TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTAGIO

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

ENGENHARIA MECÂNICA

Relatório das Atividades de Estágio Supervisionado

IDENTIFICAÇÃO

Aluno / Matrícula

Luiz Paulo Pessoa Lopes

Professor Orientador

Luiz Fernando de Jesus Lobato

Empresa

AUTOCENTER J A OLIVEIRA

Supervisor de estágio

José Aderlam De Olivera Lima

Período de realização

04/03/2019 à 30/03/2019

Subgrupo Conhecimento

Atividade

Período da atividade / Carga Horária

Orçamento, organização, manutenção.

De 04/02/2019 a 28/06/2019

240 horas 

A empresa AUTOCENTER J A OLIVEIRA na qual estou fazendo o estágio supervisionado trabalha no ramo de manutenção e reparação elétrica de veículos automotores, bem como alinhamento e balanceamento de veículos automotores, mecânica e troca de óleo. O primeiro mês foi conhecendo a empresa e suas instalações, o funcionamento de máquinas e também de aprendizado com os funcionários presentes na empresa, também foi me designado tarefas nas quais irei trabalhar e aprender nesse período de estágio. Participei de início diariamente fazendo orçamentos de peças, organização e ordem dos veículos, auxiliando na manutenção de veículos e troca de óleo.

No orçamento de peças eu acompanho sempre o supervisor o senhor José Aderlam, o mesmo repassa o valor para eu descrever e entregar ao cliente.

A organização dos veículos acontecia logo após o inicio das atividades, manobrando os veículos que chegavam pela manhã e reorganizando aqueles já estavam no local. Veículos que iriam permanecer por mais tempo eram colocados ao fundo da oficina, geralmente estes apresentam problemas mais complexos ou em alguns casos dependendo do veiculo faltam peças de reposição, deixando aqueles de serviços mais simples, como troca de óleo, por exemplo, na frente.

Na parte de manutenção de veículos, participo auxiliando os mecânicos a descobrir o problema de cada veículo que é deixado, atuando também na inspeção preventiva de veículos e dos elevadores automotivos verificando as correntes e os cabos do elevador.

Auxilio com ferramentas e uma chave pneumática de impacto, para mim essa função representa o real sentido do estágio, pois vejo na prática os ensinos obtidos durante o curso, em relação a mecânica automotiva.

Aproveito também para conhecer o funcionamento de um sistema pneumático, podendo assim assimilar meus conhecimentos teóricos ao prático, em relação a essa ferramenta pneumática também é minha responsabilidade como forma preventiva sempre verificar o nível do óleo nos lubrificantes e constatação, pelo visor, se o mesmo está funcionando para que não falte lubrificação e também manter o equipamento limpo e protegido contra impureza, pancadas e elementos corrosivos.

Na troca de óleo meu papel é analisar a quilometragem do veiculo e a indicada na etiqueta de troca de óleo anterior, observando também na mesma a especificação do óleo utilizado naquele veiculo, na maior parte dos veículos a troca é feita a cada 5000 km (cinco mil quilômetros). Na maioria das vezes a troca era feita com o veiculo quente para que o óleo escorresse com maior facilidade e o máximo possível, dessa forma sempre fica uma pequena quantidade do óleo velho que se mistura com o óleo novo, porem não atrapalha a sua função de lubrificação do motor. Aconselho os clientes a juntamente com a troca de óleo fazer a troca do filtro de óleo, porem na maior parte dos casos os clientes que optam a faz essa troca cada duas trocas de óleo, ou seja, a cada 10000 km (dez mil quilômetros), por preferirem economizar.

Neste primeiro mês pude adquirir certo conhecimento na experiência vivida diariamente, pude aprender na forma pratica e também passar um pouco da forma teórica para quem está convivendo diariamente comigo, ainda irei aprender muito, mas desde já tenho um saldo positivo de conhecimentos adquiridos neste primeiro mês, e com muito entusiasmo para aprender muito mais.

Assinatura  Aluno

Avaliação do Supervisor de Estágio (Empresa)                   Desempenho

Desenvolvimento da atividade proposta

Satisfatório(   )

Não  Satisfatório(    )

Colaboração e engajamento com a equipe de trabalho

Satisfatório(   )

Não  Satisfatório(    )

Presença aos dias e aos horários combinados de trabalho

Satisfatório(   )

Não  Satisfatório(    )

Respeito às normas organizacionais e de segurança

Satisfatório(   )

Não  Satisfatório(    )

Proposição de soluções para problemas e inovações

Satisfatório(   )

Não  Satisfatório(    )

Avaliação Geral

Satisfatório(   )

Não  Satisfatório(    )

Comentários

Assinatura do Supervisor de Estágio (Nome/ Data/ Carimbo)

Avaliação do Professor Orientador

Assinatura do Professor Orientador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com