TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIABILIDADE DO USO DE CONTÊINERES MARÍTMOS COMO UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA E SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 10

PRÉ-PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

VIABILIDADE DO USO DE CONTÊINERES MARÍTMOS COMO UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA E SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

ENGENHARIA CIVIL

João Batista Xavier Neto.

Orientador Técnico

Eli Helberth Penido Chagas

[pic 1]

[pic 2]

  1. INTRODUÇAO

Desde o princípio da história da humanidade, o homem cria abrigos para ficar protegido de intempéries. Hoje em dia, com a arquitetura e a engenharia evoluindo cada vez mais, podemos contar com diversos tipos de construções habitacionais.

A habitação é entendida como um direito humano de necessidade básica (LIMA, 2011). No entanto, há muitas pessoas que vivem sem condições mínimas para considerar que o local onde vivem é uma habitação.  

O Déficit habitacional é um assunto que vem preocupando cada vez mais. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, em pesquisa realizada no ano de 2014, o Brasil precisaria de aproximadamente 76 Bilhões de reais ao ano para zerar o Déficit habitacional até 2024, ou seja, seria necessário 760 bilhões de reais, um valor extremamente alto.

Com a necessidade de moradias mais baratas, surgiram várias técnicas construtivas alternativas. A dificuldade maior encontrada é aliar sustentabilidade à baixo custo de construção, porém, as construções que utilizam contêiner marítimo, vem se mostrando além de econômicas, sustentáveis. (ARAÚJO DE ABREU; TIVERON RODRIGUES, 2016)

De acordo com a ISO 830 (1999) contêineres são construções metálicas pré-fabricadas constituídas por estrutura com perfis e chapas de aço patinável que apresenta elevada resistência à corrosão, comumente conhecido como aço Corten.

Na engenharia e na arquitetura, as casas contêineres vêm se destacando como método construtivo para habitações em vários países. No Brasil, a utilização vem crescendo muito principalmente em canteiros de obra, devido a rapidez e a mobilidade da estrutura, porém, ainda há um certo receio quando o assunto é a utilização para moradia. Isso se deve ao fato de as pessoas terem a impressão de que não há conforto térmico nos contêineres, pois o aço é um excelente condutor térmico. Porém, esse problema pode ser facilmente contornado com a utilização de isolantes térmicos, como é o caso da lã de PET, uma alternativa muito sustentável.

                                                                                                

  1. JUSTIFICATIVA

Diante de uma sociedade carente de habitações e que visa cada vez mais sustentabilidade, estão surgindo vários métodos construtivos.

Porém, o maior desafio é gerar sustentabilidade sem que ocorra o aumento de gasto econômico.

O que impulsionou a realização deste trabalho foi o fato de o déficit habitacional ser um grande problema a ser resolvido no Brasil. Sendo assim, o trabalho abordado busca uma alternativa econômica e que ao mesmo tempo mantém princípios sustentáveis, para quem pretende construir de forma rápida, econômica e sustentável.  

  1. OBJETIVO

O Objetivo do trabalho é mostrar que é possível se utilizar contêineres marítimos como uma alternativa nas construções civis, gerando sustentabilidade, economia e rapidez às construções.

  1. Objetivo Geral

Mostrar que é possível gerar sustentabilidade, economia e rapidez através de um método construtivo alternativo, no caso, com a utilização de contêineres marítimos.

  1. Objetivos Específicos

        

Realizar uma análise comparativa com levantamento de custos, de impactos ambientais e o tempo de execução de projetos entre construções de alvenaria comum e construções utilizando contêiner marítimo.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Santos, Cândida e Ferreira (2010) a quantidade de resíduos gerada pela construção civil, representam cerca de 50% de todo o resíduo sólido urbano, o que é um indicativo de que o ramo da construção civil deve buscar opções mais sustentáveis.

Sendo assim, a cada dia que passa a sustentabilidade vem se tornando um requisito fundamental em qualquer construção. Os métodos construtivos usuais, como a alvenaria tradicional, estão cada vez mais sendo substituídos por métodos sustentáveis.

Uma alternativa que surgiu como método construtivo e que vem ganhando força, são as construções utilizando contêineres marítimos. Os contêineres marítimos já são utilizados há tempo em canteiros de obras, mas em como método construtivo ainda são pouco utilizados.

 Dados da World Shipping Council (2014) revelam que existem cerca de dezoito milhões de contêineres utilizados em transportes pelo mundo. Araújo (2012)  diz que os contêineres apresentam uma vida útil de dez a quinze anos, sendo assim, uma enorme quantidade de contêineres ficam inutilizados em portos. Ou seja, as construções com contêineres, além de gerarem menos resíduos que a alvenaria tradicional, ajudam a reciclar materiais que trariam danos a natureza.

4.1 Aspectos Gerais dos Contêineres

Os contêineres são estruturas de metal em forma de paralelepípedo de seis lados. Sua estrutura é composta por quatro vigas superiores e quatro inferiores, que se conectam através de pilares posicionados nas esquinas, formando uma armação intertravada com alta rigidez.

FIGURA 1 – Componentes de um contêiner.

[pic 3]

Fonte: Carbonari (2015)

4.2 Tipos de Contêineres

Existem vários tipos de contêineres, eles foram criados de acordo com a necessidade da carga a ser transportada e é a norma ISO 830 (1999) que os define.

Na Tabela 1 é possível ver os três tipos mais utilizados de contêiner, com suas respectivas dimensões.

TABELA 1 – Tipos mais utilizados de contêineres.

[pic 4]

Fonte: Carbonari (2015)

4.3 Resistência e Capacidade Cúbica dos Contêineres

        Os contêineres são materiais muito resistentes, são produzidos para resistir a várias intempéries e o fazem sem dificuldade. Além disso, suportam altas cargas, cerca de dez vezes o seu peso próprio, sendo assim, eles podem ser empilhados em agrupamentos estáticos de até oito unidades de altura no sentido transversal e três no sentido longitudinal. Segundo a NBR ISO 668 (ABNT, 2000), a carga que o contêiner Dry Box de 20’ suporta é de 21, 67 toneladas, sendo que seu peso próprio é 2,33 toneladas e sua capacidade cúbica é de 33,2m³. O Dry Box de 40’ suporta 26,93 toneladas e seu peso próprio é 3,55 toneladas, enquanto sua capacidade cúbica é de 67,6 m³  O contêiner High Cube 40’, que é o maior de todos, possui 4,15 t de peso próprio, capacidade máxima de carga de 26,33 toneladas e capacidade cúbica de 76,2 m³.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (527.8 Kb)   docx (362.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com