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Realidade Virtual

Por:   •  30/3/2015  •  Resenha  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

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                Quais são as aplicabilidades da realidade virtual na fisioterapia?

          Para cada patologia é usado uma técnica de realidade virtual que esta ajudando com a reabilitação e também na prevenção de algumas patologias, por isso a realidade virtual esta se tornando uma ferramenta para os tratamentos de patologias e reabilitação é importante na redução dos desconfortos causado pela patologia. Vários são os métodos de tratamentos utilizados pelos profissionais da área de saúde para diferentes níveis, além do treinamento com realidade virtual. Um dos sistemas de realidade virtual mais utilizado na atualidade por exemplo é o Nintendo Wii, o qual possui softwares aplicados que simulam gestual motor muito similar aos movimentos dos mais variados esportes, exercícios físicos e/ou atividades da vida diária, sendo utilizados para reabilitação neuromotora, equilíbrio corporal e prevenção de quedas em idosos.

        Há uma aparente eficácia na utilização da realidade virtual em distintas formas de reabilitação, apesar da aparente eficácia, novos estudos devem ser realizados para aumentar a consistência das informações. No câncer de mama as abordagens terapêuticas pós-operatórias  são bastante complexas, gerando comorbidades que provocam deficiências comuns e limitações funcionais como restrições de movimento do ombro, a realidade virtual é uma interface computacional avançada, que permite criar protocolos de reabilitação, onde o indivíduo interage em tempo real com um ambiente tridimensional simulado por computador, com o auxilio dessa ferramenta interativa que  proporciona por meio da integração de um ambiente virtual de forma natural, Ao iniciar os protocolos programados no software, o usuário vê marcas vermelhas na tela e quando posiciona corretamente sobre elas, as mesmas tornam-se verde, indicando que o movimento está sendo realizado corretamente.

         Desde modo, a realidade virtual é uma ferramenta valiosa para o tratamento da dor secundária ao câncer de mama, combinando dinamicamente a interação entre o paciente e o jogo. Assim, o uso do software proposto demonstra que a técnica é útil para a reabilitação e importante na redução dos desconfortos causados pela doença, especialmente na atenuação do limiar de dor.

     Pode-se observar atualmente que essa nova opção de tratamento fisioterapêutico pode contribuir para a melhora do tratamento e reabilitação, trazendo novas experiências e técnicas atualizadas para cada patologia podendo ajudar  o paciente e auxiliar o fisioterapeuta para cada tratamento especifico com a ajuda tecnológica.

   

Bibliografia:  Google Acadêmico e Bireme  

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