TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Rádio Escola

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.239 Palavras (13 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

É indiscutível que estamos inseridos em uma sociedade em que os processos de midiatização vêm crescendo de forma significativa. Contudo, faz-se necessário pensar em mecanismos que estabeleçam uma educação capaz de formar receptores conscientes, críticos e capazes de estabelecer uma relação dialógica com estes novos meios de comunicação.

De acordo com Oliveira (2008, p. 1894), pode-se perceber que,

O desenvolvimento e a diversificação dos meios de comunicação – jornal, rádio, TV, cinema, telefone, internet – na sociedade contemporânea deslocaram olhares atentos para a importância da comunicação nos tempos atuais. Esse desenvolvimento também fez com que os processos comunicacionais ganhassem mais espaços em todas as esferas institucionais .

A abordagem tradicional dos estímulos à leitura e à escrita, nos dias de hoje, visam apenas o intuito de melhora do desempenho escolar. Entende-se, entretanto, que esse papel seja muito mais abrangente e desafiador para a efetivação de uma educação de qualidade que se equipare aos países desenvolvidos, como nos mostra os índices da tabela SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, que avalia as competências de leitura e interpretação de textos, no qual a Escola obteve um aproveitamento de 51%, ficando abaixo da média estadual que foi de 55%, e abaixo da média municipal que foi de 53%[1].

Estudos demonstram, (MACHADO 2011) que o processo de aprendizagem não deve cingir-se apenas à questão ortográfica, fazendo-se necessária uma mudança nos objetivos do aprendizado, passando-se a dar maior enfoque à compreensão dos textos e seus reais significados, não se atendo tão somente à forma escrita.

 A leitura e escrita devem ser entendidas então como parte de um saber maior, não estanque, mas dinâmico, de forma a incitar sempre a busca por novidades, onde estejam inseridos dentro do contexto da busca de incremento nas relações sociais e busca de um ambiente integrado do saber. Ao estimularmos a capacidade dos alunos, os mesmos têm ampliados seus recursos linguísticos e cognitivos.

Apesar do analfabetismo no Brasil estar sendo gradualmente superado, como nos mostra a pesquisa realizada pelo PNAD (2014) – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – revela que ainda alcança cerca de 13 milhões de brasileiros acima de 15 anos.

O Ministério da Educação também possui mecanismos de avaliação, a fim de medir a qualidade do aprendizado nacional, como o IDEB[2], funcionando como um indicador que possibilita o monitoramento da qualidade da educação, através das médias de desempenho dos exames aplicados pelo INEP e a taxa de rendimento escolar (aprovação). O indicador é dado com pontos que variam de 0 a 10, sendo objetivo do MEC alcançar uma média de 6 pontos até 2022 em todo o país.

Aos alunos que estão inseridos no Programa Mais Educação a fim de atender a esta expectativa, propõe-se oficinas de rádio, oferecendo um espaço em que seja possível trabalhar os gêneros de leitura, que permeiam o universo jornalístico e midiático, dando a estes alunos, o acesso a informação, além de estimulá-los ás práticas de leitura e escrita.

Alguns exercícios e técnicas relativamente simples, aplicados no ambiente escolar, podem auxiliar a superar as dificuldades existentes nos processos de leitura e escrita. Dessa forma, pode-se construir uma ponte entre a comunicação via rádio e a sua interação entre o comunicar e o educar.

Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo, apresentar propostas que consigam atender, de forma paralela, os problemas de leitura e escrita, visando a integração do indivíduo com a midiatização e o desenvolvimento de suas habilidades.

Para tanto, foi escolhida a Escola Municipal Professor Domingos Diniz, localizada, no Bairro Parque São João, situada na periferia do Município de Contagem, desde 1978.  Atualmente essa escola dispõe de uma infraestrutura com 15 salas, tendo capacidade para atender 1100 alunos, sendo estes do Ensino Fundamental ao EJA.

Essa escolha deve-se ao fato da mesma ser participante do Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10 o qual constitui-se em estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral[3].

Além disso, essa escola obteve, em 2013, uma nota de 3,6 no indicador, havendo um decréscimo em relação 2011 quando nota foi de 4,1. Este indicador informa, também, o desenvolvimento dos alunos nas competências de leitura e interpretação de texto, através da escala SAEB.

Para sistematizar, temos como objetivos específicos:

  • Diagnosticar nos alunos problemas fonoaudiológicos, que interferem no processo de desenvolvimento da leitura e escrita como, respiração diafragmática ou superior, articulação de fonemas, nasalidade dentre outros;

  • Desenvolver habilidades voltadas a locução de leituras informativas e esportivas bem como gêneros textuais voltados ao mundo jornalístico, estimulando-os ás práticas de leitura e escrita;

  • Promover espaço em que se garanta a liberdade de expressão e acesso a informação aos alunos, estimulando-os ao desenvolvimento da linguagem e criação;
  • Formar receptores conscientes e críticos, que sejam capazes de estabelecer uma relação dialógica com os novos meios de comunicação e mídias que estão surgindo, através da leitura, interpretação e locução de notícias que lhes serão dadas nas oficinas.

De acordo com a convenção da ONU sobre os direitos da criança e do adolescente (1989), toda criança terá direito à liberdade de expressão; este direito inclui a liberdade de procurar, receber e partilhar informação de todos os tipos, independentemente de fronteiras, seja oral, escrita ou impressa, na forma de arte ou através de qualquer outro meio de escolha da criança.


MARCO TEÓRICO

Fundamentamos nosso trabalho em artigos que dialogam a mídia como instrumento de educação, que trazem a importância da rádio para a formação de idéias e aperfeiçoamento da leitura e que abordam a dificuldade de leitura e escrita de alunos com transtornos fonológicos nas escolas.  

 Assumpção (2006) aborda a relevância da comunicação e da educação na sociedade globalizada. A escola na atualidade não pode mais desconsiderar a onipresença das mídias no cotidiano do jovem. Elas se apresentam ao aluno como escola sem paredes porque são atraentes, agradáveis, envolventes, sedutoras e incondicionais, pois nada exigem de seu usuário. Procuram, apenas, seduzi-lo mediante as suas linguagens específicas. Por esta razão, a escola precisa, urgentemente, repensar o seu papel educativo frente às tecnologias da comunicação. A autora destaca, ainda, experiências com rádio nas instituições educacionais do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, mostrando como a escola pode utilizar a rádio na sua prática pedagógica. O rádio, como as outras mídias eletrônicas, é mais dinâmico, atraente, sedutor e rápido do que a dinâmica escolar. Os meios de comunicação são a extensão do homem (MCLUHAN, 1971, p. 36).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com