TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reconhecimento de Gestos Humanos usando interface natural

Por:   •  2/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  7.633 Palavras (31 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS – EESC

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO

LABORATÓRIO DE VISÃO COMPUTACIONAL – LAVI/EESC/USP

Relatório final – IC-RUSP 2013/2014

Reconhecimento de gestos humanos usando interface natural

     Período de execução do projeto: 01-08-2013
a

                   31-07-2014

     

   Aluno:

Gustavo Henrique Rigamonti Nº USP: 7569925

     
Orientador:
Adilson Gonzaga

São Carlos

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.        

2. OBJETIVO.        

3. MATERIAIS E MÉTODOS.        

4. RESULTADOS: ANÁLISE E DISCUSSÃO.        

4.1 – Distância ideal de funcionamento:        

4.2 – Ângulo ideal de operação:        

4.3– Análise estatística:        

A) Quanto ao uso de tecnologia em sala de aula:        

B) Quanto ao uso do aplicativo desenvolvido neste relatório:        

5. ETAPAS DO PROJETO.        

6. CONCLUSÃO.        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.        

ANEXO A        

ANEXO B        


1. INTRODUÇÃO.

Como já se foi levantado, uma das linhas de pesquisa extremamente importante na atualidade é a busca da facilitação da interação homem computador. Os métodos tradicionais de interação entre usuários e dispositivos geralmente impõem algumas dificuldades ao acesso. Fazer com que as pessoas não precisem mudar seus hábitos ou modos de agir para acessar um computador e sim fazer com que este “entenda” ações naturais e inerentes aos seres humanos e as compreenda de maneira satisfatória e transformando-as num comando é a ideia chave nestas pesquisas. Num mundo onde a inclusão é cada vez mais considerada e necessária, faz-se importante essas adaptações visando possibilitar o uso das máquinas e dispositivos eletrônicos seja por pessoas pouco experientes, seja por pessoas com alguma dificuldade motora. O desenvolvimento de uma interface inteligente implica numa maior facilidade para se dizer ao computador ou a uma máquina o que deve ser feito.

Certamente o maior agente no desenvolvimento dessa área é a indústria de games que, insistentemente, busca inovar na experiência fornecida por seus consoles aos usuários. Desenvolvido pela Microsoft, o Kinect é um sensor de movimentos de última geração que possui tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um controle. A princípio, o Kinect foi concebido para estender as capacidades do console Xbox; posteriormente houve o desenvolvimento deste hardware para utilização em computadores, que com o adjunto de ferramentas auxiliares, possibilitou a usuários mais experientes a criação de aplicações que fazem uso do Kinect.

Abaixo temos a Figura 1 que mostra as características principais do Kinect tanto na sua versão para Windows quanto para sua versão para Xbox[1]:

1. Câmera RGB (Red, Green, Blue) que permite o reconhecimento facial da pessoa que está em frente ao console e reconhecimento corporal a certas distâncias;

2. Sensor de profundidade (Emissor IR + Sensor de Profundidade IR) que permite que o dispositivo “mapeie” o ambiente a sua volta em três dimensões;

3. Microfone embutido, que além de captar as vozes nas proximidades, consegue diferenciar os ruídos externos; portanto, barulhos ao fundo não atrapalham o seu funcionamento;

4. Possui um motor que possibilita um ajuste (limitado) de angulação do aparelho.

[pic 1]

Figura 1 – Esquema do Microsoft Kinect

Apesar do Kinect para Windows e do Kinect para Xbox serem tão parecidos em vários aspectos, existem diversas diferenças sob o ponto de vista dos programadores. Deve-se ter em mente que a ideia para o console é aperfeiçoar a experiência do jogador, ou seja, desenvolver aplicativos não é a primeira proposta tal qual no Kinect para Windows [2].

Na Tabela 1 se tem uma melhor exemplificação quais são as diferenças de funcionamento dos dois tipos de Kinect existentes:

Tabela 1 – Distância do usuário ao Kinect

Kinect

Distância mínima de operação:

Distância máxima de operação:

para Windows:

0,8m

4,0 m

para Xbox:

0,4m

4,0m

A distância máxima de operação é semelhante, mas ao contrário do funcionamento no console, o funcionamento no Windows permite uma proximidade bem maior entre o usuário e o Kinect. Isso se dá em função da criação de um novo firmware que “ativa” o “Near Mode tracking” [2], ou seja, ativa o reconhecimento de objetos a uma distância próxima ao aparelho sem que haja perdas na precisão. Além dessas diferenças funcionais, o Kinect para Windows requer aparatos adicionais: uma fonte alimentadora externa (12 volts) e um cabo adaptador para a entrada USB comum aos computadores. 

2. OBJETIVO.

Objetivou-se neste projeto de Iniciação Científica o desenvolvimento de um software que possibilitasse e facilitasse a interação entre usuário e computador por meio de reconhecimento de gestos fazendo o uso do Kinect, capturando a posição dos braços do usuário para reconhecer gestos pré-definidos e aplicá-los como comandos no computador. Com isto em foco decidiu-se desenvolver uma espécie de programa que facilitasse as apresentações feitas no Microsoft Office PowerPoint para exemplificação. O software desenvolvido possibilitará a apresentação de slides com avanço e retorno de cada página utilizando apenas movimentos pré-definidos pelo programador dos braços direito e esquerdo, livrando assim o apresentador de um slide da tarefa de ficar clicando com o mouse toda vez que quiser avançar ou retroceder seus slides. Alcançados os objetivos de desenvolvimento do projeto, ressalta-se o aprendizado e melhora do aluno na área de visão computacional, seu desenvolvimento como programador na linguagem C# e também seu amadurecimento na área acadêmica, fatos extremamente importantes, já que estes não são aprendizados recorrentes na graduação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (589.5 Kb)   docx (379.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com