TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE TEXTO INTRODUTÓRIO DA CADEIRA DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL

Por:   •  27/6/2020  •  Resenha  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

 

IZABELLE DO VALE DE OLIVEIRA





RESENHA SOBRE TEXTO INTRODUTÓRIO DA CADEIRA DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL

 Texto extraído e adaptado do livro Gestão Ambiental de Unidades Produtivas – Coleção ABEPRO ADISSI, P.J.;PINHEIRO, A.P.; CARDODO, R.S. - Organizadores

CONCEITOS BÁSICOS DE GESTÃO AMBIENTAL


PROF. FLÁVIO MACHADO

Rio das Ostras

2017

O texto inicia com uma abordagem sobre a crise ambiental, onde podemos perceber nos últimos tempos a crescente onda de desastres ambientais e como tais desastres vem repercutindo nos noticiários do Mundo. Ademais, mostra as divergências entre os cientistas quanto as intepretações sobre a crise ambiental, destacando a ação humana como a origem dos principais problemas. Assim, esses problemas têm afetado negativamente os recursos ambientais e socioeconômicos em diferentes partes do planeta.

Além disso, pode-se perceber que o texto também aborda que a economia e o setor produtivo ignoraram, por muitos anos, os efeitos negativos das atividades antrópicas no meio ambiente. Ou seja, todas as atividades humanas que impactam negativamente a Terra, como a poluição, extração do carvão mineral fóssil, fábricas, foi e está sendo ignoradas pelo ser humano.

Para exemplificar tal afirmação o autor apresenta os efeitos negativos dessas ações no meio ambiente e conclui que hoje em dia uma empresa que se arrisca a infligir as leis ambientais, arrisca-se a receber elevadas multas e a ter a imagem “arranhada” junto aos seus clientes.

Mas o que vem a ser gestão ambiental?

        Assim, após uma breve contextualização, o autor começa a definir e explicar o que é gestão ambiental, através dos conceitos básicos e das ações da gestão ambiental. Onde a preocupação principal é com o ambiente físico, como solo, águas superficiais e subterrâneas e ar, incluindo também as diferentes formas de energia, como as vibrações, irradiações, luz e calor.

Porém, a legislação brasileira reafirma em seus dispositivos ambientais, a necessidade de considerar, além dos aspectos físicos e ecológicos, as suas consequências em outros aspectos da esfera humana, como: o social, o econômico, o cultural e o estético.

Podemos perceber, que a gestão ambiental se relaciona com praticamente todas as áreas de Engenharia de Produção, podendo se beneficiar das ferramentas da engenharia econômica, da pesquisa operacional e dos sistemas de informação do processo produtivo.

Conceitos básicos em Gestão Ambiental

Para facilitar a compreensão e o processo de avaliação dos efeitos e impactos ambientais de um determinado projeto ou atividade, utilizam-se os conceitos de ambiente natural - englobando os fatores bióticos, também conhecidos por meio biológico (flora, fauna e microrganismos), e os fatores abióticos, ou do meio físico (água, ar, rochas, solo) — e ambiente antrópico — englobando os fatores de ordem social, econômica e cultural, também conhecidos por meio socioeconômico.

A definição de impacto ambientai inclui tanto alterações negativas ou adversas como positivas ou benéficas, em consequência das ações de determinado projeto ou empreendimento.  Desta forma, é importante diferenciar os conceitos de impacto ambiental e de poluição, uma vez que, em muitas situações, tais conceitos também têm sido empregados erroneamente como sinônimos.

O conceito de poluição se refere a grandezas físicas (por meio de fluxos de matéria ou energia), que podem promover alterações das propriedades (físicas, químicas ou biológicas) do ambiente, portanto possui uma conotação claramente negativa ou adversa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com