TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Sociais na administração

Pesquisas Acadêmicas: Redes Sociais na administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.777 Palavras (16 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 16

Centro Universitário

Curso Administração

Redes Sociais na administração

• Introdução

Uma mudança significativa em nossa visão sobre a sociedade vem ocorrendo nos últimos anos com a descoberta das redes sociais. Com efeito, as redes sociais são surpreendentes. Elas surpreendem, em primeiro lugar, os que vivem antenados com as novidades e esperam assumir uma posição de vanguarda ou de destaque ao “aderirem” a elas. Essas pessoas, muitas vezes, ficam chocadas quando se lhes diz que a rede social não é nada mais do que a sociedade. Em geral, elas “entram na onda” das redes porque acham que descobriram um novo modo de chamar a atenção para si próprias, para suas idéias ou para seus produtos.

As Redes Sociais são compostas por pessoas ou organizações. As ferramentas de Redes Sociais (Orkut, Facebook, Twitter, Delicious, Wiki e etc.) chegaram para facilitar as conexões e as interações entre as pessoas, sendo uma de suas características a interatividade. O uso dessas Ferramentas é bem recente e começa agora a ser levado a sério, as redes sociais ajudaram as empresas a crescerem cerca de 18% em suas vendas, e está presente nas redes sociais não tem sido um diferencial e sim uma obrigação.

A internet facilitou a vida de muitas organizações e pessoas. As redes sociais exploram as opiniões, satisfações, insatisfações e formam comunidades contra ou a favor de um assunto especifico. É justamente nesse ponto que é preciso entrar. Um trabalho minucioso sobre o que é exposto em relação a sua há algum tipo de assunto na web, pois ela permite alimentar o banco de dados com informações relevantes sobre os gostos e preferências das pessoas, e com isso, acertar ainda mais em ações segmentadas. o que é melhor, a possibilidade de intermediar, em tempo real, com ações estratégicas que podem mudar a opinião de um cliente insatisfeito é verídica.

Nas redes sociais, informações relevantes devem ser abastecidas em uma base para customização da comunicação. Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. "Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações.

As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos como: (Facebook, Orkut,

MySpace, Twitter, Badoo), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.

As redes sociais tem adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogerarão de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização. Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.

• Redes Sociais

As redes sociais costumam reunir uma motivação comum, porém podem se manifestar de diferentes formas. As principais são:

Redes comunitárias: estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do local ou prover outros benefícios. Redes Sociais e Comunitárias, são um trabalho de formiguinha que dá muito certo se todos exercitarem o saber ouvir e saber oferecer serviços e receber serviços em redes de trocas de interesses, que acabam sendo convergentes. As Redes são tecidas, são uma trama orgânica, uma "Web", um tecido de pessoas, profissionais, necessidades, interesses, serviços, contatos, confiança, mutualismos e simbioses, descentralização, vários núcleos de ação, ausência de poder e de hierarquias, pois todos buscam um objetivo comum, solucionar problemas da mesma comunidade, em prol da melhoria da qualidade de vida e progresso/ desenvolvimento local. Agindo localmente e pensando globalmente. Foca nos recursos que disponíveis, não nos que faltam. Basicamente, em roda, cada um – pessoas, representantes de instituições –Fala o que oferece e o que procura em relação a um tema ou a um território. Depois, quem deseja troca ideias e informações com quem se identifica, Articula parcerias. Tem dado certo em comunidades de baixa renda e também em redes culturais

Redes profissionais: Para um empreendedor, se as redes sociais profissionais (RSP), forem utilizadas correta e efetivamente, podem facilitar o recrutamento de novos funcionários e a busca de novos clientes e sócios. O princípio das redes sociais profissionais é multiplicar os seus contatos graças aos contatos dos seus contatos, ou seja, os amigos dos seus amigos serão seus amigos.

Você pode ter acesso a muito mais pessoas do que você pensa, através dessas conexões: em princípio, cada um tem sete conexões no mundo! A principal preocupação compartilhada por muitos empreendedores e a principal armadilha dessas redes, é a perda de tempo. As redes sociais profissionais são consideradas demoradas, por que você precisa enriquecer o seu perfil, criar contatos, manter sua rede em dia. Esta prática é particularmente eficaz para as vendas, já que ela substitui os inúmeros telefonemas, necessários para conseguir uma hora marcada. As redes sociais profissionais têm motores de busca para facilitar a procura de membros próximos de suas necessidades ou interesses profissionais.

Encontrar um membro que te interessa

Consultar o seu perfil para ver quem ele é, de onde vem, o que ele procura, o que pode te acrescentar e vice-versa.

Entre em contato com a pessoa através da plataforma, para trocar informações, dicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com