TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

Por:   •  11/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE DE RONDOPOLIS

[pic 2]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

[pic 3]

HIURY ALMEIDA DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da IES Faculdade de Rondonópolis Coordenador de Curso: Laura Caroline Rodrigues Vieira

Rondonópolis

2021


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa)        5

3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS        6

4  DISCUSSÕES        6

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

1 INTRODUÇÃO

        O estágio supervisionado, é mais um momento importante na graduação acadêmica do aluno de Engenharia Elétrica, aonde o mesmo tem a desenvolver todos seus conhecimentos e teorias adquiridos em sala. O mercado cada vez se torna mais competitivo, e assim tendo uma qualificação profissional faz grande diferença na hora de conquistar um emprego desejado.

        Devido a essa necessidade e uma ampla área de atuação para o profissional de Engenharia Elétrica, as empresas buscam cada vez mais pessoas qualificadas e que tem uma certa experiência além da teoria aplicada em sala de aula, com um perfil além daquele adquirido em sala.

        Tendo isso em vista, o estágio supervisionado busca oportunizar experiências profissionais aos alunos, na busca de aplicações de teorias na pratica do dia-a-dia de um profissional da área de engenharia.

        O estágio deve realizar momentos de experiências jamais vividas ou executadas em sala de aula, de isso tornando a pratica algo prazeroso para o aluno em sua devida função dentro do estágio, permitindo a construção de novas ações com bases mais solidas.

        Neste relatório de estágio, estão descritas as atividades que foram realizadas durante o estágio obrigatório no período de 01 mês e 4 dias, com carga horária de 210 horas, totalizando 30 horas semanais, realizado no período de 14 de Abril de 2021 a 01 de Junho de 2021, no horário de 12:00 horas às 18:00 horas, com atuação na área Projeto, promovendo assim o desenvolvimento em ferramentas como Excel e AutoCad, também aprendendo a analisar faturas de contas de luz.

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa)

        A atuação do nosso Engenheiro Werverton Sodré Tomasi é na área de Energia Renováveis, aplicadas em energia solar com o intuito de trazer mais benefícios ao meio ambiente e também aplicar conceitos do que podemos sim gerar nossa própria energia, para assim mantermos um meio ambiente mais sustentável para nossas gerações futuras.

        


3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

        As atividades que foram desenvolvidas durante o estágio são:

  • Analisar fatura de luz;
  • Dimensionar e desenvolver o melhor Sistema para a devida conta de luz;
  • Utilizar a ferramenta Excel para este desenvolvimento;
  • Utilizar a ferramenta AutoCad para projetar o Sistema Solar de acordo com a norma vigente e o resultado obtido pela análise da fatura de luz;

4 DISCUSSÕES

        No estágio supervisionado, apresentávamos e estudávamos conceitos técnicos e teóricos, de como o sistema de energia solar pode trazer grandes benefícios para a população e o meio ambiente, com um grande potencial o número de sistemas Solar no brasil vem crescendo em nível recordes comparado com outros países e isso tem trazido grandes discussões em cima disto.

        

        Uma delas é a taxação do mesmo, de acordo com a Aneel (agencia nacional de energia elétrica), o sistema pode causa um grande impacto sócio econômico no brasil e isso ocasionaria um grande impacto nas contas de luz das demais sociedade que não tem condições de implantar um sistema. Isso poderia acarretar em prejuízos bilionários aos consumidores carentes, de acordo com a mesma o brasil precisa taxar em 5 patamar, aonde o consumidor que aderir ao sistema Solar, pagará uma taxa sobre a energia produzida durante o dia em sua residência aonde a mesma é compensada ou injetada na rede de distribuição da concessionaria local.  

        Acreditamos que isso não ocasionar um grande impacto na população que não obter o sistema ou não ter condição de adquirir o mesmo. Acredita-se que toda aquela grande expansão que vem ocorrendo no brasil pode acrescentar uma grande economia para toldo-o, em cima disso discutíamos como a energia solar pode trazer um grande benefício ao sistema elétrico de potência do brasil.

        E uma delas é a diminuição ou a extinção de termo elétricas no brasil, isso poderia ser um grande feito para o meio ambiente e a diminuição das contas de energia em todo o país, acreditamos também que a concessionaria iria está deixando de comprar a energia gerada pelas grandes usinas elétricas no brasil, assim o preço do KWH iria diminuindo cada vez mais. Então vejamos que a geração de energia solar é uma das melhores vantagens que temos a disposição de todos, o sol nasce para todos e isso todos nós podemos ter grandes conquistas pagando menos na nossa conta de luz.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com