TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Informatica

Trabalho Escolar: Relatorio Informatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  9.846 Palavras (40 Páginas)  •  5.687 Visualizações

Página 1 de 40

2. INTRODUÇÃO

O relatório descreve todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, onde fui encaminhado pela instituição de ensino, desde minha admissão recebi toda orientação e acompanhamentos necessários para uma boa conduta na empresa, além da interatividade com os colegas de estágio em relação a duvidas peculiares referentes ao trabalho, não deixando que possíveis dúvidas ou problemas externos interferissem. Onde fui bem recebido, cumprindo com todas as regras e normas exigidas para comprovação verídica de documentação da instituição na qual estudo, sendo também que apresentei os seguintes documentos exigidos para realização do estágio; declaração para estágio, termo de compromisso para realização do mesmo. Referente ao ambiente de trabalho, a interatividade e a convivência com meus colegas e funcionário durante o estágio foram excelentes, sempre buscando o bem estar de todos e da empresa. As atividades realizadas dentro do suporte têm como intuito manter a operacionalidade dos equipamentos da CMC, com isso ao detectar um problema o usuário relata o fato ocorrido e solicita o atendimento de um técnico (remoto ou presencial). Os problemas são classificados por categoria, podendo ser hardware, software, auxílio ao usuário, rede e solicitação de equipamento.

A Instituição na qual foi realizado o estágio é uma instituição pública, gerida pelo poder legislativo, na qual a mesma tem como objetivo aprovar as leis e fiscalizar o poder executivo. E a mesma instituição tem como slogan “Trabalho e Seriedade”, possuindo prédio próprio funcionando todos os dias uteis da semana, com sessões todas as terças e quinta a onde os mesmo tratam assuntos de interesse da população do município. Dessa forma irei relatar no relatório todas as atividades executadas por mim e práticas de manutenção e instalação dos micros computadores da empresa onde realizei o estágio.

3. ATIVIDADES REALIZADAS

Ao iniciar o estágio no dia 29 de Abril de 2013, fui apresentado aos Funcionários da Câmara, e também ao ambiente que iria permanecer durante todos os 100 dias necessários para a conclusão do estágio. Após todo esse processo finalmente foi iniciada as atividades.

As atividades desenvolvidas durante o período de estágio consistiram na configuração e manutenção dos ambientes computacionais. Porém, inicialmente as atividades realizadas por mim no decorrer do estágio foram encontradas dificuldades com relação à memorização e a localização dos setores, já que eu tinha que me dirigir a esses lugares quando solicitado. Outra dificuldade foi com relação aos nomes dos vários funcionários. Apenas no segunda semana de estágio, foi possível reconhecer as pessoas pelos nomes e não pelas características físicas, como eu estava fazendo.

Com relação à rede, foi meio complicado de entendê-la porque a maior parte dos cabos de rede passam por tubos ou conduites embutido nas paredes e com isso ficou meio confuso para saber quais dispositivos estavam interligados, inclusive havia confusões com relação à identificação dos servidores e seu respectivos IPs.

Na maioria das vezes o acesso aos servidores era feito por acesso remoto, utilizando o programa VNC que até então era desconhecido por mim. Algumas vezes o acesso aos servidores como também às próprias maquinas da empresa é feita pelo acesso remoto, sendo que em alguns casos o Firewall acabava bloqueando o acesso do VNC, mesmo adicionando exceções ao Firewall e em alguns casos era necessário que fosse desativado para que fosse possível acessar as maquinas.

3.1 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇAO DA IMPRESSORA

Como o estágio foi realizado em uma sala de manutenção, com os conhecimentos que adquirimos em sala de aula, ajudamos e instalamos algumas impressoras nos gabinetes dos vereadores, já que empresa depende frequentemente do uso das impressoras para seu funcionamento. Devido quase que exclusivamente todos os setores dependem da impressão de documentos tanto para serem arquivados quanto para serem passados para outros, e a seguir vou relatar alguns problemas encontrados que não permitia o funcionamento adequado destas, seguido de sua solução.

Uns dos casos de problemas encontrado com impressoras foram, na parte da inicialização da impressora por parte do sistema ocorre com falhas, isso ocasiona outros problemas devido ao fato da mesma impressora estar compartilhada na rede, e também de outros computadores que imprimem a partir deste que está servindo como servidor de impressão. Na maioria dos casos a reinicialização do sistema resolve o problema.

Certa veze aconteceu, também, de uma impressora estar adicionada no computador cliente e ocasionalmente não aparecer mais disponível. Esse problema é simplesmente resolvido adicionando a impressora novamente, mas isso acaba atrapalhando o rendimento tanto dos funcionários como o do técnico que tem que refazer o mesmo serviço. Talvez esse problema seja do próprio sistema. Acontecia de não ser possível adicionar impressora para um usuário.

Quando selecionava a impressora listada no domínio, na opção adicionar impressora (do Windows XP), aparecia uma mensagem de erro afirmando falha ao se conectar porque a impressora não estava conectada ao servidor. Essa solução foi resolvida muitas das vezes em, "Meus locais de rede" e procurar a impressora dentro do domínio, ao dar duplo clique sobre o ícone, a impressora já aparece adicionada.

Nesse caso quando fui fazer esse procedimento de adicionar a impressora (Windows XP) que estava instalada em uma estação de trabalho com sistema operacional de versão anterior (Windows 2000), era necessário o CD de instalação da impressora, pois o driver é incompatível.

Geralmente são pequenos detalhes que foram encontrados que impediam das impressoras não funcionarem, são elas: Impressora não estava imprimindo porque na janela de fila de impressão, a opção pausar impressão estava marcado. Isso foi notado porque no status da impressora estava como: em pausa.

Outro fato relacionado a mesma, foi impressora estando conectada na tomada e ligada, aparecia a mensagem de impressora off-line. A solução era desmarcar a opção “Usar impressora off-line” na janela da fila de impressão.

Outro motivo que me deparei no decorrer do estágio foi de, simplesmente a impressora não imprimir é a questão do cartucho que pode estar queimado ou não pode de ser compatível com a impressora. Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com