TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto social engenharia mecatrônica

Por:   •  4/10/2016  •  Resenha  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

Karen Alana Magalhães Santos – Engenharia Mecatrônica – 1º período

         Ocorre na região centro-oeste mineira, uma carência de cursos superiores voltados para a área industrial, isso faz com que haja uma quantidade significativa de mão-de-obra imigrada de outras regiões. Para que haja uma melhoria no desenvolvimento é preciso que isso seja superado, dessa maneira foi proposto a implantação da engenharia mecatrônica no CEFET-MG, campus Divinópolis. De forma que atenda ao mercado não apenas na área dos processos mecânicos, como também a área das técnicas de controle e automação.

A engenharia mecatrônica é um curso novo, que combina várias áreas do conhecimento. Citando o site da UnB, “Mecatrônica é a integração sinergética da engenharia mecânica com eletrônica e controle inteligente por computador no projeto e manufatura de produtos e processos. Mecatrônica é então uma disciplina integradora que utiliza as tecnologias de mecânica, eletrônica e tecnologia da informação para fornecer produtos, sistemas e processos melhorados."

Seguindo essa linha de pensamento, temos que o curso deve conter disciplinas nas diferentes áreas, tais como mecânica, eletrônica, computação e controle, para que possa conhecer de tudo e obter uma visão unificada desses aspectos. Destaque à mecânica que apresenta maior aprofundamento no curso.

A instituição cumpre demandas sociais- ao oferecer as famílias a possibilidade de investirem na educação dos filhos-, geração de empregos- ao abrir instituições é gerado emprego para professores, administradores e etc.-, oferece à sociedade profissionais qualificados e atende às necessidades sociais no sentido político.

A busca por integrara educação tecnológica ao mundo do trabalho está sempre presente na instituição, de forma a valorizar os seus servidores e incentivar o exercício da cidadania aos seus alunos. O CEFET-MG campus Divinópolis atende à demanda de vários segmentos da sociedade e contribui para a diminuição da emigração regional. Os cursos técnicos oferecidos colocam no mercado profissionais qualificados para atender a população e as indústrias protagonistas da região.

Princípios norteadores do projeto pedagógico

 A engenharia mecatrônica e a de engenharia de controle e automação são engenharias novas. É preciso que se destruam as estruturas estabelecidas, adaptando a nova realidade mundial, contemplar a variedade dentro de um mesmo curso especifico. O mercado atual exige que a graduação ofereça uma especialização, especialização que é uma nova engenharia. Porém, ainda assim o profissional deve possuir uma formação que o capacite a adaptação das novas tecnologias, tendo assim que ter uma base sólida nas matérias fundamentais (física, química e matemática), aliado a conhecimentos de computação e específicos.

        Tal como o curso de engenharia de minas segue em Ouro Preto – MG com longevidade e demanda específica, o CEFET-MG campus Divinópolis buscou curso novo, diferente, com características da sua região. Aliado a isso há a importância que a instituição tem de cumprir sua função social ao fornecer cursos gratuitos de qualidade para a população, tornando assim, o ensino superior descentralizado e democratizado.

Contexto do campo profissional

O curso de Engenharia mecatrônica visa formar profissionais que atuem desenvolvendo trabalhos que são originalmente realizados por profissionais de outras engenharias, relacionadas à automação e desempenhar funções de outros níveis. O currículo proporciona um perfil flexível e amplo, fundamentado na matemática, física e ciência da computação:

(i) uma base sólida em matemática e física;

(ii) conhecimentos gerais de circuitos, eletrotécnica, eletrônica industrial, acionamentos eletromecânicos, circuitos digitais, desenho, mecânica, fenômenos de transporte, processos em engenharia mecânica, mecanismos, estruturas de dados, engenharia de software, etc;

(iii) conhecimentos específicos, mais tecnológicos, das área de processos mecânicos, modelagem, análise e controle de sistemas, informática industrial, automação da manufatura, etc.;

(iv) conhecimentos básicos de economia e gestão, etc.

Estrutura curricular

O objetivo do curso é formar uma base sólida e conceitual nos conteúdos profissionalizantes do curso, a fim de atuar no desenvolvimento cientifico do país. A estrutura do currículo oferece ao aluno uma visão ampla dos processos mecânicos e das técnicas de controle e automação, relacionados aos processos eletromecânicos. O profissional deverá estar apto a atuar nas diferentes áreas da indústria, desde às funções básicas dos processos mecânicos, a planejar, executar, e avaliar projetos, otimizar e analisar sistemas produtivos. O profissional deve ser capaz de ter uma visão criativa com relação as diversas aplicações da tecnologia .

Eixos de conteúdos e atividades

Esses eixos compreendem os conteúdos básicos e até os mais específicos previstos nas diretrizes curriculares. Porém, o aluno pode orientar seu curso por meio das disciplinas optativas.

Eixo 1: Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas

Português Instrumental

Filosofia da Tecnologia

Introdução à Sociologia

Psicologia Aplicada às Organizações

Introdução ao Direito

Introdução à Economia

Organização Empresarial

Gestão Ambiental

Eixo 2: Física e Química

Química Básica

 Laboratório de Química Básica

 Física I

 Física II

 Física Experimental I

 Física III

 Física Experimental II

Eixo 3: Matemática

Geometria Analítica e Álgebra Vetorial

Cálculo I

 Cálculo II

 Cálculo III

Cálculo IV

Álgebra Linear

 Variáveis Complexas

Eixo 4: Matemática Aplicada

Métodos Numéricos Computacionais

Estatística

Eixo 5: Programação de computadores e computação Aplicada

Programação de Computadores I

 Laboratório de Programação de Computadores I

Programação de Computadores II

 Laboratório de Programação de Computadores II

Eixo 6: Sistemas Microprocessados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com