TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio 2 Aglomerantes

Por:   •  29/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.976 Palavras (12 Páginas)  •  1.173 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Prof.ª Msc. Juliana Alves de Lima Senisse

Relatório 2: Aglomerantes

Roberta Cristiane Kilder

Caxias do Sul

Abril de 2015.

Introdução

Aglomerantes são substâncias que reagem com ar ou água gerando reações de hidratação. Os aglomerantes podem ser classificados em aéreos: quando reagem com CO, hidráulicos quando reagem com água ou poliméricos quando reagem através da polimerização de uma matriz.

Os tipos mais comuns de aglomerantes são Cimento Portland, gesso, cal aera e cal hidráulica.

Aglomerantes são materiais essenciais na construção civil sendo os principais constituintes do concreto e argamassas. Sendo estes materiais usados em obras de concreto aramado, concreto protendido, alvenaria estrutural, construção a seco (gesso acartonado), placas de concreto.

As funções dos aglomerantes são: dar resistência mecânica a argamassas e concretos, unir os agregados, resistência contra outros tipos de agentes agressivos e impermeabilização.

No mercado existem dezenas de aglomerantes com diferentes aplicações e propriedades. Saber suas propriedades e aplicações são fundamentais para determinar o tipo e a quantidade de material a ser utilizado em uma obra. Pelos ensaios feitos em laboratório podemos constatar as características de cada material de forma prática e evidenciar seus usos.

Finura

Finura é uma propriedade dos aglomerantes que irá determinar o calor de hidratação e tempo de reação de hidratação. O grau maior de finura diminui a exsudação, aumenta a impermeabilidade e aumenta a trabalhabilidade.

Quanto maior a finura, maior será a superfície de contato que o material terá.

Importância

Quanto mais fino for o cimento maior a velocidade de reação e maior o calor de hidratação liberado e por consequência à pega e o endurecimento do cimento são mais rápidos. Nos casos onde o cimento é fino usamos mais água e há grandes riscos de retração devido ao endurecimento rápido e alta resistência inicial.

É uma característica limitada ao seu alto custo de produção, pois é ótima para fabricação de pré-moldados e obras que requerem alta velocidade.

Deve-se tomar cuidado ao usar cimentos muito finos em obras com grandes quantidades de massa de concreto, pois o calor de hidratação será muito e alto e a retração pode danificar todo o concreto.

Método de ensaio

Materiais Utilizados:

• Peneira com abertura de malha de 0,075 mm

• 50 gramas cimento CP V

• Balança de Precisão

• Pincel

Foi colocado 50g de cimento tipo CPV, seco sem ter aventado na peneira de malha 0,075mm peneirando o mesmo com auxílio de um pincel até restar somente os grãos que não passariam pela peneira. Após separou-se os grãos que não passaram pela peneira e pesou-se. Depois se pesou a massa de cimento que ficou retida no fundo, ou seja, a massa que atravessou a peneira.

Imagem 1. Peneira de malha 0,075mm

Depois se colocou 50 g de cimento aventados na peneira de malha peneirando com o auxilio de pincel até restar somente os grãos que não passariam pela peneira. Após pesou-se a quantidade de cimento que não passou pela peneira.

Imagem 2. Cimento aventado durante ensaio de finura

Resultados

A finura dos aglomerantes é determinada pela fórmula:

F=RC/M*100

RC = massa retida x fator de correção

M = Massa total da amostra

FINURA NA PENEIRA ABNT N°200 (NBR 11579)

Peneira n° Temperatura ambiente:

Tipo de

Amostra Peso

Amostra (g) Peso retido (g) % retido Fator de

Correção Finura (%)

CP V 50 0,09 0,18% 0,95 0,17

CP V Aventado 50 21,92 43,84% 0,95 41,65

F=(0,9*0,95)/50*100=0,17%

F=(21,92*0,95)/50*100=41,65%

Análise dos resultados

Segundo a NBR 11579 a finura ideal para o cimento tipo CPV deve ser menor ou igual a . Ultrapassando estes valores o cimento pode estar aventado. No caso do cimento CP V o módulo de finuras foi de 0,17% o que está bem abaixo do limite de 6% de finura que o cimento CPV pode ter. No caso do cimento aventado o módulo de finura foi de 41,65% muito acima do limite máximo para este tipo de cimento. O cimento é impróprio para a obra, pois a reação de hidratação já aconteceu e não acontecerá novamente. Outro fator é que o cimento aventado não misturará formando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com