TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO: “ EXPERIMENTOS COM SUPERCAPACITORES E LÂMPADAS”

Por:   •  22/3/2016  •  Exam  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO ARTIGO: “ EXPERIMENTOS COM SUPERCAPACITORES E LÂMPADAS”

O resumo trata de circuitos com supercapacitores, que são capazes de armazenar energia e usando lâmpadas como um indicador da corrente elétrica no circuito. No artigo, foi demonstrado conceitos fundamentais dos capacitores e chegaram ao resultado de que o tempo de carga e descarga do circuito está relacionado à constante de tempo RC. E que o capacitor descarregado tem um comportamento semelhante a de um curto-circuito. Mas também, no estado estacionário a carga do capacitor é constante e este se comporta como um circuito aberto.

Como dito anteriormente, a principal característica dos supercapacitores é de armazenar alta densidade de energia por voluma (Joules/cm^3).

No experimento então, foi montado diferentes circuitos com condições diferentes para os capacitores, sendo em série ou em paralelo. Sendo assim, obteve-se diferentes resultados e conclusões sobre o comportamento dos capacitores juntamente com as lâmpadas.

Por exemplo, no circuito simples RC, o valor da resistência efetiva da lâmpada diminui significativamente à medida que a lâmpada esfria, logo o comportamento de V não é exponencial.

Para um circuito que tenha duas lâmpadas e um capacitor, observou-se que a lâmpada A estava acesa e a lâmpada B estava com muita pouca luminosidade. À medida que o supercapacitor iria se carregando, a luminosidade da lâmpada A diminuía e a da lâmpada B aumentava.

Esses experimentos qualitativos e quantitativos servem para exemplificar melhor que não há passagem de corrente elétrica entre as placas do capacitor, uma vez que não seja possível demonstrar visualmente tal fato.

Por fim, conclui-se que devido à alta capacitância dos capacitores estudados, o tempo de resposta destes circuitos é de alguns segundos. Os supercapacitores têm a capacidade de armazenar cargas por bastante tempo, mas apresentam uma resistência alta em série.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com