TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Emater

Por:   •  8/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental

Campus Caçapava do Sul

RELATÓRIO DA EMATER

Aluna: Rosangela de Camargo.

               

Caçapava do Sul, 09 de abril de 2013.

RESUMO

        Relatório sobre o dia de campo, realizada na propriedade do senhor Vilson Machado no Caldeirão, com o tema: Conservação da Biodiversidade como fator de contribuição ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

        À tarde de campo teve orientação da professora Ana e acompanhamento da geóloga Juliana Young, com o objetivo de obter maior conhecimento sobre a conservação e recuperação da biodiversidade.

INTRODUÇÃO

A segunda tarde de campo aconteceu às 13h: 30 min. do dia 3 de abril, com o objetivo de abordar o manejo de campo nativo com cerca elétrica.

        Na região da campanha, o foco do projeto esta voltado para pecuarista e pequenos produtores, estes que apenas entram com a mão de obra no projeto.

        Os produtores com este projeto podem ajudar a conservar o Bioma Pampa, já que a criação de gado ajuda na conservação do Bioma que já teve grande parte do território devastado, principalmente pela expansão de lavouras.

ROTEIRO

        Para aprimorar o conhecimento sobre a conservação e recuperação da biodiversidade, mediante a integração dos ecossistemas e a criação de oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais, com vista ao desenvolvimento regional, nós, alunos da cadeira de desenvolvimento sustentável, nos deslocamos da UNIPAMPA por volta da 13h00minh, seguindo pela BR 390 km até a localidade do Caldeirão, onde obtivemos palestra e saída de campo.

        Este projeto envolve os municípios de Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Bagé, Candiota, Santa Margarida do Sul, São Gabriel, entre outros.

        O programa conta com recursos do Fundo Global do Meio Ambiente, do Governo do Estado e do Banco Mundial que é a agencia implementadora do programa.

        Durante a palestra o Engenheiro Agrônomo Gustavo Rodrigues mostrou os resultados obtidos com o manejo em um ano de trabalho, falou também sobre o Bioma Pampa que esta localizada no sul do país juntamente com Argentina, Paraguai e Uruguai e que corresponde a 2,3% dos Biomas no Brasil. O Bioma Pampa abriga milhares de espécies, inclusive espécies endêmicas.

        Os participantes visitaram os piquetes, onde fica o pastio rotativo; o zootecnista Fabio Schlick falou sobre as vantagens do sistema para melhorar o campo e explicou sobre os quatro tipos de grama que devem ser plantados nos piquetes, explicou também como funciona a rotação do gado nos piquetes e como os problemas de estiagem afetam ou não a alimentação e reprodução do gado.

CONCLUSÃO

        Com este projeto foi possível despertar a atenção dos alunos e demais participantes com relação à importância de encontrar alternativas criativas e viáveis, que no mínimo amenizem os impactos ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com