TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: A Teoria das cordas é uma forma de descrever todas as forças e toda a matéria

Por:   •  15/11/2017  •  Resenha  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] [pic 2]

CURSO: Engenharia Elétrica                                                                        MÓDULO: II

PROFESSOR: Fernando

UNIDADE CURRICULAR: Física I

ALUNA:

TEORIA DAS CORDAS

[pic 3]

JOINVILLE, 19/10/2016

RESENHA:

A teoria das cordas é uma forma de descrever todas as forças e toda a matéria, uma “teoria de tudo”, considerada o maior enigma da física moderna. As cordas são minúsculas partículas de energia vibrando, como as cordas de um violão, contando com universos paralelos, formando 11 dimensões, tudo no universo é composto por cordas (energia) vibrando de formas diferentes.

O objetivo é a unificação de tudo, com a criação de uma equação mestra. Tudo começou com Isaac Newton unificando o celeste com o terrestre, com a teoria da gravidade, porém ele não tinha a mínima ideia de como ela funcionava, isso durou 250 anos, até que Albert Einstein descobriu que a velocidade da luz é um limite da velocidade cósmica, confrontando as ideias de Newton, criando uma nova teoria, a relatividade geral. Mas não parou por ai, temos a unificação do eletromagnetismo  com James Clerck Maxwell, onde  quatro equações resumiu o eletromagnetismo, Einstein acreditou que podia unificar sua teoria da gravidade com eletromagnetismo porém essas duas forças são semelhantes em alguns pontos e extremamente distintas em outros.

 No mesmo período surgiu a ideia da mecânica quântica que diz que você não pode saber ao certo o resultado de uma experiência, apenas temos probabilidades para o evento, Einstein não aceitava isso, acreditava que o universo se comportava de certa maneira previsível.  A Mecânica quântica estava revelando o segredo do átomo, duas outras forças também foram descobertas, nuclear forte e a fraca. No entanto Einstein  parecia perceber essas descobertas, acabou sendo “esquecido” pela comunidade científica, falecendo em ‎18 de abril de 1955 (76 anos) junto com a ideia de unificação. Desde então, a física separou em dois campos distintos: um que usa a relatividade geral para descrever objetos grandes, estrelas galáxias e o universo como um todo; e a mecânica quântica para descrever os objetos minúsculos como átomos e partículas.

 Com a ideia do alemão Karl Schwarzschild, sobre buracos negros que nos diz que a concentração de massa num ponto tão infinitamente pequeno é suficiente para causar deformações no espaço-tempo e que a velocidade de escape neste local é maior que a da luz. Chegamos ao ponto, um buraco negro é tanto pequeno como pesando, então usaremos a teoria da relatividade de Einstein ou a mecânica quântica?  Juntando elas no mundo dos buracos negros temos resultados sem sentidos.

A teoria das cordas se encaixaria muito bem nesse contexto, onde diz que tudo no universo são compostos de minúsculos filamentos de energia, virbrando de diversas formas, desvendando questões de como o universo começou por que o universo é da maneira que é, e a o teoria dos buracos negros. No entanto já temos controversas, as cordas são tão pequenas que nunca poderíamos vê-las, e como testá-las? Apesar de todos os avanços, a teoria das cordas ainda não pode ser testada. Espera-se que, com o avanço das pesquisas em torno dos aceleradores de partículas, seja possível comprová-la nos próximos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com