TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO (PROJETO INTEGRADOR) ENERGIA RENOVÁVEL EXTRAÍDA DAS ONDAS DO MAR

Por:   •  7/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

ENGENHARIA MECÂNICA

[pic 1]

RELATÓRIO (PROJETO INTEGRADOR)

 ENERGIA RENOVÁVEL EXTRAÍDA DAS ONDAS DO MAR

SÃO PAULO

2016

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

ENGENHARIA MECÂNICA

Grupo EngOne:

Alex Araújo                                       RA: 2215109408

Juscélio Ribeiro dos Santos               RA: 2215109737

Matheus Leite de Sá                          RA: 2215112553

Murilo Cardoso dos Santos               RA: 2215108181

Paulo Henrique Ferreira Souto          RA: 2215109298

ENERGIA RENOVÁVEL EXTRAÍDA DAS ONDAS DO MAR

Trabalho apresentado no curso de Engenharia Mecânica, 4º semestre, na Universidade Nove de Julho, Campus Santo Amaro.

Orientadora: Prof.(a)º Suellanny

SÃO PAULO

2016


RESUMO

Neste trabalho, revisamos um projeto existente, trata-se de uma usina de ondas, adequamos e implantamos o equipamento que extrai energia das ondas, este, tem como objetivo baixar o alto custo para implantação do mesmo, com o intuito de gerar 100 quilowatts (kW/h) para abastecer aproximadamente 50 residências, somente com um flutuador, pois, no projeto existente, utilizaram um conjunto com dois pares, pois, a pressão deve ser constante para não haver interferência na frequência da energia, assim, os pistões trabalham simultaneamente.

O sistema que tomamos como base, foi instalado na cidade Pecém/CE, é composto por uma base acoplada em flutuadores metálicos sobre a água. Trata-se de par de flutuadores, cada flutuador gera proximamente 50kW/hora e atuam simultaneamente gerando 100kW/h, portanto, o nosso objetivo, é alterar o projeto para que possamos atingir 100kW/h somente com um flutuador, assim, melhorando o processo e diminuindo o custo para construção.

Verificamos os materiais necessários para montagem do projeto e identificamos a possibilidade de melhorias em relação a montagem, custo e logística para implantação, tomaremos como base a cidade de Navegantes/SC, esta cidade tem um porto que ajudaria na logística dos materiais e mão de obra, fica situada numa região onde as ondas são frequentes e não existe muita variação, facilitando na aquisição do resultado.

A partir da implementação dessas alterações, esperamos obter os resultados esperados, pois, neste projeto integrador, não foi exigido protótipo e pela complexidade do mesmo, não conseguimos simular sem os equipamentos e softwares necessários para a implantação.

Palavras-chave: Projeto Integrador; Energia renováveis; Geração de energia; Energia das ondas.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        1

1.APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA        2

1.1 FUNCIONAMENTO DO DISPOSITIVO        2

1.2 PROBLEMAS NA IMPLANTAÇÃO        4

2. PRINCIPAIS FATORES PARA ALTERAÇÃO DO PROJETO EXISTENTE        4

2.1 ALTERAÇÕES NO PROJETO EXISTENTE        5

3.1 EIXOS, INFERIOR (MESA) E SUPERIOR (ROLO DE NYLON)        5

3.2 CREMALHEIRA        5

3.3 PARAFUSO        5

4. PLANEJAMENTO EXECUÇÃO E VENDA        6

4.1 GRÁFICO DE PAYBACK        10

5.        DESCRITIVO TÉCNICO DA MÁQUINA        10

5.1 NOME DO EQUIPAMENTO: Máquina de chinelo.        10

5.2 PORCA SEXTAVADA        10

5.3  SUPORTE DE ROLAMENTO        10

5.4 ROLAMENTO        11


INTRODUÇÃO

De acordo com estudos e pesquisas, a previsão é que nas próximas décadas existe a possibilidade de haver uma carência significativa de energia. Atualmente as fontes de energias fósseis são responsáveis por atender maior parte da demanda energética. No entanto, elas são responsáveis por diversos problemas ambientais e possivelmente atingirão os limites de extração. Desta maneira, tornou-se imprescindível a exploração de fontes alternativas e renováveis.

A preocupação com o meio ambiente vem crescendo ao decorrer dos anos com o avanço de tecnologias responsáveis pela manutenção da natureza e do mundo, existe uma grande preocupação, isso faz com que essas fontes devam ser, além de alternativas também renováveis. Pesquisamos neste sentido e encontramos países na Europa, por exemplo, Alemanha que já possui grande parte da sua matriz energética composta por fontes alternativas e renováveis, como a eólica e solar. Podemos citar também Portugal, que vem estudando e aprimorando maneiras de extrair energia através das marés e ondas.

O Brasil é um país privilegiado quanto à sua extensão territorial e localização, possui uma área total de 8.514.876 quilômetros quadrados, com uma costa litorânea comportando mais de 7 mil quilômetros de extensão em linha contínua, sendo assim, o sistema para geração de energia através das ondas é alternativa e renovável, ainda pouco explorada, seria uma opção viável e muito promissora, este tema será abordado e apresentado neste projeto.        

  1. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

A forte preocupação com o meio ambiente e a grave crise econômica que afetou o Brasil, foram os fatores predominantes para escolha deste tema.

A Figura 1 apresenta a disponibilidade e a demanda mundial de energia e, especifica a parcela que deverá ser suprida por meio de fontes alternativas.

[pic 2]

        Figura 1 – Disponibilidade e demanda energética mundial

        

Existem diversos dispositivos capazes de gerar energias através das ondas, o sistema que estudamos é baseado na ação de um flutuador sobre o mar, sofrendo ação das ondas, que por sua vez, se movimenta constantemente, através destes movimentos, o braço de sustentação atua junto com um pistão e uma bomba hidráulica. Este sistema foi desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS), COPPE/UFRJ. É um projeto 100% nacional e está localizada na cidade de Pecém/CE, à 60Km da capital do estado “Fortaleza”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (387 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com