TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA COMPORTAMENTALISTA

Por:   •  13/5/2015  •  Resenha  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 7

RESENHA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA COMPORTAMENTALISTA

A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova direção e um enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritas das teorias anteriores (Teoria ClássicaTeoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo.

A Teoria Comportamental surge no final da década de 1940 com uma redefinição total dos conceitos administrativos: ao criticar as teorias anteriores,         amplia e diversificaos conteúdos já explorados pelos estudiosos mecanicista e humanistas as abordagens, mas amplia o seu conteúdo e diversifica a sua natureza.

A Escola Behaviorista não pode ser confundida na teoria das organizações, com a corrente homônima da Psicologia, relativa ao trabalho desenvolvido por Watson.

A Teoria Comportamental da Administração tem o seu início com Herbert Alexander Simon. Chester Barnard, Douglas McGregor, Rensis Likert, Chris Argyris são autores importantíssimos desta teoria. Dentro do campo da motivação humana salientam-se Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland.

Motivação Humana

A Motivação e alguma força direcionada dentro dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, afim de preencher uma necessidade ou expectativa  

Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para explicar como as pessoas se comportam, estuda-se a motivação humana. Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.

 
Hierarquia das Necessidades de Maslow

Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas obedecem a hierarquia isso significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo que as pessoas sempre busquem meios para satisfaze-las e elas estão organizadas e dispostas em níveis.

Pirâmide das Necessidades de Maslow

[pic 1]

1°. Necessidades de auto realização: trabalho criativo e desafiante; diversidade e autonomia; participação nas decisões;

2°. Necessidade de estima: responsabilidade por resultados; orgulho e reconhecimento; promoções;

3°. Necessidades sociais: amizade e colegas; interação com clientes; gerente amigável;

4°. Necessidades de segurança: condições seguras de trabalho; remuneração e benefícios; estabilidade no emprego;

5°. Necessidades fisiológicas: intervalos de descanso; conforto físico; horário de trabalho razoável;

Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa. Em outros termos, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.

Quando as necessidades mais baixas estão satisfeitas, as necessidades localizadas nos primeiros níveis passam a dominar o comportamento.

Se o comportamento for eficaz, o indivíduo encontrara a satisfação da necessidade e portanto haverá descarga da tensão provocada por ela, satisfeita a necessidade, o organismo volta ao estado de equilíbrio anterior a sua forma de ajustamento ao ambiente de forma cíclica .

 

Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

Frederick Herzberg formulou a teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Para ele existem dois fatores que contribuem para o comportamento das pessoas: fatores higiênicos e fatores motivacionais.

A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:

Fatores Higiênicos: respeitam as condições de trabalho, as instalações físicas, as condições ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sócias, as políticas da empresa etc.

Fatores Motivacionais: são relacionados com o conteúdo de cargo e com a natureza das tarefas que as pessoas desenvolvem.

- A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfação: o conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pala pessoa.

- A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfação: o ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

Para proporcionar continuamente motivação no trabalho, Herzberg propõe o "enriquecimento das tarefas" ou "enriquecimento do cargo": consiste em substituir as tarefas simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas.

O enriquecimento de tarefas provoca efeitos desejáveis, como o aumento da motivação, aumento da produtividade, redução do absenteísmo (faltas e atrasos ao serviço) e redução da rotatividade do pessoal.


Teoria X e Teoria Y

McGregor compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar: de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática (a que deu o nome de Teoria X), e, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (Teoria Y).

  • Teoria X

É a concepção tradicional de administração e baseia-se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano, a saber:

  • O homem é indolente e preguiçoso por natureza;
  • Falta-lhe ambição;
  • O homem é egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização;
  • Resiste às mudanças;
  • A sua dependência torna-o incapaz de autocontrole e autodisciplina.

A Teoria X reflete um estilo de administração duro, rígido e autocrático as pessoas são visualizadas como meros recursos ou meios de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com