TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROBOS APLICADOS NO MERCADO

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA

ANDRÉ LUÍS GEORGIN                            RA:0903/12-3

DAVID JUNIOR LIMA                             RA:0646/09-2

ISABELLA SCHERRER                             RA:0747/12-3

MURILO VILIARES                             RA:0404/13-3

THIAGO AMARAL CHAVES                    RA:1173/11-3

ROBÔS APLICADOS NO MERCADO

LIMEIRA - SP

2016

ANDRÉ LUÍS GEORGIN

DAVID JUNIOR LIMA

ISABELLA SCHERRER

MURILO VILIARES

THIAGO AMARAL CHAVES

ROBÔS APLICADOS NO MERCADO

[pic 1]

LIMEIRA-SP

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2. ÁREA DE UTILIZAÇÃO..........................................................................................5

3. CLASSIFICAÇÃO DOS ROBOS.............................................................................6

3.1 ROBÔS CARTESIANO.........................................................................................6

3.2 ROBÔS CILÍNDRICO............................................................................................7

3.3 ROBÔS ESFÉRICO...............................................................................................8

3.4 ROBÔS COM ARTICULAÇÃO HORIZONTAL.....................................................9

3.5 ROBÔS COM ARTICULAÇÃO VERTICAL...........................................................9

4. DRIVERS UTILIZADOS NOS ROBÔS...................................................................10

5. VANTAGENS OBTIDAS........................................................................................11

6. REFERÊCIAS.........................................................................................................12


  1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que hoje a robótica tem evoluído de forma bem peculiares, principalmente na indústria manipuladores robóticos são bem utilizados, onde eles são capazes de realizar funções com bastante precisão. A grande questão se reflete no fato de que os robôs podem sim fazer muitas coisas com grau de precisão e repetibilidade incrível, mas nem tudo é necessário a utilização de um robô, depende de sua aplicabilidade. Segundo Saeed Niku, 2001 um robô sozinho é inútil, este vem acompanhado com acessórios que pode ser dispositivos periféricos, algum tipo de sistema, maquinas de fabricação entre outros. O fator determinante de um dispositivo ser considerado um robô ou não é pelo simples fato de saber como é o seu controlado. Um exemplo disso é se compararmos um manipulador robótico e um guindaste convencional. No guindaste o controle é feito manualmente. Já um robô o seu controle é feito por um computador executando algum tipo de programa. É importante ver que cada Pais define o que vem a ser um robô. “Pelo os padrões americanos, um dispositivo deve ser facilmente reprogramáveis para ser um robô” (NIKU, 2001).

2. ÁREA DE UTILIZAÇÃO

No contexto da robótica geral a maior parte dos robôs é destinada ao uso industrial e categorizada como braço robótico (inerente ao uso da palavra “manipulador”, mencionada na definição da ISO). Quanto às configurações dos robôs mais utilizados na automação industrial incluem-se os robôs articulados (o tipo mais comum), os robôs SCARA, e os robôs cartesianos (também conhecidos como robôs x-y-z). Os robôs industriais possuem diferentes níveis de autonomia e alguns robôs são programados para realizarem ações repetidamente, sem nenhuma variação, mas com um nível elevado de precisão. Estas ações são determinadas por rotinas pré-programadas que especificam a direção, aceleração, velocidade e distância de uma série de movimentos coordenados. Já outros robôs são mais flexíveis com relação à orientação do objeto em que trabalham ou com o trabalho que realizam sobre o objeto, o qual pode eventualmente ser identificado pela máquina. Por exemplo, para uma orientação mais precisa alguns robôs podem conter câmeras ligadas a computadores ou a controladores lógicos programáveis (CLP´s). Também o uso da ciência da computação, notadamente na área da Inteligência Artificial e suas variações, possui uma importância crescente no processo de automação dos robôs industriais modernos.
        No mercado brasileiro os robôs estão quase que totalmente confinados no ambiente automobilístico, o qual normalmente emprega engenheiros e tecnólogos como elementos de projeto e manutenção de aplicações onde os robôs (importados em sua quase totalidade) são utilizados. Devido à ausência de treinamento específico nesta área, as empresas do setor são responsáveis pelo treinamento específico em cada tipo de robô utilizado. No entanto, essas mesmas empresas carecem de pessoas capazes de trabalhar com facilidade com todas as áreas de conhecimento necessárias (mecânica, hidráulica, elétrica, eletrônica) e que, ainda, consigam lançar mão delas de uma forma sistêmica.
 

3. CLASSIFICAÇÃO DOS ROBÔS

Um robô pode ser classificado quanto a sua estrutura cinemática como:

  • Cartesiano (PPP)
  • Cilíndrico (RPP)
  • Esférico (RRP)
  • Articulação horizontal (RRP)
  • Articulação vertical (RRR) 

3.1 ROBÔS CARTESIANOS


Os robôs cartesianos têm três das articulações principais do tipo deslizante, ou prismática.

[pic 2]

Os robôs manipuladores cartesianos possuem pequena área de trabalho quando comparados com manipuladores de dimensões semelhantes, mas de diferente geometria. Porém, possuem um elevado grau de rigidez mecânica e são capazes de grande exatidão na localização do atuador. Seu controle é simples devido ao movimento linear dos vínculos e devido ao momento de inércia da carga ser fixo por toda a área de atuação (ROSÀRIO, 2005).
        Devido à simplicidade do controle e a rigidez mecânica, robôs manipuladores cartesianos são utilizados para transporte e armazenamento de cargas. Um exemplo de robô desta classe utilizado na automação de armazéns é o robô transelevador, utilizado para alocação e extração de objetos em armazéns verticais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (298.1 Kb)   docx (110.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com