TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RH- Unopar 2º Semestre

Exames: RH- Unopar 2º Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2014  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

5

6

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como principal propósito avaliar o modo de gestão do Restaurante Fellini, mais concretamente as ações de qualidade de vida no trabalho, os estilos de liderança, processos de Rh. A busca de diferenciação é uma das qualidades da empresa,e uma das principais estratégias também. Uma empresa que obteve sucesso graças ao seu fundador Nelson Laskowsky que frente as situações negativas, analisou bem a concorrência, se preparou para as inovações e novas tendências, e verificou as necessidades de seus consumidores. Esse foi uma uns dos fatores que mais influênciou o sucesso do Restaurante Fellini.

2 DESENVOLVIMENTO

Como qualquer outro empreendimento, restaurante Felline não veio ao sucesso de uma hora para outra. Nelson, seu principal gestor e fundador passou por momentos de estresse. Descobriu um sobrado no leblon com um preço ótimo mais o ponto não era bom. Fazia uma comida boa ,porém não soube como lançar o restaurante na mídia. Entretanto, essa situação ajudou a entender que teria que fazer adaptações para ter alguma chance: redocorou o lugar; verificou novas práticas em revistas especializadas; participou de associações de restaurantes para se aprofundar ainda mais. Portanto, Nelson percebeu que se não tivesse uma oferta diferenciada, funcionários comprometidos e aprofundado seus conhecimento não obteria sucesso.

Com a preocupação em elevar o nível de satisfação dos funcionários o Restaurante Felline se propõe a realizar ações de qualidade de vida no trabalho tais como: promove reuniões com os funcionários para discutir o andamento dos negócios(podem opinar sobre contratações e sugerir que alguém seja mandado embora por alguma falha grave); oferece a eles vários incentivos (seguro médico e odontológico e remédios para toda a família, prêmio de produtividade pago na data do aniversário, cesta básica aos pontuais, empréstimos subsídiados, pagamento de cursos); Para promover o bem-estar físico e emocional da equipe, há uma verba para incentivo cultural (teatro, cinema, museus, esportes, passeios turísticos); Programa de inclusão digital (oferecem computadores aos que ainda não possuem). Proporcionando uma maior participação dos funcionários, criando um ambiente de integração com gestores, colegas de trabalho, e com o próprio ambiente de trabalho, visando sempre a compreensão das necessidades dos funcionários. O Restaurante se preocupa principalmente com o bem-estar do trabalhador e na satisfação dos clientes.

Pode-se observar que essa ações teêm contribuido para o sucesso da empresa. Cuidando da saúde dos colaboradores e evitado o futuro desligamento dos mesmos da empresa, assim reduzindo os gastos com afastamentos, serviços médicos e doenças ocupacionais. Os funcionários se mostram mais felizes, se sentem mais saudáveis, aumenta a motivação para o trabalho. Assim se sentem compreendidos e respeitados. Também assim é melhorada a imagem do Restaurante Fellini junto aos colaborados e a sociedade. Portanto pode se concluir que os programas de qualidade de vida são de extrema importância para essa organização e seus colaboradores.

Mas não somente ser bem remunerado significa que um funcionário seja produtivo e feliz, no restaurante Fellini é necessário ter um ambiente de trabalho agradável onde haja condições de se desenvolver . O líder e fundador do Restaurante Fellini, Nelson Laskowsky é comunicativo compartilha as decisões da empresa com os funcionários, promovendo reuniões quinzenais com o intuito de envolver os colaboradores em diversas decisões da empresa. Tem um estilo de liderança democrática/ participativa, valorizando as pessoas que fazem parte da empresa. A Gestão participativa é um processo que visa o desenvolvimento da empresa, sem deixar de lado a participação dos funcionários. Dessa forma, passa a existir compromisso. O empresário e seus colaboradores dividem responsabilidades, podem opinar, participam do estabelecimento de objetivos, metas e debatem decisões.

Um dos benefícios da gestão participativa e que as pessoas quando fazem parte deste processo não só colaboram, mas se comprometem com os resultados, assim tendo um compromisso assumido por todos, e isto gerou um aumento da motivação. Prevalece a discussão de idéias, o respeito pela opinião alheia, responsabilidade e comprometimento das pessoas.

Pensando em valorizar seus funcionários o Restaurante Fellini usa o processo de manuntanção de pessoas. O gestor tenta fazer com que os colaboradores recebam um salário digno, para suprir suas necessidades. Pois, quando um funcionário recebe um bom salário, ele se sente motivado para o trabalho, e mais ainda quando recebe elogios do gestor. As pessoas têm necessidade não somente de uma boa remuneração, mas também de elogios, de serem lembradas, notadas. É uma forma de estimular a motivação das pessoas para o trabalho, além de ser uma forma de reter talentos. Assim pode ser cessada problemas futuros:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com