TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Por:   •  31/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

[pic 2]

CARLOS ADOLFO DA SILVA MOREIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

        

[pic 3]

Carlos Adolfo da Silva Moreira

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO 

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Eng de Controle e Automação da IES Faculdade Anhanguera de Jacareí, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em Est. Cur. Engenharia.

Coordenador de Curso: (Nome do Coordenador de Curso)

Jacareí

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO        3

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        4

4 DISCUSSÕES        7

5 REFERÊNCIAS        8

1 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em campo tem como objetivo dar a oportunidade para o aluno vivenciar na pratica tudo que foi abordado durante o curso dentro de sala de aula e laboratório, dando a ele uma experiência importante para seu desenvolvimento profissional.

O estágio foi cumprido dentro da empresa multinacional AmBev, empresa do seguimento alimentício, mais precisamente indústria cervejeira, dona de diversas marcadas no mercado mundial.

Foi uma experiência gigante que pude vivenciar, isso proporcionou um salto enorme em relação ao meu aprendizado, desenvolvimento pessoal e profissional. Dentro dessa empresa pude entender como uma automação de grande porte realmente funciona, entender a comunicação de várias máquinas interligadas de modo inteligente, ambas as máquinas funcionam de forma totalmente diferente mas que funcionam em um sincronismo mágico para entregar o melhor produto com a maior qualidade possível.

Me foi apresentada várias tecnologias que compõe a automação de uma linha de produção, puder ver, testar e aprender o funcionamento de motores, servo motores, sensores, relês, inversores de frequência, clp´s entre outros componentes que irei citar durante o relatório de estágio.

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO

A empresa Ambev nasceu em 1999, surgiu da união entre as centenarias CERVEJARIA BRAHMA e COMPANHIA ANTÁRCTICA. Mas essa história começou muito antes, quando ainda eram duas cervejarias na década de 1880: a Companhia Antárctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia.

Área de atuação: A Ambev, é uma empresa do ramo alimentício dedicada a produção de bebidas, entre cervejas, refrigerantes, sucos chás, água e energéticos. É a 14ª maior empresa do pais em receita liquida e controla cerca de 69% do mercado brasileiro de cerveja.

Filosofia: Trabalhamos para que nossos produtos continuem sendo valorizados, para conscientizar as pessoas sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas e para que o meio ambiente seja preservado, causando impacto cada vez mais positivo onde estamos presentes. Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços e assim unir as pessoas por um mundo melhor.

Número de funcionários: A empresa é constituida por mais de 46.500 funcionários espalhados ao redor do mundo.

Produtos comercializados: Entre os principais produtos da Ambev, estão, bebidas alcoólicas (Cervejas, Chops e Bebidas Mistas); bebidas não alcoólicas (Refrigerantes, Sucos, Isotônicos, Energéticos, Chás e Água).

Entre suas principais marcas, estão: Skol Beats; Fusion; Skol; Brahma; Antarctica; Corona; Budweiser; Guaraná Antarctica e Stella Artois

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  • Acompanhamento da produção geral da linha 542 (linha de envaze de long neck)
  • Acompanhamento em reuniões de manutenção, pré PCM, segurança, qualidade e produtividade;
  • Acompanhamento de análise de falhas, 5 por quê, melhorias implantadas nos equipamentos, revisão de padrão, gestão e folow de ordens abertas no sistema SAP;
  • Acompanhamento dos técnicos de elétrica e automação para solucionar problemas;
  • Acompanhamento nas instalações de painéis elétricos utilizando técnicas e conhecimentos absorvidos na faculdade, desmontagem e montagem de morotes elétricos, teste de sensores no campo, inspeção preventiva e corretiva dos equipamentos, melhorias em lógicas de programação no clp Siamens, parametrização de inversores de frequência, revisão e substituição dos rolamentos internos de motores e servo motores.

Durante o período de estágio, pude aprender diversas coisas novas, participei de diversas reuniões, entre elas de pré pcm, Pós PCM, qualidade, segurança e performasse.

Pude desenvolver as habilidades apreendidas em sala de aula colocando na prática toda a teoria absorvida.

No estágio supervisionada tive contato direto com sensores indutivos, capacitivos, fotoelétricos, sensores Laeser que utilizam a tecnologias IO-Link (porta para a indústria 4.0), inversores de frequência, servo motores, motores trifásicos, entre outros equipamentos da área de automação.

Meu estágio teve início com a integração nas máquinas que compões a linha de envase, aprendi com alguns operadores e técnicos o fluxo de produção da linha 542 (linha de envase de long neck), durante o estágio aprendi o fluxo de produção vendo o funcionamento das máquinas que irei detalhar de forma simplificada cada uma delas, máquina e função dentro da linha 542 seguindo o fluxo de produção da linha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com