TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radio Mobile - Projeto

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho tem por objetivo a simulação de um enlace de radio entre a cidade de Poços de Caldas e o distrito de São Pedro de Caldas. Para tanto o referido enlace será projetado partindo do morro do Cristo em Poços de Caldas, até o ponto mais alto em São Pedro de Caldas.

Para realização das simulações serão utilizados dados reais de equipamentos, partindo de seus respectivos manuais. Os dispositivos principais a serem utilizados são o Radio Digital IP – Hitachi, modelo CR6G5-HC/6,5GHz e a antena Parabólica 7GHz 90cm da fabricante Ideal. O rádio possui frequência mínima de 6,424 e máxima de 7,11 GHz, onde, o mesmo foi escolhido pois o modelo de antena referido acima trabalha em uma faixa de frequência de 64, a 7,41GHz, o rádio também possui potência de 26dBm trabalhando em 16QAM/32QAM e limiar de recepção de -78dBm para uma BER de 10^-8. Já a antena possui ganho total de 33,8dBi. Para a entrada de dados no software Radio-Mobile a antena parabólica será modelada como uma antena corneta, pois a mesma não existe para ser utilizada.

2 SIMULAÇÃO DIRETA (SEM ALTERAÇÕES)

A Figura 1 mostra a localização das antenas em uma vista superior, para que se possa ter ideia da dimensão do enlace. Neste caso se simulou apenas com duas antenas, uma no morro do Cristo em Poços de Caldas (TXPC) e outra no ponto mais alto do distrito de São Pedro de Caldas (RXSP). Ambas as antenas possuem 20m de altura, onde tal característica será mantida em todo o trabalho.

Figura 1 - Localização Geográfica das Antenas

Já a Figura 2 mostra a simulação do enlace propriamente dito, sem o incremento de nenhuma estação repetidora. Como pode-se observar o nível de sinal relativo recebido é menor que 31dB inviabilizando assim a realização do enlace.

Figura 2 - Simulação do enlace TXPC/RXSP sem nenhuma estação intermediária.

3 INSERÇÃO DE UMA UNIDADE REPETIDORA

Como se pôde observar na Figura 2, há um obstáculo localizado em 21°40’47’’S e 46°15’50’’O que obstrui quase que completamente todo o raio de Fresnel, inviabilizando assim a comunicação entre os dois pontos. Com isso se poderia colocar neste mesmo local uma estação repetidora, mas como mostra a Figura 3 o local é de difícil acesso e é composto por vegetação e a instalação de uma torre de comunicação neste local elevaria consideravelmente o custo do projeto, sendo que prováveis problemas com relação ao meio ambiente ou com a posse das terras no local poderia inviabilizar por completo a implantação do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com