final é obter maior resistência à compressão (SILVA MARIA, pag 16).

- PREPARO DA MATÉRIA PRIMA

Para fabricação do bloco estrutural utiliza-se cimento, areia, cale água. O cimentos Portland Comum (CP-I), Composto (CP-II) e Alta Resistência Inicial (CPV). Podem ser utilizados ainda outros tipos de cimento, como o Cimento Portland Pozolânico (CPIV) e Alto-Forno (CP-III). Tem a função de propiciar resistência às argamassas, aumentar a aderência, colaborar em sua trabalhabilidade e retenção de água.

Nas argamassas de assentamento é utilizada a cal hidratada com uma porcentagem de componentes ativos (CaO e MgO) superior a 88. A adição de cal à argamassa confere a ela plasticidade, retenção de água, coesão e extensão da aderência.

A areia permite aumentar o rendimento (ou reduzir o custo da argamassa) e diminuir os efeitos prejudiciais do excesso de cimento, atuando como agregado inerte na mistura. As areias grossas aumentam a resistência à compressão da argamassa, enquanto as areias finas reduzem a resistência, porém aumentam a aderência, sendo, portanto, preferíveis em alvenaria estrutural.

2.2 ALVENARIA ESTRUTURAL CERÂMICO:

A matéria prima dos materiais cerâmicos é o barro, o qual pode conter teores variáveis de argila. O barro compõe-se basicamente de: argilominerais, óxidos de ferro, sílica (areia), matéria orgânica, água, carbonatos, sais, álcalis, etc. A forma de argilominerais predominantes pode variar, conforme a sua procedência. Na extração do barro o preparo da matéria prima passa pelo processo de eliminação de impurezas, correção granulométrica e umidificação para melhor qualidade do bloco.

  1. PROCESSO DE FABRICAÇÃO

3.1 ALVENARIA ESTRUTURAL CONCRETO:

Os blocos de concreto são componentes obtidos a partir de uma dosagem racional de cimento, areia, pedrisco, pó de pedra e água. Depois que os agregados são liberados para uso, dá-se início a fabricação do traço, para o preparo do concreto os agregados chegam por esteiras até o misturador, onde será rodado o traço referente à resistência especificada em projeto.

Depois que os elementos chegam no misturador é adicionado água a mistura para dar consistência, essa relação água / cimento, é muito importante para que os blocos quando prensados fiquem com qualidade na aparência e resistência esperada, pois são eles que vão dar sustentabilidade a estrutura do prédio.

3.2 ALVENARIA ESTRUTURAL CERÂMICO:

A fabricação dos blocos cerâmicos consiste em várias etapas ou fases que consiste na seleção das materiais-prima, depois será defino em laboratório do produto que será produzido industrialmente e preparação da matéria-prima. Após definir os materiais começa o processo de britagem e moagem, mistura e umidificação, extrusão, corte e identificação das unidades. Em seguida os blocos são levados ao forno para secagem através da queima no meio do forno em túnel e paletização para expedição.

  1. TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO: TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS

O equipamento básico necessário é uma prensa, facilmente encontrada no mercado. A partir da dosagem racional dos componentes e da disponibilidade do equipamento é possível se obter peças de grande regularidade dimensional e com faces e arestas de bom acabamento. Atualmente, devido a grande demanda por blocos, a produção é industrializada e o processo utiliza diversos equipamentos básicos:

Silos alimentadores de materiais; Dosadores; Esteiras para alimentação dos misturadores; Misturados; Máquinas para a produção dos blocos, Esteira de transporte dos blocos; área para cura; Sistema de embalagem e paletização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (303.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com