TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Por:   •  3/5/2020  •  Resenha  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO

Resenha

Jhesyca Demétrio Mérida

Trabalho da disciplina Avaliação de Impactos Ambientais Tutor: Ricardo Finotti Leite

Rio de Janeiro 2020

Resenha:

Identificação, Mapeamento e Monitoramento do Impacto em Organizações Híbridas.

Referências

Holt, D., & Littlewood, D. (1 de Novembro de 2015). Identificação, Mapeamento e Monitoramento do Impacto em Organizações Híbridas. California Management Review, 57(3), 20. Acesso em 17 de outubro de 2019

As organizações híbridas desempenham um papel de grande destaque no que tange os desafios na busca do desenvolvimento sustentável do planeta. Elas podem ser com ou sem fim lucrativo, porém com o foco nos obejtivos sociais e/ou ambientais, a fim de maximizá-los. Estão presentes em todos os setores, geralmente em porte médio ou grande e podem ser situadas em países desenvolvidos ou em desenvolvimento.

O estudo em questão define o que são e como funcionam essas organizações e, para o entendimento do assunto, foi levantada uma análise em vinte organizações híbridas localizadas na África Subsaariana, através de um processo de identificar, mapear e monitorar qualitativamente os impactos sociais, ambientais e econômicos.

O referente artigo contou com um estudo de caso que começou através de um modelo inical para explorar elementos que pudessem surgir, embasados em uma pesquisa prévia da literatura e das estruturas existentes de análise de impacto. Em seguida, analizaram as descobertas do estudo de caso e adequou-se o modelo inicial ao modelo de impacto Hy-Map.

O trabalho de campo, que durou 24 semanas, foi feito em quatro países com contexto nacional e níveis de renda distintos: Moçambique, Zâmbia, Quênia e África do Sul. Os vinte casos variam conforme a idade possuem tamanhos diferentes, têm missões sociais e/ou ambientais diversas, fundações econômicas distintas e adotam uma mistura de distribuições lucrativas ou investimentos sem fins lucrativos. E atraves do modelo de impacto Hy-Map puderam identificar, mapear e oferecer sugestões para monitorar o impacto, além de capturar os elementos de hibridação.

As descobertas advindas destas pesquisas sugerem que tais organizações já podem ter sido originadas, ou se transformadas em híbridas ao longo dos anos. Foi possível notar que as organizações híbridas operam frequentemente em tais parcerias multissetoriais complexas, algo que é funamental para no continente africano, em vista que necessitam de parceiros para obterem conhecimento, habilidades, recursos ou serviços. Vale ressaltar o quão desafiador foi para os autores capturar o impacto organizacional híbrido através dos domínios econômicos, sociais e ambientais variados.

Pode-se notar também que o modelo Hy-Map disponibiliza um mecanismo capaz de produzir uma visão holística de uma organização híbrida e seus impactos potenciais em várias partes interessadas, segundo os resultados apresentados. Ao passo que o modelo oferece aos pesquisadores uma forma de identificar uma escala de impactos, tais organizações são capazes de criar seus próprios mapas de impacto através do diálogo com as suas partes interessadas.

Em todo o mundo as organizações híbrdas serão criadas a fim de ocupar os inúmeros espaços existentes e para responder e assumir questões sociais e/ou ambientais de relevância específica para uma região ou nação. A hibridação é o equilíbrio entre a criação de valor social e ambiental, à “custa” da produção ou da distribuição do capital financeiro, alinhados aos contextos legais, políticos e econômicos. Os autores do trabalho trouxeram suas conclusões alcançando um resultado de grande excelência no que foi proposto a ser estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com