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Realidade Virtual

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Por:   •  28/1/2015  •  9.200 Palavras (37 Páginas)  •  428 Visualizações

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REALIDADE VIRTUAL: EVOLUÇÃO, CONCEITO E APLICAÇÃO.

URUÇUÍ - PIAUÍ

2011

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

FIGURA 1: Anúncio do Sensorama de Morton Heilig (1956) ................................... 17

FIGURA 2: Ivan Sutherland e seu projeto Sketchpad (1963) .................................. 18

FIGURA 3: Head-mounted display desenvolvido por Ivan Sutherland .................... 18

FIGURA 4: Unidade de Realidade Virtual (VIRTUSPHERE) ................................... 24

FIGURA 5: Exemplo de dispositivo usado na Realidade Virtual Imersiva – O Nitendo Power Glove usado em jogos de realidade virtual ................................................... 26

FIGURA 6: Exemplo de Realidade Virtual não-imersiva .......................................... 27

FIGURA 7: Exemplo de jogos de corrida de carros em R.V. ................................... 30

FIGURA 8: Exemplo de como fazer o avatar voar usando o Second Life ............... 31

FIGURA 9: Exemplo da Reconstrução tridimensional do Masp, em São Paulo, dentro do Second Life ......................................................................................................... 32

FIGURA 10: Cena do filme Tron............................................................................... 33

FIGURA 11: Os Cabanos atacam o Arsenal – Jogo a Cabanagem ........................ 35

FIGURA 12: Felipe Patroni fundador do jornal O Paraense, sendo perseguido por soldados – Jogo a Cabanagem ................................................................................ 35

FIGURA 13: Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 3 D – etapa de modelamento do prédio no Auto CAD 2000i .......................................... 35

FIGURA 14: Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 3 D – etapa de aplicação de materiais no 3D Studio MAX R3 ....................................... 36

FIGURA 15: Exemplo de telepresença em cirurgia ................................................. 37

FIGURA 16:Exemplo de game sendo utilizado em sessões de reabilitação............ 38

FIGURA 17: Exemplo de Manequim para simulação de endoscopia ...................... 39

FIGURA 18: Exemplo de simulação de microsuturas ............................................. 40

FIGURA 19: Tratamento de fobia de insetos usando R.V. ..................................... 40

FIGURA 20: Avatar Adilene_82 passeando pelas ruas de Londres ........................ 52

FIGURA 21: Adilene_82 em uma praça observando a paisagem local ................... 53

FIGURA 22: Adilene_82 em praça na cidade de Londres ....................................... 53

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

AIDS - Síndrome da imunodeficiência adquirida

CAD - Desenho auxiliado por computador (DAC) ou CAD (do inglês: computer-aided design) é o nome genérico de sistemas computacionais (software) utilizados pela engenharia, geologia, geografia, arquitetura e design para facilitar o projeto e desenho técnicos.

CAD 2000i – Desenho auxiliado por computador lançado em Julho de 2000. Esta foi uma versão baseada na internet, para conseguir o máximo destas ferramentas de negócios essenciais.

CAVE - Cave Automatic Virtual Environments – Caverna Digital - é uma pequena sala onde são projetados gráficos em 3 dimensões, em suas paredes, podendo ser visualizadas pelas pessoas dentro da caverna e através de um dispositivo, possam explorar e interagir com objetos, pessoas virtuais e outros para ter um ambiente virtual, desta forma mergulhando num mundo virtual.

CNPq - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país.

E/S - entrada e saída

HMD (head-mounted display) - Um display head-mounted ou capacete de exibição, tanto HMD abreviado, é um dispositivo de exibição, usado na cabeça ou como parte de um capacete, que tem um pequeno visor óptico na frente de um (HMD monocular) ou cada olho (HMD binocular ).

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

JAI/SBC´96 - XV Jornada de Atualização em Informática da Sociedade Brasileira de Computação.

PUCRS - Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul

SBIE'96 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Belo Horizonte -- MG, 1996.

SBRC’95 – 13º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores.

SEMISH’96 - XXIII Seminário Integrado de Software e Hardware do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC 96. Recife, PE.

SIGGRAPH – Conferencia anual, cujo objetivo é promover a geração e disseminação de informações sobre computação gráfica e técnicas interativas.

SVR (Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada) é a grande conferência em RV e RA no Brasil patrocinado pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

UFPA - Universidade Federal do Pará.

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

UFSCar - Universidade Federal de São Carlos.

VRML - Virtual Reality Modeling Language, que significa: Linguagem para Modelagem de Realidade Virtual) é um padrão de formato de arquivo para realidade virtual, utilizado tanto para a internet como para ambientes desktop.

WRV’97 - Workshop de Realidade Virtual – evento sobre Realidade Virtual, Coordenado pelo Prof. Claudio Kirner, com organização

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